quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Batata com Pepino

Bom dia!

Nas aldeias e zonas rurais, muitas eram as formas de cozinhar, não havia tanta variedade de ingredientes como há hoje em dia é claro mas, se formos a ver, dentro das possibilidades existentes há 60 ou 70 anos atrás (ou mais ainda), até se faziam comidinhas bastante saborosas vindas dos ingredientes mais disponíveis, os que provinham das hortas de cultivo. Esta minha sugestão já vem da minha avó e só a descobri há poucos anos. Infelizmente não foi ela que me ensinou, foi a minha mãe, mas digo-vos que é uma delícia! :)
Fica muito bem com a carne como com o peixe...eu gosto tanto que até como só assim, sem mais nada.

...E são as coisas simples que nos sabem melhor, ainda mais quando nos trazem boas lembranças!



É ideal agora para o Verão para acompanhar com os grelhadinhos :)


Ingredientes:
8 batatas
1 pepino
1 cebola pequena
Azeite e vinagre para temperar
Sal q.b.
Preparação:
Leve a cozer as batatas em água temperada com sal. Depois de bem cozidas, esmague-as com um garfo num recipiente para saladas.
Pique o pepino e a cebola em cubos muito pequeninos e junte à batata. Tempere com azeite e vinagre a gosto.
Misturar tudo muito bem até ter aspecto de puré.
Dica: Deixem arrefecer  bem as batatas ou até, se tiverem tempo, coloquem já depois de cozidas no frigorifico para ficarem frias... o resultado da mistura com o pepino e a cebola, tudo bem temperado, torna-a bastante fresca e leve.

Espero que gostem...



Bom apetite!!

23 comentários:

comidinhas da elsa disse...

Tenho a certeza de que vou adorar este prato, é bem o meu gosto, obrigada pela partilha.
Beijinho

Luisa Alexandra disse...

Por aqui fazemos com alface, e chama-se palhada, adoro!
A versão com pepino certamente também é bem saborosa.

Sofia.Lopez disse...

Elsa,
Obrigada:) é mesmo muito bom!
Agradeço a visita e a tua simpatia :)
Beijinhos

Sofia.Lopez disse...

Luísa,
Que engraçado, desconhecia a palhada! Com alface também deve ser muito bom! Tenho de experimentar :) Beijinhos

Abóbora Amarelinha disse...

Olha...quem sabe assim eu goste de puré de batata.
è uma bela ideia sim
beijinhso

Felismina disse...

Nunca ouvi falar deste prato, mas vou exprimentar, parece-me uma boa sugestão...

Bjs.

Viciante disse...

Olá!


tens razão, estes pratos simples, feitos com aquilo que havia, ou como diziam os meus avós, "aquilo que a terra dá" são óptimos e muito saudaveis.

Esta parece-me muito bem!

Bjs

Barida disse...

Sofia, acreditas que ainda ontem comi umas batatinhas feitas assim desta maneira? :) gosto muito! Beijinhos

Sabores com História disse...

Gostei muito, bem diferente e deve ser bem fresquinho porcausa do pepino.

Sofia.Lopez disse...

Bem-vinda Abóbora!! :) Eu acho que vais gostar sim, para mim foi paixão logo à 1ª!:) Beijinhos

Felismina,
Obrigada :) Faz a experiência, vale bem a pena. Depois diz o que achaste. Beijinhos

Viciante,
Obrigada querida :)tinha 2 comentários teus e publiquei-os os 2, mas só apareceu 1, não sei porquê...o outro está aqui:
"Olá mais uma vez! Adorei a sugestão! E gostei tanto que fiquei mesmo cheia de vontade de fazer, nem sei se não irei fazer hoje em vez do que estava programado! depois conto! Bjs"
Faz e depois diz-me o que achaste :) Beijinhos

Barida,
Estamos em sintonia! eheheh eu também sou fã, é muito bom mesmo! Obrigada :) Beijinhos

3 B's :),
É muito bom fresquinho! Se puderes arrefece bem as batatas e o pepino, vai ficar bem melhor :) Obrigada querida. Beijinhos

Raquel Alabaça disse...

Muito obrigada por esta sugestão, é porque tenho trazido pepinos da minha mãe e já nem sei o que fazer a tanto pepino!
É uma óptima ideia.

Bjs

Cláudia Marques disse...

Olá Sofia
Gostei muito da sugestão, hei-de experimentar. É engraçado porque eu tinha a mania que não gostava de pepino, mas de há uns anos a esta parte comecei a comer e a gostar. Aliás, quase todas as minhas esquisitices passaram, hoje em dia acho que só não gosto de tripas, bucho, e essas coisas assim. :))

Bjs

Sofia.Lopez disse...

Olá Raquel,
Obrigada :) Aproveita a ideia e faz a experiência, é muito bom! Beijinhos

Sofia.Lopez disse...

Olá Cláudia :)
Obrigada:) Eu também não gostava de tanta coisa em criança... ervilhas, favas, coelho...e hoje também já como e bem! Continuo a não comer fígados, buchos e "coisas interiores" tipo míudos de frango e afins...(nem pensar mesmo!)
Beijinhos

Ana disse...

Olá

Acho que fica um puré com uma cara diferente mas bastante apetitoso. Tenho que experimentar, acho que vou gostar até mais do que de puré de batata.

Beijinhos

Gina acasadagigis disse...

Sofia,

Não conhecia este prato , gostei muito desta sugestão, bjs

São Ribeiro disse...

GOSTEI DA TUA SUGESTÃO , PARECE-ME SER UMA DELICIA.
RECEITA ANOTADA.
BJS

Lina disse...

Olá, Sofia!Descobri agora o teu blog e gostei muito desta receita, pois não aprecio pepino nas saladas e com esta receita vou dar bom uso aos pepinos da horta da família.
E vou continuar por aqui, para apreciar a tua cozinha.
Beijinhos

Xana Bértolo disse...

Olha k me parece mesmo bem :)...
Que bela ideia..
beijoca

ameixa seca disse...

Gosto de tudo que seja puré, acho fantástica esta sugestão de aspecto rústico mas que parece bem saborosa :)

Sofia.Lopez disse...

Ana,
Obrigada :) eu gosto mais do que o puré normal, é diferente, mas bem saboroso! Beijinhos

Gina, São e Xana,
Obrigada queridas :) Beijinhos

Lina,
Bem-vinda à minha cozinha :)
Obrigada:) Aproveita a sugestão e experimenta, vais gostar! :)
Beijinhos

Ameixinha,
Obrigada :) É óptima e se gostas de purés vais gostar de certezinha.
Beijinhos

Raquel Alabaça disse...

Fiz ontem para o meu jantar! Está aprovadíssima, só não consegui deixar arrefecer :-)

Mas como sobrou, agora ao almoço como frio hmhmmm!!!

Beijinho

Sofia.Lopez disse...

Olá Rachel,
Fico mesmo feliz!...por teres gostado e por teres partilhado :)
Beijinho grande