quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bolo de Courgette Coco e Limão



Há muito tempo que andava curiosa com a courgette em bolos...vi imensas receitas e anotei muitas.
Num domingo de manhã, com almoço marcado em casa de familiares, lembrei-me que podia levar um bolo para comer com o cafézinho com o tal ingrediente surpresa...a courgette.
Como não tinha comigo os meus apontamentos culinários, tive de fazer "de cabeça"... puxei um pouco pela memória visual ...e ficou muito bom...!

Limão e coco era o que havia em casa e combina muito bem. Inspirei-me numa das deliciosas receitas de courgette da querida Ameixinha :)

Muitos outros estão em lista de espera...mas para já fica este...
Espero que gostem...

Ingredientes:

200gr Farinha com fermento
100 gr Maisena
250 gr açúcar
5 ovos
1 courgette pequena ralada (+-100gr)
2 colheres de sobremesa de açúcar baunilhado
80 gr coco ralado
1 limão (sumo e raspa)
4 colh. sobremesa de óleo

Preparação:

Lave bem a courgette e rale-a sem a casca. Retire bem o excesso de água.

Num recipiente misturar as gemas com os açucares até aumentar um pouco o volume.
Junte a courgette ralada, o coco, o sumo e raspa do limão e o óleo. Mexa tudo muito bem.
Introduza as farinhas aos poucos e bata tudo durante uns 10m na batedeira.
Bata as claras em castelo e envolva aos poucos, delicadamente.
Unte um tabuleiro e polvilhe com farinha.
Coloque a massa num tabuleiro untado e polvilhado.
Por cima coloque mais um pouco de coco ralado a gosto e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 45m.





Fica um bolo bastante aromático e agradável.

Nota: A courgette pode ser ralada com a casca.


Bom apetite!!

18 comentários:

Anónimo disse...

Parece ter ficado bem fofinho, gosto do miolo nham nham. Ah gosto mais assim do blogue :)

Receitas para a Felicidade disse...

Lindo e super fofinho Sofia, adorei a receita deste bolinho por isso levo a receita ok?

Uma grande beijoka!!

Sofia.Lopez disse...

Fraldinha,
ficou super fofinho...! obrigada :) eu também tou a gostar mais assim :)
Beijinho

Mariana,
Obrigada linda :) Leva sim, com muito gosto!
Beijinho

Cozinha com Arte disse...

olá, sofia.

adorei a receita do teu bolo, eu sou um desastre com bolos, nunca ficam assim tão fofinhos, esse deu mesmo vontade de comer uma fatia, ou mais...

bjs

Raquel Alabaça disse...

Que bonito ficou, a massa tem uma cor linda.

Bjs

Andréa Santana disse...

OLÁ SOFIA!
O SEU BOLO FICOU SUPER FOFINHO, DAR VONTADE DE COMER UMA FATIA,HUMMMMM!
VOU TENTAR FAZER ESSA RECEITA!

BEIJOS,
ANDRÉA...

Luisa Alexandra disse...

O teu bolo ficou com um óptimo aspecto!

Bolos com courgette são usuais cá em casa, a adição do côco torna a receita ainda mais apetitosa.

Margareth Gervason disse...

Nossa cahei mais uma gourmet assim não dá, eu amo doces e fiquei com água na boca!
PARABÉNS

Ótima quarta
Beijos coloridos!

paty disse...

Querida Sofia, que saudades de vir espreitar o teu cantinho que cada vez mais tem receitas deliciosas e este bolo de courgette vai ficar anotado para fazer um dia destes fazer :))Tem tudo para eu gostar.Beijinho grande e obrigada pela tua força, tudo irá ficar bem é só uma questão de tempo :))

Papinha Doce disse...

Nunca fiz um bolo de courgette, tenho de experimentar.

Bjinhos
Maria José

Romy Almeida disse...

O bolo ficou lindo e eu adorei a conjugação dos ingredientes. Uma tentação :-)

Bjokas

Sofia.Lopez disse...

Ana,
obrigada :)) os meus também nunca ficam muito bonitos, sempre me sairam tortos ou baixinhos...este até saiu bem, optei por fazê-lo num tabuleiro, acho que ajudou... :)
Beijinho

Rachel,
obrigada querida :)
Beijinho

Andréa,
Obrigada :) Força, depois diz o que achaste! :)
Beijinho

Luísa,
Obrigada querida, eu gostei muito da 1ª experiência e vou repetir! Já tenho em lista de espera o teu que eu gostei muito com cenoura, courgete e requeijão :)
Beijinho

Margareth,
Bem-vinda! Obrigada e boa 4ªfeira para ti também :)
Bjs

Paty,
que bom ver-te aqui no meu cantinho novamente, também senti falta da tua presença e da tua alegria :)
Obrigada, leva a receita e experimenta, vais gostar :) O tempo é o maior aliado e com a força de vontade que em ti é enorme, tudo vai melhorar, acredita! ;)
Beijinho grande querida

Maria José,
É muito bom, experimenta ;)
Beijinho

Romy,
Obrigada ;) limão e coco é uma delícia!
Beijinho

Gisela disse...

Gosto imenso de bolos com corgette, mas este está particularmente fofo e com excelente aspecto.
Um beijinho

Xana Bértolo disse...

Pois só pode ter ficado mesmo uma delícia... A courgette ainda não usei em bolos, mas ando curiosa, e tenho imensa no congelador :)
beijoca

Gina acasadagigis disse...

Sofia,

Gosto muito de courgete nos bolos , este deve ter ficado uma delicia com o sabor do limão e do coco,gostei muito, bjs

Sofia.Lopez disse...

Gisela,
Obrigada :)
Beijinho

Xana,
Obrigada ;) eu gostei muito, experimenta, também vais gostar de certeza :)
Beijinho

Gina,
Obrigada :) os sabores ligam muito bem, um completa o outro :)
Beijinho

Ondina Maria disse...

Olá Sofia

Obrigada pela passagem lá no C&R. Fiquei de olho nesta receita pois adoro bolos de courgette e bolos de limão, logo nada melhor do que juntar os dois num :)
bjis

MissB disse...

Hummmmm parece ser divinal, tenho que experimentar!
Beijinhos