quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Broas de Batata




Olá, bom dia! :)

Esta receitinha de broas já era conhecida aqui pela minha pessoa...e já a tinha tentado fazer...foi assim uma experiência um tanto ou quanto hilariante, comeu-se mas não vale a pena repetir, da mesma maneira, é claro...

Andava eu a visitar as cozinhas das amigas, e deparo-me novamente com elas no blog da ...pensei assim...bom, não era má ideia experimentar novamente...ainda para mais agora posso amassar na MFP...o resultado não será assim tão mau...lol... e se for, pior que o anterior não será, com certeza...temos que aprender com os erros e fazer por não repeti-los...

Foi o que eu fiz...segui a receita à risca, sem tirar nem pôr...ups, só acrescentei uma coisita, mas por gosto pessoal... 

Posso dizer-vos que eram muitas, mas em poucas horas se foram...acho que foi desta que acertei!

São mesmo uma delícia...

Fiz a mesma quantidade, mas fi-las um pouquinho mais pequenas...renderam 23 broínhas tão boas...por aqui chamam-lhe merendeiras...

Ingredientes:

2 ovos
500 gr de puré de batata
300 gr de açúcar
400 gr de farinha
2 colheres de café de fermento em pó
100 gr de passas de uva
100 gr de miolo de noz
50 gr de sementes de sésamo (acrescento meu)
1 colher de café de erva doce
1 colher de café de canela em pó (coloquei 2 colheres)

Preparação:

Coloque na cuba da MFP os ovos, o puré (ainda morno), o açúcar, a farinha e o fermento. Seleccione o programa de amassar.
Durante a segunda amassadura, coloque as passas, as nozes, as sementes de sésamo, a canela e a erva-doce.
Pode ter que ajudar para que a massa para não se agarre, com uma colher de pau ou de plástico, visto que ela fica bastante pegajosa.
Quando terminar o programa, retire-a para uma bancada, ou mesa, polvilhada com bastante farinha.
Numa tigela pequena coloque uma boa quantidade de farinha. Retire um pouco da massa (no tamanho pretendido) e abane a tigela, com firmeza, para cima e para baixo, para que a massa vá rodando e se envolvendo na farinha....tipo com a raquete de ping pong a ver quantas vezes acertamos na bola sem deixar cair, mas aqui é com uma tigela e massa lá dentro...
 (Pode optar por moldá-las à mão) Pessoalmente, achei esta técnica bastante prática e simples. A tigela pode ser de plástico.


Coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno, pré-aquecido, durante uns 20m entre 180 a 200º. Ao fim deste tempo verifique-as e fazendo o teste do palito.



São mesmo fáceis de preparar e tão fáceis de comer...mesmo crocantes. Recomendo!



O sabor das sementes de sésamo não é intenso, mas de vez em quando lá se apanha uma sementinhas que ficam tostadas...que maravilha...!




28 comentários:

Pauluxa disse...

Olá,
Realmente estas tas broas ficara com um aspecto formidável, ainda bem que acertas-te na receita. É mesmo como dizes com os erros é que aprendemos, o mau é quando não aprendemos com os erros.
Beijinhos grandes e tem um óptimo dia.

paty disse...

Bom dia amiga!Que broas com tão bom aspecto, acredito que tenham ficado mesmo uma delícia :))Obrigada pela partilha querida, um beijinho grande!

Natércia Ramalho disse...

Sofia só sei que já fiquei doente para ir para a cozinha que belas broas...um beijinho.

Beth Martins disse...

Muito bonitas esta broas amiga, não conheicia, mas gostei imenso das tuas ficrão muito apetitosas.

Beijinhos

amiguinhosdafontesanta disse...

Adoro estas broinhas aqui também se chama merendeiras heheeheee....bjokitass

Susana disse...

Olá Sofia, ainda bem que foi dessa que conseguiste! O importante é nunca desistir :)
As tuas broínhas ficaram muito bonitas e a avaliar pelos ingredientes que lhes colocás-te devem ser realmente muito saborosas. E ao que parece é bem divertido fazê-las,lol :)

Beijinhos.

Andréa Santana disse...

OLÁ SOFIA!
RECEITA SIMPLESMENTE MARAVILHOSA,AS FOTOS ESTÃO LINDAS E TENTADORAS, UAU!
BEIJÃO......

saboracasa disse...

uma delícia e estão muito bonitas.

beijocas, fica bem
Paula
http://www.fuzzy-fuzzyandme.blogspot.com/

Sara Ramos disse...

Ai que boas, gosto mesmo delas assim com esse aspecto rústico. hehe. Beijocas* :D

Felismina disse...

Nunca fiz, mas as tuas ficaram muito apetitosas!

Bjs.

Mónica Silva disse...

Oh amiga manda para cá uma pelo menos, não sejas gulosa :)

Beijinho

Anónimo disse...

Têm mesmo bom aspecto.
Tenho que fazer.
Beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Que maravilha estão essas tuas broas, ficaram mesmo lindas!

Dulce Caldeira disse...

Olá Sofia, estou encantada com as tuas broas, parecem até cozidas em forno de lenha,que lindas!
A batata é normal ou batada doce? Desculpa fiquei com esta dúvida.
Beijinhos.

Unknown disse...

Adorei as tuas broas. Ficaram com aquele aspecto rústico que nos transposta para outros tempos e que nos recorda que os produtos artesanais são tão mais deliciosos...
lINDAS!!!

BEIJINHOS

Inês Ginja disse...

Sofia, ficaram tão lindas as tuas broinhas! Também as vi lá na Jú e serem feitas na MFP é excelente, retira-nos imenso trabalho :) A minha avó também faz umas destas bem parecidas, pela altura do natal. Depois mostro! Gostei do teu acrescento, deve dar um crocante especial.
Um beijinho minha linda.

Ana Rita Marreiros disse...

O que interessa é não desistir..E pelas fotos ficaram bem lindas!!!

Bjoka
Rita

Dulce Caldeira disse...

Sofia venho agradecer a tua resposta, eu passaria por cá a vir buscá-la, obrigada, és sempre muito gentil.
Quando vi a receita e as imagens das broas, pensei logo em batata doce :))) hummmm já as estou a imaginar...quando as fizer digo alguma coisa;)
Beijocas linda:)

Gisela disse...

Sofia, que broas originais, mas que ficaram com um excelente aspecto.
Um beijinho

Entre tachos e a bimby disse...

Hummmm Sofia essas broinhas deixaram-me com agua na boca... Adora broas de batata... aqui na minha regiao fazem mas nao tem frutos cristalizados nem secos, sao so de batata e eu adoro!!

Beijocas

Gina acasadagigis disse...

Ficaram lindas as tuas broas e devem ter ficado bem saborosas, bjs

São Ribeiro disse...

GOSTEI E MUITO, VAI PARA A MINHA LISTA.
BJS

Formiguinha disse...

Olá Sofia;

também fiquei caídinha com as broas da Jú e agora depois de ver as tuas fiquei ainda mais. Ficaram lindas e certamente deliciosas pois os ingredientes assim exigem:)

Bom fim-de-semana!
Beijinhos da Formiguinha

Raquel Alabaça disse...

Têm ar de ser gulosas!
Bjs

Sofia.Lopez disse...

Muito obrigada a todas pelos vossos comentários! Fiquei muito feliz em saber que gostaram...recomendo estas maravilhosas broas...já estou a pensar na próxima fornada! :))

Beijinhos grandes para vocês

Susana Gomes disse...

Sofia, vim retribuir o simpático comentário que deixaste no No Soup e fiquei deliciada com estas broas.
Adoro este tipo de bolos. Sabem a coisas da infância!
Bjs :)

paula disse...

ficaram muito bonitas e muito apeteciveis, comia agora uma.

Anónimo disse...

Parece-me óptima e fácil esta receita.
vou levar para experimentar:)
beijinho