segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Chá de Canela

Imagem retirada daqui


A canela é a minha especiaria preferida...coloco em quase tudo...gosto dela porque o aroma é maravilhoso... a cor e o sabor também....enfim, se sabe bem e faz bem, então não pode faltar em nossa casa...conheçam um pouco melhor esta especiaria...


Muito apreciada como condimento, a canela (ou canela de ceilão – Cinnamomum verum) tem várias propriedades medicinais, entre elas, inibe a falta de apetite, melhora perturbações digestivas como as cólicas mais leves, melhora a flatulência (gases) e dá uma sensação de plenitude gástrica. 


Chá de Canela
  • 0,5 a 2 g (de uma a quatro colheres de café) de cascas de canela
  • 150 mL (uma xícara de chá) de água


Modo de Preparo:

É necessário fazer uma decocção com a casca da canela para extrair os princípios ativos. Neste caso, ferva a casca da canela em água por cinco a dez minutos.


Posologia:

Beber uma chávena de chá de duas a seis vezes ao dia.




Cuidados

  • Gestantes não devem ingerir o chá de canela – abortivo
  • Podem ocorrer reacções alérgicas na pele.

Informação retirada daqui




Benefícios...


A árvore da canela é a que oferece este maravilhoso condimento, que é usado em sobremesas, comidas e doces. É muito conhecido o chá de canela, que no México é consumido em grande quantidade. Além disso, também serve como ingrediente para molhos e seu uso é muito estendido no continente asiático. Mas falemos um pouco a respeito dos beneficios da canela na medicina.
Os benefícios da canela encontram uma área de ação perfeita na prevenção e tratamento de doenças. Por exemplo, ela é altamente efetiva tanto em gripes ou doenças da pele como o acne. No referido à primeira, existe um remédio caseiro com canela: um copo de água morna com canela e um pouquinho de pimenta e mel. O acne pode tratar-se aplicando um pouco de canela junto com suco de limão nas áreas afetadas da pele.
Também os usos medicinais da canela são úteis para problemas digestivos; estimulando a digestão e removendo flatulências. Além disso, aplica-se para tratar o mal hálito como refrescante bucal.
As pesquisas científicas tem demostrado que a canela pode diminuir o colesterol e ajudar às pessoas que padeçam diabete Tipo 2. Prevê infecções e ajuda com a dor da artrite, a leucemia e serve como anticoagulante.
Existem três tipos de compostos que estão por trás das propriedades medicinais da canela. O primeiro é o acetato de cinamilo, álcool de cinamilo e cinnamaldehyde (que é o composto da canela que lhe dá o seu cheiro e o seu sabor). E finalmente, é importante destacar a composição mineral da canela, que consiste em fibra, ferro, cálcio e manganésio.

Texto retirado daqui



Propriedades...

Imagem retirada da net
A canela estimula o sistema gastrointestinal, circulatório e respiratório, tendo acção revigorante sobre o organismo. Sempre foi utilizada para combater vários problemas gastro-intestinais como flatulência, perda de apetite, diarreia, parasitas e espasmos intestinais.
Aquece o organismo, sendo muito útil para tratar gripes, constipações e febres, é antibacteriana das vias respiratórias, ajudando a aliviar alguns tipos de asma, afrodísiaco, antiespasmódico, muito aconselhado no tratamento de dores menstruais, dores de cabeça, vómitos, mau hálito, pés e mãos frias.
É ainda antifúngico, sendo recomendada no tratamento da candidíase. Investigações recentes comprovaram que a canela ajuda a baixar o açúcar no sangue sendo recomendada em alguns casos de diabetes tipo 2. Na Índia era recomendado como anti-conceptivo feminino. O óleo essencial tem propriedades anti-fúngicas e anestésicas, sendo eficaz em massagens diluído num óleo base para dores reumáticas, arterite e dores musculares.

Texto retirado daqui 

11 comentários:

Felismina disse...

Boas dicas, obrigado por partilhares...Eu tal como tua gosto muito de canela!

Bjs.

NATÉRCIA disse...

Sofia, o que eu aprendo aqui no teu cantinho...um beijo e uma boa semana.

ameixa seca disse...

Curiosamente gosto pouco de chá de canela, embora adoro utilizá-la noutras coisinhas :)

Nárwen disse...

Adorei este chá. Tiveste uma excelente ideia...ainda hoje devo experimentar esta tua receitinha.

Bejinhos

Andréa disse...

ÓTIMA DICA SOFIA,ADOREI O POST!
EU TAMBÉM AMO CHÁ DE CANELA O CHEIRINHO PELA CASA FICA BOM DEMAIS!

TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
BEIJÃO....

paula MARIANA disse...

Um chá muito apreciado aqui em casa e a canela utilizada em mil e uma coisas pois adoro o seu sabor, obrigada pela partilha Sofia

beijinhos e boa semana para ti!!

Ginja disse...

Adoro chá de canela, é tão bom! Temos gostos em comum, os coentros e agora a canela, também a minha favorita no ramo das especiarias! O fim-de-semana foi bom? Espero que sim.
Um beijinho e boa semana.

paty disse...

Sofia, chá de canela deve ser muito bom e eu vou gostar com certeza pois sou adepta da mesma, e penso que a mim deve fazer-me bem, pois eu sei os benefícios dela a nível de saúde...Adorei as tuas dicas e irei experimentar :))Beijinho grande e continuo a recuperar bem.. :))

saboracasa disse...

cá em casa também se usa muito a canela! É uma especiaria muito portugesa.
Obrigada pela curiosidade

Elsa disse...

Olá Sofia, obrigada por partilhares estas dicas, para mim foram muito úteis.
Beijocas

Carla Sousa disse...

Chá de canela nunca bebi, mas gosto muito de utilizar canela nas sobremesas. Obrigada por partilhares estas informações. Dão sempre jeito. Vivendo e aprendendo. bjs