terça-feira, 19 de julho de 2011

Bacalhau delícia da Sofia





Fiz este bacalhau para variar um pouco dos pratos de bacalhau habituais (que eu tanto gosto!)... Um belo momento de inspiração num domingo de manhã... Ficou bastante saboroso!

Receita para 2 :

2 postas médias de bacalhau demolhado
6 batatas médias
2 ovos
1 cebola
3 dentes de alho
1 molhinho de coentros picados (= 2 colheres de sopa)
Azeite q.b.
1 pacote de molho béchamel 200ml
1/2 copo de leite (eu usei magro)
Sal, pimenta e noz-moscada q.b.
Pão ralado q.b.

Preparação: 

Descasque as batatas, corte-as em cubos pequenos, tempere-as com coentros picados, o equivalente a 1 colher de sopa, pimenta e noz-moscada e reserve.

Coza o bacalhau em água, juntamente com os ovos. Depois de cozido, limpe-o de peles e espinhas, lasque-o e reserve. Descasque os ovos, corte-os em rodelas e reserve.

Num tacho, coloque uma quantidade generosa de azeite, a cobrir o fundo, e os 3 dentes de alho descascados e esmagados. Deixe aquecer e aromatizar o azeite. Junte as batatas. Vá salteando as batatas, mexendo com alguma frequência, junte o resto dos coentros picados, tempere com uma pitada de sal grosso e rectifique a pimenta e a noz moscada, se necessário.

Num tacho à parte, refogue a cebola cortada em meias-luas em azeite e junte o bacalhau. Deixe cozinhar uns 3 ou 4 minutos, mexendo sempre.
Junte o bacalhau às batatas, no tacho onde as salteou, e misture tudo muito bem, com cuidado para não as desfazer. Coloque este preparado num tabuleiro de barro (ou outro próprio para ir ao forno) e, por cima, ponha as rodelas de ovo.

Num recipiente à parte, verta o molho bechamel, junte o copo de leite e tempere com pimenta e noz-moscada a gosto (aconselho uma dose generosa de noz-moscada). Misture bem e regue o bacalhau com este molho.

Por fim, polvilhe com pão ralado, até cobrir o preparado, e leve ao forno a 180º durante aproximadamente 30 minutos,até alourar.

Acompanhe com uma salada fresca de alface e pepino.

Bom apetite!!


Dica: Coloque os dentes de alho esmagados no azeite ainda frio, assim não queima tão facilmente.



Sem comentários: