Aromas e Frutos da Terra


...Um autêntico jardim à nossa mesa!





Foto: Retirada da internet de autor desconhecido 




A natureza contribui de forma muito generosa para enriquecer tanto o nosso prato como a nossa saúde. As ervas aromáticas são muito ricas em minerais e vitaminas e, além disso, embelezam os nossos pratos, tornando-os mais elegantes e vistosos e com aromas únicos e maravilhosos... A melhor parte é que podemos ter em casa o nosso próprio "jardim aromático". Hoje em dia já se encontram com bastante facilidade e a preços bastante acessíveis...depois é só regar,cuidar e utilizar à discrição!



Conheça-as melhor...

Alecrim...
Esta planta tem um sabor intenso utiliza-se seca, em pequenas quantidades e finamente picada. É recomendada para temperar coelho, borrego, frango e marinada de caça.

Angélica...
Com folhas largas de rebordo serrado, esta erva tem um aroma doce e picante. Pode utilizar-se seca ou fresca, emprestando sabor a pratos de peixe, saladas, caldos e carnes.

Azeda...
Erva amarga com sabor semelhante ao do limão e pode ser aplicada em sopas, saladas e molhos.

Cebolinho...
Muito utilizado em saladas, sopas, pratos de tomate e de carne, tortilhas e batatas assadas.

Cerefólio...
Tem um aroma semelhante ao da salsa com um leve travo a mirra e utiliza-se em caldeiradas, saladas, sopas, molhos, pratos com ovos, queijos, pratos de peixe e de carne.

Coentros...
São ricos em vitaminas A, B1, B3, E e sais minerais. As folhas, raízes, caules e sementes apresentam sabores bastante diferenciados. São utilizados em saladas, amêijoas, favas, açordas, pratos de caril, de carne e de peixe.

Endro...
Tem um aroma perfumado a anis e limão. Utiliza-se fresco em pratos de peixe e marisco e as suas sementes em pratos com couve, cebola, batatas, abóbora e vinagre.

Ervas-da-Provença...
Esta mistura de ervas inclui o tomilho, manjerona, estragão, alfazema, louro, zimbro, funcho e alecrim e utiliza-se no tempero de grelhados.

Estragão...
Esta erva tem um sabor forte, mas subtil e é rica em cálcio, potássio, iodo e vitaminas. Utiliza-se para temperar aves, peixes, ovos, sopas e molhos, vinagres e saladas.

Funcho...
Esta erva tem um sabor adocicado e com um ligeiro travo a anis. Ideal para saladas, sopas, guisados, pratos de peixe e molhos. Pode ser também utilizada para aromatizar marisco, marinadas e pickles.

Hortelã...
Tem um perfume inconfundível, forte e apimentado e é bastante utilizada em cremes, sopas, saladas e molhos. Pode também utilizar em molhos picante de fruta e especiarias, mas o seu sabor fica completamente diferente.

Louro...
Muito utilizado na cozinha, o louro é indicado para o tempero de caldos, sopas, refogados, estufados, guisados, assados e marinadas. Pode usar as folhas frescas ou secas.

Manjericão...
Tem um forte sabor a limão e jasmim e é ligeiramente picante. Indispensável em pratos com tomate, é também utilizado em pratos com legumes, carnes brancas, peixe, massas e ovos. Ao ser adicionado no final  conserva o seu aroma original.

Orégãos...
Esta erva é rica em cálcio, ferro, vitaminas E e B6 e tem um aroma bastante característico. É utilizada seca em pratos de peixe e carne, ovos, para temperar saladas, molhos e massas, pizzas e caracóis.

Salsa...
É muito rica em vitamina C e sais minerais. É muito utilizada na cozinha e decora e aromatiza pratos de carne, peixe, ovos e legumes.

Segurelha...
Tem um sabor amargo e picante e é rica em cálcio, ferro, magnésio e vitamina A. É indicada para aromatizar pratos de legumes, vitela, porco, aves, coelho, truta, salmão e saladas.

Tomilho...
É tão aromática fresca como seca e tem um sabor amargo e picante e um aroma suave. É utilizada em pratos de longa cozedura, guisados e estufados, borrego, porco, frango, peixe e ovos.




Informações retiradas do livro "Menos sal, mais sabor" de João Breda e Maria Antónia Peças


No quintal...

Tenho salsa, coentros, tomilho, manjericão e cebolinho. Quando tenho muito, para não estragar, apanho, lavo e congelo, dá para aromatizar a comida...Também as seco, no caso do mangericão e do tomilho.... só o cheirinho compensa :)


Manjericão
Manjericão


Hortelã-pimenta




Erva cidreira


Flor de coentros


Sementes de coentros
Sementes de salsa











Na horta...











Tomate - Cereja







Atenção: As informações e imagens aqui colocadas quando são retiradas da internet ou de livros faço referência à sua fonte.