sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Sopa de Peixe


Bom dia!

Hoje sugiro uma das minhas sopas preferidas... Comi esta sopa em casa da minha futura sogra e logo a adoptei para a minha cozinha... acrescentei-lhe só mais uns ingredientes.
É muito rica e saborosa...diria mesmo, deliciosa!! É uma refeição muito completa e pode mesmo servir como prato principal.
Espero que gostem...


Ingredientes:

2 postas médias de peixe (usei 1 de pescada e 1 de abrótea, mas pode usar outro a seu gosto)
3 ovos
Água q.b.
2 batatas médias
3 cenouras médias
1 cebola
3 dentes de alho
2 alho francês (sem a rama)
2 tomates maduros (opcional)
6 "palitos" de delícias do mar
1 copo de arroz
Sal q.b.
1 molho pequeno de coentros
Azeite q.b.
Vinagre q.b. (opcional)
Preparação:

Coloque a cozer, numa panela, as postas de peixe, os ovos e uma das cenouras cortada longitudinalmente em 4, sem colocar sal.
Numa outra panela, coloque as batatas, o alho francês, as cenouras, a cebola, os alhos, o tomate, um fio de azeite e sal q.b. Deixe cozer uns 20/30 minutos e depois passe com a varinha mágica.
Entretanto, retire o peixe depois de cozido, os ovos e a cenoura. Na mesma água, coloque a cozer o copo de arroz (certifique-se que o peixe foi bem escamado e se necessário coe a água). 
Retire as peles e espinhas do peixe e também as cascas dos ovos, corte a cenoura em cubinhos e reserve. Ao fim de 8 minutos apague o lume ao arroz. Passe por água fria só para tirar a goma.
Volte a colocar a sopa ao lume, juntando-lhe agora a cenoura cortada e o arroz já cozido. Vá mexendo e retifique o sal.
Junte as delícias do mar cortadas aos pedacinhos ou desfiadas, como preferir, o peixe desfiado, o ovo cortado às rodelas e coentros picados grosseiramente.
Sirva de imediato.



Dica: Já no prato deite umas gotas de vinagre, dá-lhe um gostinho maravilhoso!

Bom apetite!!




Esta flor é do meu jardim...é para todos vocês...51 amigos que me acompanham! Obrigada :)
Tenham um óptimo fim de semana!! Aproveitem bem e sejam felizes!

20 comentários:

De cozinha em cozinha disse...

Sofia,
Que rica sopa. Gosto tanto de sopa de peixe.
A flor é linda, obrigada.
Beijinhos

Raquel Alabaça disse...

A Sopa de Peixe é das minhas preferidas, como a tua receita é diferente da minha, vou levá-la para um dia destes fazer ok?

Beijinho

Andréa Santana disse...

OLÁ SOFIA!
OBRIGADA PELA FLOR É LINDA!
PARABÉNS PELOS SEGUIDORES VIRÃO MUITO MAIS!
ESTA SOPA ESTÁ TUDO DE BOM,POR AQUI ESTÁ FAZENDO U FRIOZINHO UMA SOPA SABOROSA ASSIM CAI MUITO BEM!
ÓTIMA RECEITA!
BEIJOS,
ANDRÉA..

Romy Almeida disse...

Que sopinha deliciosa... tb sou grande apreciadora desse tipo de sopinha :-)

Bjokas

Dulce Caldeira disse...

Olá Sofia, deixa-me dizer-te que adoro uma sopa de peixe bem feita, assim como a tua, que me parece uma delicia, gostei muito da receita, irei experimentá-la com toda a certeza!
Obrigada pela flor minha flor;) é linda!
Um beijinho e um bom fim de semana também para ti.

paty disse...

Sofia, adoro essas sopinhas são sempre tão reconfortantes, costume fazer muitas vezes mas mais no inverno, de verão nunca me apetece comer sopas, mas se oferecesses eu até que comia de bom agrado porque tem um aspecto delicioso ,ehehehehe.
A flor é linda, obrigada!
Beijinho grande e bom fim de semana!

Meu Canto Na Cozinha disse...

Que delicia essa sopinha!!
Ja fiquei de olho tbm na massa de atum! Adorei seu blog e estou seguindo.
Bjs
Paty

O que é que se come aqui? disse...

Olá!

Gosto muito de sopa de peixe, mas no verão não me sabe nada bem sopas....é do calor!

A flor é lindissima!

Bjocas

Sofia.Lopez disse...

Carlinha,obrigada eu! :) esta é boa para a marmita:)

Rachel,claro que sim, leva e experimenta, depois diz-me o que achaste ok? :))

Andréa, obrigada querida, esta sopinha vai bem com o frio, mas também com noites frescas que é o que tem havido por aqui... :)

Romy, obrigada, é uma das minhas preferidas :)

Duxa, obrigada querida pelas tuas lindas palavras e pelo carinho! Gostava que experimentasses, acho que vais gostar, depois diz o que achaste :))

Paty :), amiga é uma sopa muito reconfortante e o sabor dos coentros é delicioso! Convido-te com muito gosto a comeres um pratinho comigo :))

Paty -Meu Canto Na Cozinha-
Obrigada pela visita e sê bem-vinda :)

Esta flor chama-se Amarílis, uma oferta que dei à minha mãe que tem o mesmo nome! :) É linda como ela! E é com muito gosto que também vos ofereço uma das várias flores que ela dá uma vez por ano...
Mais uma vez obrigada pela amizade,companhia e força que me têm dado!
Beijinhos grandes para todas :)
Bom fim de semana!!

Sofia.Lopez disse...

O que é que se come aqui? ,
Eu estou tão habituada à sopinha à noite que nem no Verão escapa...ainda por cima tem estado fresquito aqui para cima...aí para baixo tá mais calor :))Beijinho e obrigada!

Meu Canto Na Cozinha disse...

Oi Sofia,
A massa do Rolinho primavera eh bem fininha mesmo, mas nao sei te dizer se da pra substituir pela filo. Mas eh uma otima ideia!
Beijos
Paty

O que é que se come aqui? disse...

Olá Sofia :)
O meu nome é Patrícia e apesar de morar no distrito de Faro, não sou de cá, mas sim de Sintra. Estou cá provisoriamente, quer dizer, já cá estou há 5 anos! Como o tempo passa depressa.....enfim, mas está para breve o regresso à terra!

Bjocas e bom fim de semana.

ameixa seca disse...

Comi uma vez sopa de peixe e, para meu desconsolo, estava morna. Não a consegui apreciar devidamente mas mil vezes sopa de peixe do que sopa com carne :)

Mãe Sandra disse...

Que maravilha de sopinha! Adoro este tipo de sopas, e como tu bem dizes serve prefeitamente como refeição de tão completa que é.
Vou levar esta receitinha comigo para experimentar :-)
Obrigada pela flor, é linda!!
Beijinhos e bom fim-de-semana

Gina acasadagigis disse...

Sofia,

Adorei a sugestão da sopa, cá em casa também não dispensamos um prato de sopa.
A tua flor é lindaaaaaa!, bjs e bom fim de semana!

Natércia Ramalho disse...

Amiga, que maravilha de sopinha...um beijinho.

Sofia.Lopez disse...

Ameixinha :),
Eu também aprecio mais a de peixe, esta é a minha preferida! :) Beijinho

Mãe Sandra,
Obrigada!:) Ficou muito feliz que experimentes,depois diz-me o que achas-te :) Beijinho

Gina,
Obrigada :) Sopinha é quase todos os dias, sabe e faz muito bem!
Beijinho

Sofia.Lopez disse...

Olá Natércia,
Obrigada querida!
Beijinho :)

conceicao disse...

Quando fizer sopa de peixe, vou experimentar essa dica do vinagre.
Adorei.
Bjs

Xana Bértolo disse...

adoro sopa de peixe, e esta tua está mesmo uma tentação :)
beijinhos querida