sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Gelado ou sorbet?...

O nome da minha sugestão de hoje é Gelado de Amoras silvestres com praliné de Pistachio... mas eu passo a explicar o porquê da dúvida...

Na semana passada fui com o meu irmão e com o meu sobrinho às amoras... apesar da pausa forçada (tive de trocar de roupa e calçado...sim, porque apanhar amoras de chinelos não dá com nada...ficamos todas picadas e a roupa também fica com uns "arrebites" esquisitos...) ainda apanhámos quase 500 gr de amoras!
Era tão doces!! Parecia que tinha chovido açúcar em cima delas...negras e moles, mesmo no ponto!
Pensei em tartes, em batidos, em doces e compotas...mas como é Verão, saiu um geladinho!
Lembrei-me de juntar mais alguma coisa ao gelado e comprei uns pistachios... depois de procurar, vi uma receita numa revista do Continente, mês de Julho, e encontrei lá uma sugestão que me pareceu ideal... praliné de pistáchio, e assim foi!

Tirei a receita do delicioso blog da Nárwen, o Nárwen's Cuisine... uma receita muito simples de fazer e muito práctica!

Agora verdade seja dita...não correu lá muito bem! ...1º as natas não ficaram bem batidas e nem que viesse lá o dono da Mimosa elas ficavam boas...!! 2º queria juntar claras batidas em castelo...idem idem aspas aspas... (imaginem o meu estado de nervos nesta altura...hehe) depois desisti das claras (mas para a próxima experimento mesmo com claras em castelo!)... e para acabar em grande...não segui à risca a dica de mexer o gelado de 2 em 2 horas, para não ganhar cristais de gelo... e, claro... ganhou cristais de gelo!

Podia ter sido um experiência falhada, não fosse o sabor maravilhoso do gelado, com pedaços inteiros de amoras e do praliné! Ainda bem que o fiz, compensou tudo o resto... Os 2 sabores combinam mesmo lindamente!! Experimentem...




Ingredientes para o gelado:

400 gr de amoras (usei quase 500 gr)
200 gr de açúcar
200 ml de natas (de preferência bem frias)
200 ml de leite

Preparação (tradicional):
Lave bem as amoras e coloque-as num recipiente.
Esmague as amoras em conjunto com o açúcar, até obter uma polpa. Se achar necessário pode utilizar a varinha mágica. Reserve algumas inteiras.
Bata as natas bem firmes. Junte as natas ao preparado das amoras com o açúcar e junte o leite. Envolva tudo muito bem. Junte as amoras que reservou inteiras e mexa.

Coloque em  recipientes (eu usei caixas de gelado de compra) e leve ao congelador durante o mínimo de 6 horas. Não se esqueça de mexer com uma colher de 2 em 2h, ( +ou-), para não ganhar cristais de gelo (!).

Para o praliné:
1 embalagem de pistachios
50 gr de açúcar


Preparação:
Descasque os pistachios. Reserve.
Coloque numa frigideria anti-aderente o açúcar em lume médio/alto. Deixe aquecer um pouco e junte os pistáchios.

Na receita não referia, mas eu achei necessário juntar umas gotas de água para caramelizar melhor e mais rápido. Mexa sempre até ficar pronto.


Sirva o gelado coberto de praliné...  



No final todos rimos com este "Calippo" de amoras... e que bem que nos soube!! :)

Bom apetite!!

Desejo-vos um óptimo fim de semana!! ...Aproveitem e sejam felizes!

Entardecer visto do meu quintal...

23 comentários:

De cozinha em cozinha disse...

Sofia,
Há dias assim em que tudo parece correr mal, mas vá lá que no fim o desapontamento se transformou num sabor a repetir. vais ver qua para a próxima tudo corre melhor. Ainda a semana passada me meti a fazer doce de maçã que acabou numa marmelada LOL e ainda por cima demasiado doce para o meu gosto, mas há-de haver muito guloso que goste assim.
Beijinhos

Unknown disse...

Apesar de todas as peripécias e de parecer que as coisas não iriam correr bem o gelado ficou um mimo e acredito que o seu sabor valeu todo o stress que passaste.
Tal como tu, quando vou apanhar amoras, levo sempre chinelos e pico-me sempre toda...
Fico muito contente que tenhas gostado da minha receita e se arranjares mais amoras experimenta fazer a minha bavaroise de amora, pois é muito fácil e tem um sabor incrível.


Beijinhos

paty disse...

Bem Sofia há dias assim, realmente não vale a pena porque tudo corre mal,mas olha no fim tiveste um gelado bem gostoso e isso é que interessa :))Beijinho grande amiga e bom fim de semana!

Sofia.Lopez disse...

Carla,
Obrigada pela força :) realmente há dias em que as coisas não saiem como queremos...mas eu acho engraçados estes pequenos desastres, acabam por ser sempre lições e aprendemos sempre e até nos rimos com eles ;)
Beijinho!

Nárwen,
Obrigada ;) Ficou muito bom mesmo, a receita é mesmo deliciosa! Obrigada pela sugestão, já espreitei e deve ser deliciosa. Este fim de semana (se não chover) vou tentar ir apanhar mais e para a próxima vou tentar a bavaroise ;)
Beijinho

Paty,
Obrigada amiga, beijinho grande e bom fim de semana!

paty disse...

Sofia, obrigada pelo teu carinho e pela tua preocupação.Olha resolvi por o email no meu perfil, pois muitas tem me pedido e assim já o escrevi para quando quiserem falar comigo, estarem há vontade e obrigada Sofia pela preocupação,és uma querida :))Beijinho grande

Raquel Alabaça disse...

Gelado ou sourbet ficou saboroso, as amoras deviam ser mesmo negras :-)

Bjs

Viciante disse...

Olá Sofia!

Valeu bem a pena um conjunto de circunstâncias mais complicadas, porque esse gelado tem um aspecto óptimo e devia estar muito bom mesmo!

E quero aproveitar para pedir desculpa por não andar muito comunicativa, mas há alturas da vida que são mesmo assim!

Mas estou por aqui e venho aqui sempre ver as tuas receitas tão boas!

Bjs e até depois das minhas férias

Natércia Ramalho disse...

Sofia tu és o máximo, mas ficou 5*****um beijinho.

Andréa Santana disse...

OLÁ SOFIA!
NADA MELHOR QUE UM UMA APÓS O OUTRO, TUDO SE RESOLVE NÃO É MESMO?
MENINA QUE SORVETE LINDO,PRA MIM FICOU PERFEITO, A COR MARAVILHOSA!

TENHA UM LINDO FIM DE SEMANA!
BEIJOS,
ANDRÉA.....

Sofia.Lopez disse...

Rachel,
eram mesmo...! Obrigada :)
Beijinho

Viciante,
Obrigada querida ;) O mais importante é estar tudo bem! Tudo de bom e boas férias!
Beijinho

Natércia,
Obrigada querida :) Beijinho!

Ana Rita Marreiros disse...

Sofia,
Sei bem como são esses "desastres" que nos acontecem ,mas a verdadeira destreza é conseguir dar a volta á situação e tu deste .Esse calipo negro está fantástico e sendo eu uma adoradora e devoradora de amoras silvestres, confia que até com cristais de gelo esse geladinho não sobrevivia muito.

Bjokas
Rita

ahhh, e o praliné também marchava tá claro!!

Meu Canto Na Cozinha disse...

Sabe que sua receita me deu uma ideia otima. Tenho cerejas e vou bater um gelato com elas.... vamos ver se sai!
Parece bem gostoso com amoras!!
Bjs
Paty

Sofia.Lopez disse...

Andréa,
Obrigada :)...o próximo há-de ficar com melhor cara ;)heheh
Beijinho querida

Rita,
Obrigada amiga. As amoras eram tão boas que disfarçaram o "desastre" ;) olha saiu um calippo...pode ser que a "Olá" goste da ideia, eu não me importava nada...era tão bom! O praliné foi mesmo a grande surpresa neste gelado... experimenta vais gostar!
Beijinho

Paty,
Força, com cerejas deve ficar óptimo! Depois conta como ficou ;)
Beijinho

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Sofia,
QUe receita deliciosa!
Pena que aqui em Brasília, amora não seja assim tão fácil de encontrar.
Sobre sua dúvida no bolo de canela, eu já acertei lá ,desculpe.
São duas xícaras mesmo.
Bj e bom fim de semana,
Lylia

Barida disse...

ainda que não tenha ficado com a textura desejada, o sabor deve ser fantástico e isso é que interessa :) um beijinho

Isabel Salvador disse...

Na próxima corre melhor vais ver amiga....bjokinhas querida

Gina acasadagigis disse...

Sofia,

Por vezes lá nos calha, desgraça atrás de desgraça , mas no fim tudo se resolve , bjs e bom fim de semana, fica bem e diverte-te!

São Ribeiro disse...

APESAR DE TUDO ESSE GELADO FICOU MAGNIFICO E COM AMORAS É DELICIOSO COM CERTEZA.
SE QUERES NATAS QUE SUBAM RÁPIDO, USAS AS DA AGROS.
BOM FIM DE SEMANA
BJS

Sofia.Lopez disse...

Lylia,
Obrigada pela visita e pela sua simpatia ;)
Beijinho

Barida,
Muito obrigada ;)
Beijinho, tudo de bom...e até ao teu regresso! ;)

Belinha,
obrigada amiga, um beijinho grande para ti!

Gina,
Na cozinha, quando começa a correr mal, são umas atrás das outras...lol mas se no fim valeu a pena, então compensa :)
Beijinho grande amiga e obrigada ;)

São,
As amoras são mesmo um fruto delicioso, pena que acabem tão depressa... Obrigada pela dica! Para a próxima já sei e fico mais descansada, afinal foi das natas...lol
Beijinho grande :)

paula disse...

ola vim visitar a tua cozinha,tambem ja me tornei tua seguidora. parece bem delicioso o teu gelado amoras.

Romy Almeida disse...

Tem dias Sofia... afinal a quem não acontece um contratempo?
Mas se é de amoras eu imagino só o sabor delicioso :-P


Bjokas

lívia e lúcia disse...

Mas no final das contas o sabor compensou , eu adoro suas receitas e com certeza o sabor deve ter ficado divino bom final de semana bjs!

Sofia.Lopez disse...

Olá Paula, obrigada pela tua visita e simpatia :)
Beijinho

Romy,
Obrigada querida ;)
Beijinho

Lívia e Lúcia,
Obrigada pela tua simpatia e companhia :) Beijinho e bom domingo!