quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Carne de Vaca guisada com Esparguete


Bom dia!

Esta é das carnes que menos consumo...gosto, mas não é das minhas preferidas...mas confesso que este é um dos meu pratos de eleição...
Não sei se vos acontece, mas quando faço massa com carne gosto mais de comer a massa naquele molho bem apuradinho do que propriamente a carne...enfim, sou uma gulosa por massa!! E aqui a linda cenoura não pode mesmo faltar...


Ingredientes:
Serve 2...e sobra! 

250 gr de carne de vaca para estufar
200 gr de esparguete
2 tomates médios (bem maduros e sem a pele)
1 cenoura média
1 cebola grande
4 dentes de alho
3 colheres de sopa de polpa de tomate
4 colheres de sopa de azeite
Sal q.b.
Pimenta preta q.b.
Um pouco de vinho branco para refrescar
Água q.b.


Preparação:

Pique a cebola e os alhos e refogue-os no azeite, em lume brando.
Quando a cebola ficar translúcida junte o tomate cortado em cubos. (Pode usar enlatado)
Deixe apurar bem, durante uns 10 minutos em lume muito brando, mexendo de vez em quando.
Refresque com um pouco de vinho branco (3 ou 4 colheres de sopa). Continue em lume muito brando. Deixe evaporar o vinho e junte a carne em pedaços pequenos e a cenoura em meias rodelas. Tempere com sal e pimenta preta moída na hora. Acrescente um pouco de água para não secar, tape o tacho e deixe guisar durante uns 25 minutos.

Ao fim deste tempo prove e verifique os temperos. Acrescente mais água (o suficiente para cozer a massa).
Quando ferver junte o esparguete e deixe cozer durante uns 10 minutos.


Bom apetite!


27 comentários:

Vera Ferraz disse...

Adoro, e faço bastantes vezes variando apenas o tipo de carne! Mas eu faço na panela de pressão, a carne fica mais macia e o molho... ui ui nem te conto, fica ainda mais cremoso!
Bjinhos

Autora do Blog disse...

Raramente como esta refeição mas, gosto bastante.
A tua ficou muito apetitosa.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Beth Martins disse...

Sofia, que pratinho bem delicioso e reconfortante, pois com este frio sabe mesmo bem uns pratinhos destes, adorei seu aspecto é fantàstico!

Beijinhos

Cidália disse...

Ora aqui está um prato que adoro!
É delicioso.
Beijinhos

Ana Rita Marreiros disse...

Esta comidinha lembra me a minha meniniçe e sempre que posso faço a em casa.Gostamos muito!

Bjoka
Rita

Inês Ginja disse...

Revi-em no que disseste Sofia! Também é raro consumir carne de vaca, prefiro as brancas e o peixe. Mas quando o meu pai faz este pratinho não resisto ao esparguete mesgulhado naquele molho :) e quase que ponho a carne de lado! Mesmo com frango também fica bom.
E como uma "pratada" de massa assim :)
Um beijinho minha linda.

Alice disse...

Ai Sofia gosto tanto de um pratinho assim de massa com carne! Também é raro comer carne de vaca, mas em pratos assim nem penso duas vezes:)
Que bem me sabia agora esse almoço!
Beijocas

paty disse...

Amiga, tal como tu também por aqui se come pouco essa carne, mas adoro este pratinho que nos apresentas hoje, antigamente fazia muito... tenho de fazer um dia destes!
Beijinhos linda e bom fim de semana!

Unknown disse...

Esse esparguete ficou divino.. gosto muito do molho com carne. Eu também costumo como a Vera fazer na pressão. Delícia!beijkas

Ondina Maria disse...

Mal vi a foto pensei: comidinha da mamã :)

RATOLINHA disse...

Que belo pratinho, simples e bem guloso.
bejinhos

Luisa Alexandra disse...

A tua refeição tem um aspecto caseiro delicioso!

Andréa Santana disse...

OLÁ MINHA QUERIDA AMIGA!
EU GOSTO MUITO DE CARNE DE VACA, MAS PREFIRO A CARNE DE PORCO, PENA QUE CONTÉM MUITA GORDURA NÃO É?
ESTE SEU PRATO ESTÁ ME DANDO FOME, JÁ ESTAMOS NA HORA DO ALMOÇO E AINDA NÃO ALMOCEI, HUMMMMMMMMM......QUE DELÍCIA DE MASSA!

BEIJINHOS, FICA COM DEUS!
ANDRÉA....♥

Patanisca disse...

Deve ser bem saborosa :)

Natércia Ramalho disse...

Sofia a tua carne ficou fantástica e com certeza uma delicia...um beijinho.

Sofia.Lopez disse...

Muito obrigada a todas pela vossa visita e comentários sempre tão simpáticos! Fico muito feliz com as vossas opiniões :)
Quando fiz esta massinha tinha a cozinha completamente em obras...daí ter sido feita deste modo, mas geralmente faço na panela de pressão, fica muito mais apuradinha, sem dúvida :))

Patanisca, bem vinda ao meu cantinho :)
Beijinhos para todas :)

Ana disse...

Não consegui deixar de rir quando estava a ler, eu também me sinto tão tentada a comer aquela massa feita no molho...é tão bommm!!!!

Está com excelente aspecto.

Beijinhos

7gramasdeternura disse...

Está com aspecto delicioso esta massinha! Comidinha reconfortante ideal para estes dias de frio.
Beijinho

Unknown disse...

Nham...a tua massinha ficou com um tom lindo...mesmo boa, adoraria que este pratinho fosse o meu jantar de hoje.

Beijinhos

Josy disse...

Minha doce Sofia, estou começando a crer que fomos irmãs em outra encarnação e tivemos uma mãe que cozinhava essas mesmas delicias que vc gosta, por exemplo: Uma massinha dessa, até comeria a carne, mas o molhinho que resultou da carne e os legumes é o diferencial nessa massa, e como vc, eu comeria só o macarrão era o que me bastava hehe. Adorei.. Bjocas e cuide da sua gripe e garganta, voces tem ou vc conhece a casca de Jatobá? Sofia é ótima cura até pneumonia. Cuide-se obrigada pelo carinho de sempre

Selene disse...

olá Sofia. Adoro carne de vaca guisada com massa cotovelo. Com esparguete também deve ser muito bom.
Beijoca.

Gisela disse...

É um prato que nos satisfaz, comida caseira como eu lhe chamo e que tanto gosto.
Um beijinho

Unknown disse...

Olá Sofia

A-D-O-R-E-I...


BJ000000000..................
www.amigadamoda1.com

Isabel Salvador disse...

Adoro amiga, e tenho saudades de comer, ficou com um aspeto delicioso....bjokitas

Irene disse...

Gosto muito deste prato, e as tuas fotos estão aqui para nos mostrar o quanto fica realmente uma refeição bem saborosa!
Bjocas

Xana Bértolo disse...

Sou gulosa pela massa mesmo :)... A minha mãe tem por hábito por mais carne e lá estavamos nós a reclamar que era mais carne que massa :)..lol
Está óptima mesmo
um beijo

Belocas disse...

Uma refeição muito reconfortante num dia frio. Também não é dos meus pratos preferidos, mas quando faço todos gostam muito.
Está com um aspeto divino.
Bjs