terça-feira, 29 de novembro de 2011

Castanhas Assadas no tacho


Bom dia!

O frio chegou e não há dúvida que onde se está melhor é no aconchego da nossa casa, junto da lareira... na mesa, comidinha reconfortante...

...gosto muito desta época do ano e são estes os meus dias preferidos, céu azul, sol a brilhar e até o frio que nos faz "fumegar" enquanto respiramos e falamos...casacos quentes, luvas e cachecóis são os melhores amigos... até o gorro de lã.
Sou muito friorenta e gosto de me sentir bem agasalhada e confortável, mas apesar de tudo tenho sempre o nariz frio...!

Hoje sugiro o fruto do Outono que mais gosto...as castanhas.
São muito versáteis e sempre saborosas e esta é a forma como gosto mais de as comer, assadas.
Há já alguns anos ensinaram-me esta forma de as preparar e desde então que é a minha preferida, feitas no tacho, e venho partilhar com vocês para que possam experimentar e gostar tanto como eu!!

Muito simples, mais económica, pois não temos de ligar o forno, ideal para quem não tem como assar na brasa. Ficam bem feitas e com a maravilhosa vantagem de não sujar tanto as mãos, apesar de parecerem farruscas, a sujidade é mínima.

Ingredientes:

Castanhas
Sal grosso q.b.

Preparação:

Dê um golpe nas "costas" das castanhas e coloque-as num tacho largo.
Salpique-as com água. para que elas "agarrem" melhor o sal.
Tempere-as com uma boa dose de sal grosso.
Deixe assar em lume médio durante uns 20 minutos (aproximadamente).
Vá agitando o tacho, fechado com a tampa ou mexendo com uma colher de pau, para que elas assem uniformemente.





Descascam-se sem qualquer dificuldade, ficam muito saborosas, rijinhas e tostadas.


Impossível comer só uma...


Bom apetite!!
e
Boa 3ªfeira! 

27 comentários:

Unknown disse...

Aqui está algo que não resisto...era capaz de comer castanhas com qualquer coisa em qualquer altura do ano...
As tuas ficaram com um aspeto de comer e chorar por mais.

Beijinhos

Beth Martins disse...

Adoro castanhas assada quando vejo na rua os romanos a vender compro logo, a tentação e grande dificil resistir!

Ficaram lindas comigo desapareciam rapidinho!

Bjs

Sara Ramos disse...

Gostei muito desta maneira de assar castanhas... :)
Sim senhora!
Vou pôr em prática de certeza. Obrigado por partilhares.

Também sou como tu, gosto de andar bem munida contra o frio, desde gorros, luvas e casacos, mas o nariz está sempre frio. ohhh
Beijinho

Entre tachos e a bimby disse...

Pois... castanhas... lá em casa o marido assa-as num pucaro furado na brasa... eu nao gosto mas ele assa para ele e para os filhotes... as tuas estao com um aspecto excelente... Adorei!!!

Beijocas

conceicao disse...

Nunca fiz no tacho. Pode ser um tacho qualquer? ou tem de ser barro?
Bjs

a disse...

Gosto muito de castanhas assadas, ainda ontem comi e hoje já comia outra vez ;)
Beijinhos

Sofia.Lopez disse...

Obrigada a todas pelos comentários!!

Conceição podem ser feitas num tacho qualquer, mas o ideal é fazeres num assim mais velhote, pois o sal agarra-se ao fundo.
Depois das castanhas prontas, ponho imediatamente água quente e um pouco de detergente da louça e deixo "de molho"...depois quando lavo sai bem! :)

Beijinhos para todas :)

Mónica Silva disse...

Ai castanhas que perdição, no tacho nunca experimentei :)

Beijinho

Andréa Santana disse...

QUERIDA SOFIA,
AQUI TAMBÉM ESTÁ FAZENDO MUITO FRIO E CHOVENDO MUITO. AMO DIAS DE SOL MAS ELE NÃO APARECE HÁ QUATRO DIAS.
DIFICILMENTE ALGUÉM RESISTE A ESTAS DELICIOSAS CASTANHAS, AMOOOOO!!!

BEIJ♥S!

Anónimo disse...

têm boa cara.
nunca experimentei assim.
beijinhos

Viciante disse...

Olá!

Que lindas ficaram! Vou experimentar! Tenho lá muitas castanhas que nos deram, mas eu não sou grande apreciadora.

Já me lembrei de pesquisar para ver se há algum doce ou alguma compota com castanhas, para não se estragarem. Se souberes de alguma coisa diz!

Ah, e parabéns pelos chocolatinhos! Mais uma vez não fui a tempo! :)

Bjs

Fuzzy and me disse...

nham , nham
adorei, nunca fiz no tacho, pelo aspeto ficarm ótimas
tudo de bom
beijocas
Paula
saboracasa.blogspot

Formiguinha disse...

Olá Sofia;

não é justo apresentares estas excelentes castanhas e não ofereceres um canudinho:)

Adoro castanhas e como as tuas nunca experimentei mas ficou combinado para a próxima.

Boa semana!
Beijinhos da Formiguinha

Susana Antunes disse...

O frio é sem dúvida sinal de excesso de peso... hehehhe....
Mas mais vale andar quentinha e gorda que elegante e a morrer de frio...
Gostei bastante desta sugestão...
Por cá adoramos castanhas sejam elas assadas ou cozidas...
Vou experimentar de certeza...
Obrigado por partilhares...
Beijinhos e boa semana...

MissB disse...

Olha as belas castanhas! Quentes e booooas :D impossível resistir!

Isabel Salvador disse...

A minha mãe também faz assim, lindas as tuas...mas as castanhas este ano não prestam, aiiiiiiiiii....bjokitas de saudades

Mary Bergfeld disse...

I haven't had roasted chestnuts in years. Your post has reminded me of how very delicious they are. I hope you have a great day. Blessings...Mary

Dulce Caldeira disse...

Olá Sofia, adoro castanhas assadas, nunca fiz no tacho, quando as faço é no forno.
Que lindas as tuas castanhas!
Beijocas linda.

Inês Ginja disse...

Impossível resistir, não é Sofia? Já experimentei esta tua técnica e gostei. Mas geralmente aproveitamos o calor do fogão a lenha para as assar, é como gosto mais :)
A foto está bem jeitosa.
Ainda não usei o cachecol nem o gorro nem as luvas, mas cheira-me que está para breve!
Um beijinho.

A Paixão da Isa disse...

ficaram mesmo muito boas eu adoro castenha e assim parece ser mesmo muito bom gostei beijinhos

São Ribeiro disse...

COSTUMO FAZER NUMA FRIGIDEIRA FICAM UMA MARAVILHA. ESSAS JÁ SE COMIAM.
BJS

Gina acasadagigis disse...

Ainda ao jantar comi castanhas assadas mas na brasa , eheheh, bjs

Sofia.Lopez disse...

Muito obrigada a todas pela vossa visita e comentários tão simpáticos!
Quando experimentarem digam-me o que acharam, ficarei muito feliz em saber :)

Beijinhos para todas!

M. disse...

Sofia, agora é que me tramaste!!! Vou assá-las assim hoje mesmo!!!
Beijinhos,
Madalena

Xana Bértolo disse...

Eu adoro castanhas, e que rica maneira de as cozinhar..
beijinhos

Gisela disse...

Castanhas assadas é uma coisa a que não resisto, mas fico tão mal disposta depois de comer, isto porque não consigo parar.
Um beijinho

Astralys disse...

eu vi aqui tantos comentarios, então eu decidi, comentar tambem. Eu como as castanhas, cruas e com casca. Adoro, adoro, adoro. Aqui em casa todos comemos as castanhas, cruas e com casca. Sim, ao fim de algum tempo. corremos todos para a casa de banho, com diarreia. Mas somos felizes assim. Adoro, adoro, adoro.