segunda-feira, 18 de julho de 2011

Lulas no forno com Alho e Coentros




Olá!

Comprei lulas e queria fazê-las no forno. Procurei na net uma receita... não encontrei nenhuma que me "enchesse o olho"... e nesse entretanto foram surgindo umas ideias... no final decidi fazer assim. São muito simples de preparar, ideal para aqueles dias com tempo a menos. Ficaram muito boas! ...dito por quem provou eheheh...

Receita para 2:

1 kg de lulas
7 dentes de alho
1 molhinho de coentros
7 batatas médias
Azeite q.b.
1/2 copo de vinho branco
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Lave e limpe muito bem as lulas. Dê-lhes um corte ao meio, de ponta a ponta, de forma a abri-las completamente.
Lamine os alhos e espalhe-os num tabuleiro de ir ao forno. Pique os coentros grosseiramente, coloque por cima dos alhos e cubra generosamente o fundo do tabuleiro com azeite. Adicione as lulas abertas e umas pedrinhas de sal, pimenta preta moída e o vinho branco. Deixe marinar uns 15 minutos.

Corte as batatas em cubinhos e leve-as a cozer em água e pouco sal. Deixe ferver uns 4 minutos apenas para uma pré-cozedura. Coloque-as depois à volta das lulas e leve o tabuleiro ao forno, a 180ºC, durante uns 40 minutos, aproximadamente, até alourar.
Acompanhe com uma salada de alface e cebola, bem temperadinha e polvilhada também com coentros picados... e para os mais gulosos, uma bela fatiazinha de pão para molhar...!


Sem comentários: