terça-feira, 16 de outubro de 2012

Bolo de Ameixa



Um bolo apaixonante...
Um bolo que trouxe consigo uma enorme vontade que o próximo Verão chegasse bem depressa, pois estas foram as últimas ameixas lá em casa...bem negras e maduras, todas elas esperavam um final feliz, o tal que eu já lhes tinha sussurrado...sempre expectantes e confiantes, aguardaram que o momento chegasse. E ele chegou...foi sob um bolo de iogurte bem fofo e esponjoso que elas ficaram...um bolo incrivelmente suave, delicado e tão, mas tão aromático que ainda o sinto bem presente quando olho para estas fotografias...lembram dias quentes, solarengos e tardes ainda longas...

Memórias...a melhor forma de termos perto aquilo que queremos e guardamos dentro de nós com tanto amor e carinho. Algo que nunca ninguém nos vai tirar...algo que podemos guardar às centenas, pois há espaço para todas elas! Aquelas que nos fazem sentir quem somos, e que somos alguém para alguém.

Ingredientes:

6 ovos
1 e 1/2 chávena  de açúcar
1 e 3/4 chávena de farinha fina sem fermento
3 colheres de sopa de farinha Maisena
1 colher de sopa de fermento
100 gr manteiga derretida
1 iogurte grego natural
6 ameixas grandes (usei pretas)
Amêndoas laminadas q.b.

Chávena: 240 ml

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Forre uma forma redonda, sem buraco, com papel vegetal e unte-a com óleo ou manteiga.
Reserve.

Bata os ovos com o açúcar durante 10 minutos, com a batedeira em velocidade média, até triplicar o volume.

Junte o iogurte grego, delicadamente, e envolva.
Depois de arrefecida, adicione a manteiga derretida e envolva bem.

Peneire as farinhas e vá adicionando, aos poucos, mexendo sempre delicadamente, em cada adição.
Junte o fermento.

Corte as ameixas ao meio, retire o caroço e corte em pedaços grandes. Distribua os pedaços de ameixa pelo fundo da forma.
Por cima coloque a massa, até tapar as ameixas.
Por fim, polvilhe com amêndoa laminada, a seu gosto.

Leve ao forno durante 35-40 minutos, aproximadamente.
Verifique fazendo o teste do palito.




Aqui está uma fatia para vocês :)




Bom apetite!

Boa semana :)




51 comentários:

Entre tachos e a bimby disse...

Ola Sofia, confesso que nao sou grande apreciadora de ameixas, mas este ano vi tantos bolinhos com ameixas que fiquei quase rendida... Hoje entao ao ver o teu tao fofinho e maravilhoso, tou rendida por completo, adorei!!!

Mega beijocas do tamanho do infinito e mais alem

Margarida

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Sofia,
Lindo bolo, linda reflexão. " Memórias...a melhor forma de termos perto aquilo que queremos e guardamos dentro de nós com tanto amor e carinho. Algo que nunca ninguém nos vai tirar...algo que podemos guardar às centenas, pois há espaço para todas elas! Aquelas que nos fazem sentir quem somos, e que somos alguém para alguém"
Não sei se gostei mais de bolo ou d reflexão".
Parabéns!
Bj,
Lylia

Felismina disse...

Hummmmm, que bolinho tão apetitoso!

Bjs.

São Ribeiro disse...

SÓ de ler fiquei logo com agua na boca.
Depois olho e vejo um bolo lindo, e não resisto em levo a receita pois sei que vou adorar.
bjs

RATOLINHA disse...

Olá minha amiga...
Belo bolinho esse, uma combinação... nem sei descrever... Tu descreves-te na perfeição.
Assim como as palavras que disseste no teu último trecho de texto "Memórias...", grande, mas grande verdade!
beijoca doce

Rosinha Benvenga disse...

olá Sofia,que delicia de bolo aceito uma fatia sim bjs Rosinha

Sara Ramos disse...

Olá!!!!!! :D
Que lindo bolinho.
Esta vai já para os favoritos.
Ficou excelente a consistência...
Beijocas :D

Paladares da Isa disse...

Adorei este bolo!!!!

Bjocas

Guloso e Saudável disse...

Oi Sofia,
Aceito com prazer a fatia, obrigada.
Adorei o texto de reflexão.
Então o lindo bolo de fruta e com cobertura de amêndoas, que delícia.
Beijo,
Vânia

luci disse...

Que bolo lindo adorei
beijos

Joana disse...

É mesmo apaixonante o bolo :)
Adoro ameixas, nunca experimentei usá-las num bolo, mas depois de ver esta maravilha fiquei cheia de pena de não as ter por perto!
E essa cobertura deliciosa? :)
Como sempre os teus posts são lindos! Adorei o texto sobre as memóeias, há mesmo espaço para todas :)
Um grande beijinho minha querida

Sabor&Arte disse...

Que aspecto maravilhoso, uma delícia!!!
Bjs.

Lu Westphal disse...

Uma suuuuuuuper delicia.
Alem disso ficou lindo, adorei.
Beijos.
boracozinhar-lu.blogspot.com

Anónimo disse...

Bom dia :)
Que bom ver-te por estes lados.
Adorei este teu post. Gostei de te ler. Gostei do aspecto deste bolo, das fotos. Gostei. Noto alguma serenidade nas tuas palavras. Espero que esteja tudo a correr bem. Bejinhos grandes

Luisa Alexandra disse...

Que lindo ficou o bolo, tão apetitoso!

paty disse...

Que delícia minha querida Amiga , fiquei a babar :) Que perdição!!
Espero que estejas bem e quando quiseres dá noticia...
Beijinho grande!

De cozinha em cozinha disse...

Olá Sofia,
Que serímos de nós sem essas memórias de aromas e sabores, dias de céu azul ... e concretizá-las nesse bolo fantástico. Acho que vou arriscar usar uns abrunhos que congelei num bolo assim.
Lindo, lindo.
Beijinhos

Cidália disse...

Eu cá adoro bolos com frutas.
Esse ficou magnífico.
Beijinhos

Tanocas disse...

ficou lindo :)
beijinho

Diana disse...

Olá, Sofia!!

Que bolo é esse???Demais!!Merece uma vitrine!!Lindo e delicioso!!Já peguei minha fatia e tento saboreá-la com o pensamento rsrsr!!Menina, você está de parabéns!!Bjs, Dy.

Visite-me e veja fotos do evento gastronômico do qual participei!Vc irá gostar!

Beth Martins disse...

Sofia, lindo este bolinho so essa fatia me deixou colada ao pc!

bjs

Inês Ginja disse...

Olá Sofia,
o frio que chegou traz com ele novas vontades, de aconchego e bolos e pão, chás e chocolate quente :))
Mas o sabores de verão são dos meus favoritos. E dos que mais deixam saudades. Sabores de paixão, que nos conquistam a cada fatia.
Adoro ameixas em bolos, este ano foi pena, tivemos poucas... Mas o teu bolinho tem bom aspecto, comia já uma fatia, com sabor a fruta de verão.
Um beijinho.
E espero que estejas bem. As doces memórias são o melhor que nós temos.

Xana Bértolo disse...

Eu adoro ameixas!!! Esse bolo convenceu-me só de olhar :)
um beijinho querida

Xana Bértolo disse...

Eu adoro ameixas!!! Esse bolo convenceu-me só de olhar :)
um beijinho querida

Sofia.Lopez disse...

Muito obrigada a todas pelos vossos simpáticos comentários! Gosto muito de vos receber aqui e fico sempre muito feliz em ler as vossas opiniões :)
Beijinhos para todas!

Tânia disse...

Outro dia estava com algumas ameixas e pensei muito num bolo, mas nenhuma receita me convenceu. Diante desta, vou atrás de novo das frutas (que por aqui começam a dar as caras).
E que cobertura caprichada, Sofia!
Adorei.
Ah, a reflexão também!
Beijinhos

Salsa Verde disse...

Olá Sofia,
Este bolo, além de ter um efeito visual fabuloso, ainda é mesmo o tipo de bolo que adoro em termos de sabores!! Ficou um encanto!
Beijinhos grandes,
Lia.

Anabela Salema disse...

Olá querida Sofia !
Adorei este bolo, ficou com um aspecto e textura tão fofinha !!!
Adorei mesmo !!!
Beijinhos.

M. disse...

Ai que bela fatia!!! É mesmo para mim? ;) Que bolo mágico!
Beijinhos e boa sexta!
Madalena

piteis da dinha disse...

Amiga, já peguei a minha fatia ok?
Hum !!!

Delicioso o seu bolinho , as fotos ficaram maravilhosas.

Bjssssssss querida

Andréa Santana disse...

Minha doce e queria amiga,
desculpe-me a demora de passar aqui no seu cantinho, os meus dias estão curtos e corridos, quase não tenho tempo p/ nada, agora mesmo já vou me preparar p/ a minha caminhada, essa eu não posso deixar de fazer, amo suar e sentir o vento bater sobre o meu rosto, rsrs, queimar as calorias, rsrs.
O seu bolo ficou apaixonante mesmo, ficou perfeito!

Tenha uma noite abençoada!
Beijinhos d ♥
Andréa

Alice disse...

Olá minha linda!!:D
Bem amiga, eu nem sei o que diga, esse bolo ficou MARAVILHOSO!! Sem querer ser repetitiva, digo-te que já babei 3 litros só de olhar para essa tentação, está com um ar tão bão, tão guloseeeee!!!:)))
Essa base tingida pelas últimas ameixas madurinhas e negras ficou tão linda, adoro o contraste com a massa assim húmida e a cobertura de amêndoas, ADORO!!
São as memórias que nos esculpem e nos definem ao longo da vida, devemos guardar cada uma delas como se de um tesouro se tratasse e tirar delas sempre o melhor:)
Um enorme beijinho para ti e um abração apertad...e:D

A cozinha da Bé disse...

Adoro ameixas, e esse bolo tem um aspecto fantástico! Beijinho

Sonia disse...

Sofia querida, só hoje vi esta sua deliciosa receita. Estou a tantos dias sem postar e visitar os amigos, por pura falta de tempo.
O bolo ficou maravilhoso, deve ser delicioso e, se traz boas lembranças é muito melhor.
A memória é mais um dos maravilhosos presentes que nosso Criador nos deu, e quanto mais tempo vivemos mais espaço ela ocupa. Assim os cheiros, sabores e sons nos fazem lembrar pessoas, momentos alegres,.. isto é muito bom.
Sua postagem me fez viajar no tempo.
Estou levando a receita para fazer em breve, sou fã de ameixas.
Um beijo e um ótimo final de semana.

Josy disse...

Sofia minha doce amiga, demorei mas cheguei, andei tendo uns contratempos mas graças a Deus tudo se resolveu. Que lindo seu bolo, o interior dele ficou tão apetitoso e bonito. Gosto muito de ameixas frescas em bolos dão um sabor delicioso e um pouco azedinho juntamente com o doce do bolo. Ai se eu pudesse dava logo uma trincada como dizem aí hehe. Beijinhos amiga, um lindo final de semana

A Paixão da Isa disse...

adoro bolos com fruta e este teu esta humm adorei o interior que esta wuau bjs bfs

Blog do Chocolate disse...

Sofia,

Este bolo ficou com umas cores magnificas... muito apetecível de facto.

Eu que até nem sou por aí além apreciadora de ameixas ao natural, penso que iria adorá-las num bolo assim !

Ficou perfeito !

Muito obrigada pela sua visita ao Blog do Chocolate, adorei "vê-la" por lá !

Um beijinho grande

argas disse...

Que bolinho maravilhoso!

Neide MC disse...

Ola Sofia, que delícia de bolo, e várias outras receitas de vi por aqui.
Seguindo seu blog, quando puder me visita, ficarei feliz!!

Bjs

Neide
http://kalanguinho-rosa.blogspot.com.br

Josy disse...

Saudades de vc doce Sofia, de voce e de suas delicias, espero que estejas bem minha querida. Bjos uma linda semana pra ti

Isabel Salvador disse...

que aspeto fantástico mesmo muito bom amiga, bjokitas

Bernat disse...

Olá Sofia,

Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar Tudoreceita.pt, um novo site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 120.000 receitas dos sites e blogs mais populares de Portugal. No site criamos a secção Top blogs de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso motor de pesquisa. E você não precisa se preocupar com nada porque tudo em Tudoreceita.pt é grátis!

Tudoreceita.pt tem sites irmãos em Espanha, Inglaterra, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

Também estamos no Facebook!

Estamos à sua disposição!
Renato
Tudoreceita.pt

Rosa Santos disse...

Olá Sofia!
Foi lindo o texto e tão verdadeiro.
As mnhas lembranças, na minha idade, é como uma vida paralela são tantas, tantas!
E o bolo de ameixa também estava divinal. Parabéns.
Beijinhos.

Unknown disse...

Sofia q lindo esse bolo,e parece delicioso! Receita anotada!
Bjs
Mel

Josy disse...

Saudades de vc querida e doce amiga, espero que estejas bem. Passei pra desejar um lindo domingo. Bjinhos

Andréa Santana disse...

Querida Sofia,
saudades de vc!

Desejo-lhe muito sucesso e muitas vitórias em sua vida!
Beijinhos até breve!
Andréa ♥

Rita Castro disse...

Que bolo com tão bom aspecto. Gostei muito da receita.
Ganhou uma nova seguidora :)

Bons cozinhados! *
Beijinhos

Una superheroe con baja vision disse...

PARABENS
tu tenhes un PREMIO en mi blog
Dia 22 novembre

Entre Tralhas e Panelas disse...

Que aspecto delicioso:)
Beijinhos
http://entretralhasepanelas.blogspot.pt

Unknown disse...

Que rico bolinho!
Vi o seu blogue no Brisa Maritima e resolvi vir cuscar. :)
Gostei muito do seu blogue e das sugestões. Excelentes!
Decidi ficar seguidora e voltar outras vezes.

Beijinhos e Feliz 2013

عبده العمراوى disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.