quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Arroz de Cenoura e Milho



Arroz...é simples, saboroso e super versátil...muitas são as possibilidades para o acompanhar e sinceramente não me lembro agora de nenhuma que não me agrade.

A minha sugestão de hoje é simples, simples... Foi feito para acompanhar carne, mas pode acompanhar com o que quiser, pode ser até para uma salada fria com mais alguma coisinha... ou até só, sem mais nada.

Ingredientes:

2 copos de arroz
4 copos de água quente (a quantidade de água equivale ao dobro da quantidade do arroz)
2 colheres de sopa bem cheias de azeite

1 cenoura
1 lata de milho doce
Sal
1 cubo caldo Knorr galinha (ou legumes)

Preparação:

O verdadeiro arroz frito é feito com 1 dente de alho picado e uma cebola picada que se refoga no azeite. Eu gosto muito dele assim e foi a 1ª coisa que aprendi a fazer na cozinha! Saía sempre muito bem e nunca me deixou ficar mal...eram um sucesso lol mas também era o único..o resto ui ui... lol

Com a chegada de uma criança (linda!!) à família - o meu sobrinho - que como qualquer criança normal, tem as suas "esquisitices"...cebola? alho? nada lhe passa para dentro...lá se vê ele a fazer a separação dentro da boca como se fosse tudo automático e pptthhhee...1º põe na mão...investiga......hmmm...... o que é isto???!!...depois, muito decidido, põe no prato e diz..eu não gosto de cebola....!! lol

Resumindo e concluindo...começámos a fazer o arroz frito sem mais nada...e não é que é muito bom?!! Como devemos evitar os refogados (e eu sou "viciada" em refogar...) tento pelo menos no arroz não refogar e só dar uma leve fritadela no arroz...

Enfim, chega de conversa...é muito simples...

Coloque a aquecer num tachinho o azeite e um pouco depois junte os 2 copos de arroz (ou na quantidade pretendida). Mexa e deixe fritar. Coloque a cenoura cortada em pequenos pedaços e misture. Deixe fritar mais um pouco. Quando estiver no ponto pretendido (os bagos do arroz pouco transparentes, quase brancos) junte os 4 copos de água (previamente aquecida) e mexa de vez em quando até ferver. Tempere com um pouco de sal e coloque o cubo de caldo Knorr.
Quando ferver baixe o lume para o mínimo, num bico do fogão mais pequeno, e não mexa mais. Deixe cozer uns 10-12m e apague.

Lave e escorra muito bem o milho.
Num recipiente misture o arroz e o milho.

Bom apetite!

28 comentários:

Isabel Salvador disse...

Que belo arrozinho amiga, uma bela sugestão...bjokinhasss

Andréa Santana disse...

OLÁ QUERIDA SOFIA!
O TEU ARROZ FICOU RICO E SABOROSO,AMO ARROZ ASSIM COLORIDO!

BEIJÃO........

Luisa Alexandra disse...

Ficou bastante apetitoso e colorido!

Anónimo disse...

É como eu faço :) nada de refogados, aliás se assim o fizer fica cimento :) o teu está bem soltinho. Beijinhos

Catarina Collins disse...

Sofia,
Ficou um arrozinho muito apetitoso e colorido : )

Beijinhos

Viciante disse...

Olá!

Muito bonito esse teu arrozinho! É uma óptima sugestão!
Também gosto muito de arroz de qualquer maneira!

Bjs

Carla Sousa disse...

Para mim, com ou sem refogado, ficou bem colorido e apetitoso! Pelo menos a foto não me engana, que eu bem vejo que ele ficou bom. As crianças são mesmo assim. Tantas vezes o meu filho poe na boca e consegue separar e tirar para fora um graozinho minusculo de qualquer coisa que diz que nao gosta. Temos de ter paciência. bjs e obrigada pelas tuas simpaticas palavras. E espero que a tua cozinha esteja a ficar horrores de lindaaaaa. bjs

Inês Ginja disse...

Está no ponto este arrozinho Sofia! Bem soltinho e colorido. Eu sou muito arrozeira :)
Um beijinho.

Natércia Ramalho disse...

Sofia, o teu arroz ficou uma delicia...um beijinho.

Sara Ramos disse...

Eu adoro milho por isso este arrozinho foi feito pra mim. Beijocas

Dulce Caldeira disse...

Olá Sofia, o teu arrozinho ficou óptimo e óptima também está a tua explicação como o fazer;)
Beijocas.

argas disse...

Tão bom que é!

DONA DE CASA TRABALHA SIM disse...

Sofia

Que arroz lindo!!!!!!
Uma excelente sexta-feira pra você.
Beijos.

Silmara
www.casaefogao.blogspot.com

São Ribeiro disse...

que arroz tão apetitoso ficou lindo.
bjs

Gina acasadagigis disse...

Sofia,

Gosto bastante de arroz de cenoura, muito bom, bjs

saboracasa disse...

bem colorido! gostei :)
bom fim de semana
Paula
PS - Sofia só para alertar que sempre que acedo ao teu cantinho dá alerta de vírus, até breve

Unknown disse...

Gostei imenso deste arrozinho. É bom para variar um pouco. Tenho de experimentar um dia destes e depois venho aqui dizer como ficou.

Beijinhos

disse...

Humm que arrozinho lindo! Soltinho!
Infelizmente o xuxu não gosta de milho!

Raquel Alabaça disse...

Muito apetitoso, dá logo alegria a um prato, seja carne ou peixe.

bjs

Sofia.Lopez disse...

Olá a todas!
Muito obrigada pelos vossos comentários!

Queria saber se alguém me pode ajudar...é que o "bichinho" do blogger deve ter vindo aqui almoçar e tenho a impressão que ficou para jantar...é que eu já fiz de tudo e não consigo editar nenhuma mensagem, é que nem para pedir socorro! Lol só por comentário...enfim... encalhou aqui, só espero é que ele não se instale muito tempo...lol
Quem souber o que posso fazer, agradeço :) Já tirei listas de outros blogs, não há ícones, nunca tive selos e eteceteras...não sei do que será.

Beijinhos para todas e bom fim de semana! :)

Xana Bértolo disse...

tb gosto de ir mudando a receita do arroz.. -ficou mto apetitoso o teu kida
beijinhos

Mãe Sandra disse...

Fica bem colorido o teu arroz.
É uma óptima sugestão, já guardei a receita :-))
Beijinhos

Andréa Santana disse...

SOFIA QUERIDA,
TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
BEIJÃO........

Andréa Santana disse...

ESPERO QUE RESOLVA LOGO OS PROBLEMAS DO TEU BLOG ESTOU COM SAUDADES DAS TUAS RECEITAS!
BEIJÃO....

Formiguinha disse...

Olá Sofia;

adoro arroz de cenoura mas com milho nunca provei.
Gostei muito do aspecto do teu e acredito que seja uma delícia:)

Boa semana!
Beijinhos da Formiguinha

O Barriguinhas disse...

Que bom aspecto tem o teu arroz! Bjs. Lucia

M. disse...

Hummmmmmm, que bom arroz!!!! No meu caso, raramente uso cebola, só mesmo o alho ;)
Beijinhos,
Madalena

Susana Gomes disse...

Sofia, eu sou uma "arrozeira" irrecuperável. Para mim pode ser arroz de tudo e com tudo, sabe-me sempre bem.
De cenoura e milho é um daqueles clássicos que volta e meia aparece à mesa cá casa.
:)
Bjs