quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Chá de Limão

Imagem daqui

Quem não gosta de limão? Conheçam mais um pouco das suas propriedades e benefícios...


O chá de limão é tão simples como ferver a água e adicionar o limão e um ponto sumamente interessante desta infusão é que mesmo adoçando-a com açúcar ou mel ela não perde o seu sabor e a diferença radica em que com mel a quantidade de calorias ingeridas é infinitamente menor.
Falemos um pouco a respeito dos benefícios que podemos obter bebendo este chá e das propriedades do chá de limão.
A ingestão de limão representa uma grande injeção energética; o limão ingerido como fruto ou aplicado na aromaterapia carateriza-se por infundir a sensação de vitalidade no consumidor. Ao remover as toxinas do sangue, o limão permite energizar o corpo e a mente, incentivando a claridade mental.
Ele é também um desintoxicante sanguíneo, e tanto o limão em si como o chá de limão têm um efeito limpador do corpo ao remover as toxinas contidas nele. Estas toxinas podem fazer que o organismo decaia e que contraia doenças. O mesmo ocorre com as toxinas da pele, que podem causar câncer no corpo e envelhecê-la prematuramente. O chá de limão encarrega-se de eliminá-las e livrar-nos destes problemas.
Finalmente, vale dizer que o chá de limão é um digestivo formidável ao exercer um efeito relaxante no estômago, permitindo-lhe trabalhar com maior comodidade e sem espasmos que prejudiquem a digestão de alimentos. Trata-se também de um anti-séptico muito efetivo, pois seus antioxidantes têm propriedades anti-bacteriais e anti-virais.

Texto retirado daqui


O limão é considerado um anti-séptico natural e poderá ser extremamente útil no sistema de limpeza do corpo humano. Este chá actua como purificador e pode prevenir a manifestação de várias doenças. Há quem defenda que a altura ideal para beber este chá é logo pela manhã, renovando-o e purificando-o para o resto do dia e aumentando consideravelmente a sua taxa metabólica. O chá de limão, por ser antioxidante, reduz ainda a possibilidade de vir a sofrer de cancro, devido à redução de toxinas no organismo.
Para o preparar, ferva um bule de água, deixe repousar, e coloque as cascas de limão. Deixe actuar 5 a 10 minutos e se assim o entender beba-o adicionando uma colher de mel. Poderá também acrescentar umas gotas de sumo de limão.

Benefícios do Chá de limão


- Prevenção do cancro;

- Como o limão é adstringente pode ajudar a reduzir o acne e outras doenças de pele;

- Como é desintoxicante, é bom para a gripe;

- Elimina a toxinas do sangue;

- Efeito calmante sobre o estômago;
Texto retirado daqui
Imagem da net
As suas aplicações na vida doméstica são inúmeras. Com o suco da fruta, preparam-se refrigerantes, sorvetes, molhos e aperitivos, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca, retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões.
Em Fitoterapia, é utilizado para diversas patologias, tais como reumático, infecções e febres, aterosclerose, combate ateromas (remove placas gordurosas das artérias), constipações, gripes, dores de garganta, acidez gástrica e úrica (alcaliniza o sangue), frieiras, caspas, cicatrizações, ajuda a manutenção de colágeno, hemoglobina, atua como anti-séptico entre outras. O limão possui uma substância própria denominada limoneno capaz de combater os radicais livres. É, fundamentalmente, um remédio tónico que ajuda a manter a boa saúde.

Texto retirado daqui

Sem comentários: