sexta-feira, 11 de maio de 2012

Bolo Mármore de Alfarroba

Podia contar mil e uma coisas. Relembrar, como se fosse ontem, todas as histórias, momentos e aventuras...mas continuaria a sentir as mesmas saudades. A distância consegue tirar-nos da frente aquilo que  tentamos ver, mas nunca nos conseguirá tirar tudo aquilo que vivemos e guardámos dentro de nós...

Depois do curso superior rumei ao sul. Em busca de novas oportunidades, em busca do sonho, do que a juventude nos dá...aquela imensa força e energia que nos move e nos faz acreditar sempre. Nunca pensei viver em terras tão planas, tão cheias de vida e com cheirinho a mar. Fui muito feliz. Fiz amizades que ainda hoje guardo bem dentro de mim.
Trouxe comigo a certeza que quando queremos realmente uma coisa, tudo o que podemos e devemos fazer é não desistir. Sei, agora, que na vida há um momento certo para tudo. Para lutar e para abandonar. Para falar e  para ouvir. Para rir ou para chorar. Para abraçar e para ir embora.



Nestas terras do sul cheirei pela primeira vez a alfarroba. Um cheiro impossível de não sentir...intenso, forte e vibrante. Pelas ruas ele pairava, e eu sem saber, questionava...cheira a quê?? Depois de uns risos e com um sorriso (lindo) a M. respondeu-me, é a alfarroba!
Depois vi-a. Muitas vagens a pender das árvores. Muito diferente do que eu a imaginava.
Vim de lá sem a provar. Mas nunca esqueci aquele aroma.

Há umas semanas atrás, recebi uma prenda. De uma grande amiga que também guardo no coração. Porque os amigos sabem agradar, surpreender, sabem aquilo que gostamos e querem ver-nos felizes. Ela ofereceu-me a oportunidade de conhecer esta linda farinha. De tom escuro, cor de chocolate...linda, fina e delicada. Bastam apenas umas colheres para cobrir com o seu tom e aroma e embelezar um bolo...
Decidi fazê-lo no dia seguinte, não podia esperar mais. Eu tinha que saborear aquela memória.
Abri o pacote...senti o tal aroma. Em fracções de segundos as lembranças rodopiaram. E eu não resisti. Fiz um bolo mármore para depressa a poder provar.
É, sem dúvida, algo delicioso, saudável e inesquecível....

Obrigada M.I., fiquei apaixonada pela alfarroba :)
Um grande beijinho para ti!

Fica aqui a minha sugestão....

Ingredientes:

2 chávenas de farinha de trigo
2 chávenas de açúcar
2 colheres de sopa cheias de farinha alfarroba
4 ovos
100 gr de manteiga derretida
Raspa de 1/2 limão
1 colher de café de canela
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma e reserve.
Bata os ovos com o açúcar até obter um creme (utilizei a batedeira durante 5 minutos).
Junte a manteiga derretida, já arrefecida, e a raspa de limão.
Junte a farinha peneirada com o fermento e envolva tudo muito bem.

Retire 1/3 da massa para um recipiente à parte e junte a farinha de alfarroba com a canela.
Mexa tudo muito bem até ficar homogéneo.

Coloque primeiro a massa clara na forma. Depois, com a ajuda de uma colher, coloque a massa com alfarroba, muito delicadamente para não se dispersar.


Faça o efeito que lhe agradar mais. Eu coloquei de modo a parecer uma flor :) Por dentro o bolo vai ficar apenas com partes desta massa, com um desenho muito bonito!

Leve ao forno durante 35-40 minutos, aproximadamente. Ao fim deste tempo faça o teste do palito. Não abra o forno antes.



Este bolo foi mesmo uma deliciosa surpresa! A distinção entre as duas partes é perfeita e a combinação dos dois sabores é inesquecível...

Espero que gostem...



Bom apetite!

Conheçam um pouco mais sobre a alfarroba aqui...









Bom fim de semana!
Sejam felizes :)


35 comentários:

Luisa Alexandra disse...

O teu bolo ficou com um aspecto tão bonito!

paty disse...

Ai amiga linda adoro bolos de alfarroba não tivesse eu várias costelas algarvias. Este vai já para a lista, vou ter mesmo de experimentar :)) Obrigada querida por tão deliciosa partilha!!

Beijinhos querida e um excelente fim de semana!

Xana Bértolo disse...

Que lindo e perfeitinhoo ficou o teu bolinho :)
E acho que tens mta razão, há momentos para tudo, há que reconhecer e seguir para onde a vida nos manda :)Desculpa a ausencia amiguinha, aos poucos vou voltando ao normal, isto têm sido tempos complicados!!!

beijinhos grandes

Cidália disse...

O bolo ficou magnífico!
Beijinhos

São Ribeiro disse...

ADORO O SABOR DA ALFARROBA ,ENGRAÇADO QUE TENHO UMA VAGEM NA MINHA FRUTEIRA QUE A MINHA MâE ME DEU.
ADOREI O TEU BOLO PORQUE ALÉM DE LINDO É COM CERTEZA UMA DELICIA.
BOM FIM DE SEMANA
BJS

Unknown disse...

Hum...que bolinho original e tão bom aspecto que ele tem...FICOU LINDO!

Beijinhos

Ondina Maria disse...

Eu adoro alfarroba mas ainda não fiz nenhum bolo, tenho utilizado sempre em pães. Mas os biscoitos de alfarroba são maravilhosos!
Gostei do bolo com a flor, ficou um marmoreado diferente do normal :)

Andréa Santana disse...

QUERIDA SOFIA,
IR ATRÁS DOS NOSSOS SONHOS E PODER REALIZÁ-LOS MELHOR AINDA, FICO MUITO FELIZ POR VC TER CONQUISTADO ESSA VITÓRIA EM SUA VIDA, SEI QUE A BATALHA NÃO É FÁCIL, MAS SENTIR O GOSTO DA VITÓRIA É MARAVILHOSA.
TENHO CURSO SUPERIOR DE NORMAL SUPERIOR CURSO DE PROFESSORA, MAS O QUE EU QUERO É FAZER NUTRIÇÃO COMO LHE DISSE ANTES. O MEU FILHO FAZ CURSO DE DIREITO, COMO ELE JÁ ESTÁ CRESCIDO ENTÃO VOU CORRER ATRÁS DOS MEUS SONHOS.
O TEU BOLO FICOU LINDO, OS CONTRASTES PERFEITOS!
AS FOTOS ESTÃO MARAVILHOSAS!

TENHA UM FINAL DE SEMANA ABENÇOADO!
BJS ♥

www.sosimplesassim.com.br disse...

LIndo texto, Sofia! Eu também acredito que devemos correr atrás de nossos sonhos.Só assim eles se tornam reais.
Eu ainda não conheço alfarroba, mas gostei do que você falou.Vou ver se tem por aqui.
Bj e um ótimo fim de semana,
Lylia

De cozinha em cozinha disse...

Sofia,
Duramte anos e anos guardei na gaveta da minha escrivaninha uma vagem de alfarroba que trouxe do Algarve, apanhada á beira da estrada num passeio de familia. Durante todo esse tempo o aroma manteve-se, já quanto ao sabor ainda não me rendi, mas quero muito aprender a gostar. Quem sabe se este bolo não vai ser o "gatilho"?
Gostei mesmo muito do teu texto e da fotografia, está linda! Parabéns.
Quanto ao bolo, uma receita tão simples, tenho mesmo que a guardar e quem sabe um dia passo a gostar muito de alfarroba?
Beijinhos

Guloso e Saudável disse...

Olá Sofia,
Lindo texto, gosto muito dos Alentejos e Algarve, pessoas e paisagens.
Também tenho o prazer de conhecer o aroma e o sabor da alfarroba, ainda não consegui adquirir a farinha.
O bolo ficou lindo, adoraria saboreá-lo.
Beijo,
Vânia,

Érica disse...

Ficou lindo o bolo, bem apetitoso.
bjs

Anónimo disse...

Que bom chegar aqui e ver um post fantástico, tão bem escrito. Estavas inspirada :) adorei a viagem da alfarroba. Já eu tenho-a em casa e nunca me decidi a nada, muito por culpa do cheiro da fábrica que andava sempre no ar... pode ser que um dia me surpreenda a mim mesma e experimente. Parece-me ver uma bancada nova por debaixo desse bolinho :) beijinhos. Gostei de te ler.

frango do campo disse...

as tuas palavras fizeram-me lembrar uma fase da minha vida. é incontornável, as boas lembranças ficam para sempre, e as pessoas também, por muitas voltas que a vida dê :) adorei o texto e o bolo :)

RATOLINHA disse...

Já é o 2º bolo de mármore que vejo hoje... chiça... adoro!!!
Mas nunca experimentei essa farinha.
Humm... estou a falhar...
Ficou um espectáculo!!!
beijinhos doces

luci disse...

Que bolo lindo,eu vou procurar a farinha Alfarroba ,bom final de semana beijos

Sabores Autenticos disse...

Sofia
O bolo está divino!
Bom final de semana.
Beijinhos

Susana Antunes disse...

Realmente à coisas que ficam para sempre... ;)
Alfarroba...é uma coisa que eu ainda não experimentei mas tenho imensa vontade de o fazer...
Gostei desta tua sugestão...
Obrigado por partilhares...
Beijinhos e bom fim de semana...

Sonia disse...

Sofia, que lindo post, mais um.
Que bom podermos lembrar e reviver momentos importantes, divertidos, felizes de nossas vidas.
Como você disse há tempo para tudo, mas mesmo com as mudanças podemos lembrar e quase reviver.
Gostei de conhecer detalhes sobre a farinha de alfarroba, eu não conhecia.
Mas, posso dizer que o bolo tem aspecto delicioso, e assim deve ser. Gosto muito de bolo marmorizado.
Como sempre lindas fotos.
Tenha um ótimo final de semana.
Beijos

Lu Westphal disse...

adorei o texto, tocandte e emocionante.
o bolo ficou com aspecto linda. adorei.
parece q foi desenhado o marmore. hehe
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Inês Ginja disse...

Minha linda amiga,
adorei ler o teu texto inicial. Cheia de esperança e sonhos rumaste ao Algarve e de lá guardas boas memórias. A vida é uma aprendizagem e as boas lembranças ficam para sempre no nosso coração.
Devemos sempre seguir os nossos sonhos Sofia!
E que belo bolinho amiga. Come-se com os olhos. Eu adoro farinha de alfarroba (como já sabes) e este teu bolinho até me chega aqui o seu belo aroma, perfumado pelo limão e por esta coisa boa que tu descobriste gostar :)
Muito bom!
Um beijinho minha linda.

Alice disse...

Olá minha linda amiga:)
Aqui está ele, perfeito e delicioso, quase que a emanar o seu delicioso aroma!
Que maravilha de imagens que transmitiste, quase que te acompanhei na demanda pelos sonhos e oportunidades... São experiências como essa que nos fazem mais fortes, que nos constroem e esculpem, deixando para sempre um carimbo a lembrar momentos bem passados e saudades:)
Belo presente que te enviou a tua amiga, cheio de boas lembranças:)
E que bem que o aplicaste, esse bolinho ficou para além de bom, ficou fabuloso!! Pela primeira vez experimentei a farinha de alfarroba esta semana e é mesmo assim como a descreves, deliciosa, com um aroma vibrante e maravilhoso! E é assim que imagino esse bolinho, com um sabor e aroma magníficos!
Já sabes que a receita vai comigo!!:)
Minha querida Sofia, um enorme beijinho e um fim de semana maravilhoso para ti!:)

Dulce Caldeira disse...

Minha doce Sofia, és uma menina cheia de bom senso, adoro ler as tuas palavras:)
O teu bolo está lindo, conseguiste um marmoreado formidável.
Beijinhos e um bom fim de semana.

Anabela Salema disse...

Olá Sofia, consegui viajar ao logo do teu texto. Está lindo !
Adoro alfarroba, quando estou no Alvor, não passo sem comer uma fatia deste bolo.
A tua sugestão é muito original.
Um beijinho e um bom fim-de-semana !
http://ideiasdamoranguetes.blogspot.pt/

Entre tachos e a bimby disse...

Sofia, é muito bom quando conseguimos realizar os nossos sonhos, e quando nos sentimos realizadas na vida, eu sou formada em Biologia pq um dia os meus pais me cortaram as asas e nao me deixaram voar, eu queria ir para a escola de belas artes e eles achavam que isso nao era futuro para ninguem... :( sinto essa magoa em mim,nao posso ainda buscar os meus sonhos pq meus filhos ainda sao muito pequeninos para eu poder fazer faculdade de novo... Enfim... quem sabe um dia!!! Quanto ás amizades... eu tb guardo algumas (poucas mas boas) do meu tempo de estudante...amigas que estao sempre alipara tudo!!!
Quanto ao teu bolo... delicia... fico aqui a imaginar o sabor maravilhoso que nao deve ter!!!

Beijocas

Josy disse...

Minha doce amiga Sofia que lindas palavras e como fico feliz por vc guardar em seu coração belos momentos que ficam em nossa memória e coração por toda uma vida. Emocionante seu post minha amiga e o bolo maravilhoso, ficou lindo. Bjocas. Um excelente final de semana

Anónimo disse...

Esse bolo tem cara de quem quer ser acompanhado por um belo cafe ou cha, que delicia. Flor, estou organizando uma blogagem coletiva de receitas, se vc tiver interesse em participar passa la no blog.

Beijos

www.larissatododia.com

Selene disse...

Que lindo ficou...
Gostei muito
Beijinhos

Hiperica di Lady Boheme disse...

Una vera delizia!!! Bravissima, ciao

Só distração disse...

Que delicia!! cris

M. disse...

Ai que bonito (texto e bolo)!!!
A alfarroba sabe tão bem! Lembro-me de trazer sacos dela das 2 vezes que fui ao Algarve com os meus pais!
A vida é, de facto, feita de fases e de mudanças!
Beijinhos, boa semana!
Madalena

Cristina disse...

Nunca comi, mas o entusiasmo com que descreves o bolo é contagiante. Também quero!!!

Salsa Verde disse...

O bolo ficou lindo e também já ali tenho um saquinho da farinha de alfarroba, para experimentar algumas receitas.
Beijinhos,
Lia.

.:Artes by Gabi:. disse...

Huuuuuum, que delíciaaaaa! :)
Amei o blog e suas receitas!

Já estou te seguindo, me segue tbm?
www.artesbygabi.blogspot.com

Bjs e Deus abençoe!

Gabi :)

Vera Ferraz disse...

Sabes que eu adoro alfarroba? E tenho na lista alguns bolos para fazer mas este vai também para lá! Adoro aquele cheiro e sabor tão particulares da alfarroba!
Bjinhos