quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Esparguete com Batata doce e Pimento Verde



Bom dia!! O fim de semana está à porta e é prolongado!!...e como eu não estou de férias vem mesmo, mesmo a calhar :))


Pois é, a senhora do sorriso simpático, a bela Mafalda Pinto Leite, entrou na minha casa e ficou por ali, bem instalada :))...já li o livro de ponta a ponta e fiz uma lista mental das receitas a fazer... marquei-as e deliciei-me sozinha a pensar...hmmm é bom ter este gosto e paixão pela culinária...sou muito novata e verdinha neste mundo, mas vou aprendendo aos poucos. É bom saber que encontrei algo que me preenche e me alegra, e é tão simples como o ar que respiramos! Todos temos de comer, então que seja com amor, entrega e paixão...a autora diz que por mais que a vida seja uma correria, tiremos tempo para nós, para a nossa família e amigos e aproveitemos o melhor que uma refeição tem, a deliciosa partilha de alimentos e sentimentos.

Ups...vamos mas é ao post de hoje, não me alongo mais... sorry!

Como sobrou esparguete desta receita, resolvi aproveitá-lo novamente com legumes salteados, mas com sabores difererentes. Gostei muito, aliás, deêm-me legumes salteados que eu fico feliz!! hehe
Quem não tem massa para aproveitar, esta sugestão é a desculpa perfeita para cozer um pouco e deliciar-se...



Ingredientes:

300gr de esparguete integral (ou normal)
Alho francês (sem a rama)
1 courgette pequena
1 batata doce média
1 pimento verde pequeno
Sementes de sésamo
Sal q.b.
Pimenta preta
Caril q.b.
Azeite q.b.


Corte os legumes em cubos. Reserve
Num wok ou frigideira coloque a aquecer o azeite, umas 4 colheres de sopa.
Junte o alho francês e a courgette e deixe refogar. Depois de uns 5 minutos, junte a batata doce e o pimento verde. Tempere com sal, pimenta preta moída no momento e caril q.b.
Junte as sementes de sésamo e mexa tudo muito bem.
(Se não tiver esparguete feito, coza-o em água, sal e uma folha de mangericão)

No final junte o esparguete e envolva-o bem com os restantes ingredientes.



Bom apetite!!

15 comentários:

De cozinha em cozinha disse...

Sofia,
Gostei muito do teu texto. De facto quando se ama a cozinha a vida ganha mais um sentido. É um mundo tão grande para descobrir e partilhar e é tão bom oferecê-lo aos que amamos.
Todos nós temos muito para aprender, ainda bem que te aventuras sem medo por entre pratos e panelas e vens aqui partilhar essa aventura connosco.
Beijinhos grandes

saboracasa disse...

está com ótimo aspecto. Vou sentar-me à mesa consigo e degustar este pratinho ... está delicioso
bjs
até breve
Paula

a disse...

Olá Sofia
O bom neste mundo da culinária é que estamos sempre a aprender, não passa um dia que não veja algo de novo e desconhecido...Por isso gosto tanto da cozinha, para além de gostar imenso desta arte que é cozinhar e de servir um bom prato, a cozinha diverte-me e ao mesmo tempo liberta-me dos maus pensamentos do dia a dia. Esse livro foi uma dádiva...também quero, eheheh...
Gostei bastante desta receita de esparguete, os legumes combinam todos muito bem...ficou um prato bem apetitoso!
Beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Uma óptima maneira para se aproveitar sobras de massa, que refeição deliciosa!

ameixa seca disse...

Nunca comi batata doce com massa mas gostei :)

Sofia.Lopez disse...

Carla :),
Obrigada também pelo teu lindo comentário e pela amizade e carinho... a melhor parte é poder partilhar com quem amamos e nos identificamos!:) Beijinho grande

Paula,
Com muito gosto! Senta-te aqui...serve-te à vontade :)
Beijinho e obrigada :))

Sandra,
é bem verdade. Um mundo repleto de coisas novas, todos os dias!...é fascinante. Também fico mais leve e em paz quando estou a cozinhar :)
Obrigada :) Beijinho grande

Luísa :)
Obrigada, a mistura de sabores ficou bastante saborosa, experimenta, acho que vais gostar :)
Beijinho grande

Ameixinha,
Obrigada :) Também foi a 1ª vez que comi assim e gostei bastante...faz a experiência, acho que te vai agradar :)
Beijinho!

Andréa Santana disse...

OLÁ SOFIA,
LINDAS PALAVRAS!
OBRIGADA POR TUA VISITA, FIQUEI MUITO FEZ EM VÊ-LA NO MEU BLOG, JÁ ESTOU TE SEGUINDO TBM.

BEIJOS.....

Felismina disse...

Que delicia bem ao meu gosto...


Bjs.

São Ribeiro disse...

ADORO MASSAS E ESTA SUGESTÃO AGRADOU-ME PARECE-ME BEM DELICIOSA.
BJS

Gina acasadagigis disse...

Sofia,

Também eu gosto muito da Mafalda Pinto Leite , tenho dois livros dela e também ando para comprar o que ganhaste, gostei bastante do esparguete, bjs

Lina disse...

Olá, Sofia!Uma combinação bem original de ingredientes, deve ficar deliciosa!E além de tudo 100% vegetal! Gostei muito desta sugestão!
Beijinhos

Unknown disse...

Olá Sofia

Eu sou Kinha do blog AMIGA DA MODA e vim conhecer seu espaço que é lindo e interessante e por isto já estou te seguindo. Vou aguardar a sua visita e ficarei feliz se me seguir também.
QUER GANHAR UMA JOIA? A designer Eliana Colognese criou um belíssimo anel e gostaríamos muito de contar com a sua participação. Faça a sua inscrição no blog e...Boa Sorte

Bjooooooooooo...................
http://amigadamoda.blogspot.com

Raquel Alabaça disse...

Também gosto muito de legumes salteados, dá para fazer a "limpeza" ao frigorifico, com uma massa é o toque divinal!

Bjs

Sofia.Lopez disse...

Andréa e Kinha,
Bem-vindas :)
Beijinhos

Felismina, São, Gina, Lina e Rachel,
Obrigada pelos vossos comentários! :):)
Beijinhos grandes

Xana Bértolo disse...

Massinha é sempre com prazer k comemos cá em casa... K boa :)