sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Massa Espiral à Camponesa


Esta foi daquelas refeições que era para ser uma coisa e, devido a motivos de força maior, teve de se tornar outra...era para ser um arroz com legumes e teve de ser feito com massa...quando a iniciei pensava que teria arroz em casa, mas não tinha que chegue (sabem que com as obras lá em casa não é fácil ter tudo em dia como queria)...tinha lá esta bela massa espiral que tanto gosto...e foi assim...ainda tive receio pois só dei conta do lapso quando já estava tudo pronto para receber o arroz...mas acreditem no que vos digo...há coisas que mudam mas nem por isso se tornam piores, pelo contrário, muito melhores!!
Na nossa vida passamos todos os dias por esta e aquela situação que nos levam a agir e a reagir...por vezes queremos uma coisa, e ela não se realiza da forma que idealizámos, ficamos por vezes arrasados, tristes ou sem rumo... no dia a dia, não se trata de ter arroz ou massa, eu sei, trata-se de olhar além e ver com clareza, pois por vezes uma solução bem melhor está mesmo à nossa frente e nem demos por ela...

Ingredientes:
...Serve 2

500gr massa espiral
1 courgette pequena (sem casca)
1 cenoura
1 alho francês (sem rama)
1 cebola
2 dentes de alho
80 gr de chouriço (ou na quantidade desejada)
5 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 colher de chá de oregãos
Sal e pimenta preta


Preparação:

Lave e corte os legumes em finas rodelas. Reserve.
Num tacho coloque o azeite a aquecer e a cebola e o alho picados. Deixe refogar em lume médio.
Quando a cebola estiver transparente, junte a courgette, a cenoura e o alho francês. Deixe cozinhar uns 12 minutos, mexendo de vez em quando. Depois de vir que está bem apurado, junte o chouriço em pedacinhos e deixe fritar só um pouquinho.
De seguida junte a água, apenas na quantidade necessária para cozer a massar, ou seja o necessário para a cobrir, não mais que isso.
Quando ferver junte a massa, deixe cozer uns 7-8 minutos (mais ou menos) até ver que está "al dente". Talvez seja necessário mexê-la de vez em quando e se vir que é necessário, coloque mais água, mas só o suficiente para ela não estar a cozer em seco.
Um pouco antes de a apagar junte o sal, pimenta preta moída no momento e oregãos.
O molho terá de ficar consistente e não "aguado".
Sirva para um recipiente mas sem escorrer a massa.





Deliciem-se...simples...ou a acompanhar o que mais gostarem...!!

Bom apetite!


Nota: Queria que soubessem que a dificuldade em publicar foi imensa, há uma semana que não consigo publicar, nem editar...realmente o problema do blogger continua...hoje como é 6ªfeira, secalhar resolveu dar uma folguinha aqui ao meu blog...não sei, mas quero que saibam que vos tenho visitado conforme posso, e continuarei a fazê-lo...aqui no meu blog as postagens serão mediante o que for possível...Peço desculpas, mas não está fácil...


Desejo-vos uma excelente fim de semana, sejam felizes e aproveitem da melhor forma...este friozinho é bem bom para ficar em casa, no relax...no quentinho...já só apetece é meiinhas nos pés e a bela da mantinha  por cima...a lareira acesa...o chá quentinho...enfim, disfrutem do que esta linda estação tem de melhor...

...e não se esqueçam que o horário de Verão vai de férias e vem o de Inverno...na noite de sábado, toca a atrasar o relógio uma hora...dormir bem essa hora extra e preparem-se para ver os dias a "minguar", como se diz nas aldeias...é altura da apanha da azeitona, de assar umas castanhas, de provar a "água pé" e de comer umas belas comidinhas reconfortantes...estamos no Outono.

16 comentários:

Andréa Santana disse...

OLÁ QUERIDA SOFIA TUDO BEM?
MAS QUE BELA MASSA,AQUI EM CASA COMEMOS MASSA PELOS MENOS DUAS VEZES POR SEMANA,AMEI A TUA RECITA!

BEIJÃO E ÓTIMO FIM DE SEMANA!
ANDRÉA....

Gina acasadagigis disse...

Sofia,

No fundo tudo se resolveu como costumo dizer " quem não tem cão caça com gato " eheheh , bom fim de semana!

O que é que se come aqui? disse...

Que rica massinha :)

Bjokas e bom fim de semana.

saboracasa disse...

bem verdade! por esse motivo devemos estar bem atentos a tudo o que nos rodeia e aproveitar ao máximo.

à tua dificuldade em postar - já tentaste passar um anti-virus deve ter haver!

bom fim de semana e bom descanso no quentinho dos cobertores :)

São Ribeiro disse...

UMA PRATO DE MASSA LINDO E BEM APETITOSO.
BOM FIM DE SEMANA
BJS

Xana Bértolo disse...

Amiga tens mesmo muita razão no que dizes, somos tão renitentes à mudança, e por vezes ela é bem melhor, só que o medo do desconhecido é mto grande... Olha a minha vida já deu tantas mas tantas voltas, que já aprendi um pouco a aceitar o que se vai passando, e tento aprender qq coisa com o que é menos bom...
A massinha está fabulosa. Não estou a perceber pk tens dificuldade em postar, houve aí uns problemas com o pessoal que tinha as password gravadas do mail no pc. Não sei se será esse o caso, experimenta mudar a password e não a gravar no pc.
beijinhos e bom fim-de-semana

Inês Ginja disse...

Sofia, já estava com saudades de passar por aqui! E como estão as obras da tua cozinha? Espero que já não falte muito. Olha, essa massinha está uma delicia! Acho que ainda bem que faltou o arroz. É realmente assim, às vezes planeamos uma coisa e acaba por sair algo totalmente diferente mas muito agradavel. Não sabia que estavas a ter problemas com o blogger, que seca, espero que tudo se solucione. Um bom fim-de-semana minha querida, com mantinhas, cházinhos e pés quentinhos!
Um beijinho.

Sofia.Lopez disse...

Muito obrigada a todas pelas vossas palavras, fico muito feliz! Em relação à receita, acreditem que ficou registada e na próxima vez, mesmo que haja arroz, faço assim :)

Os problemas com o blogger não tiveram qualquer explicação, pois retirei tudo o que havia de ícones, nem eram quase nenhuns e estive uma semana sem conseguir aceder a nada..Paula e Xana, obrigada pelas dicas, realmente fiz tudo o que foi feito em outros blogs e hoje ainda não falhou...vamos ver :)

Beijinhos para todas! :)

Dulce Caldeira disse...

Olá Sofia, em relação ás tuas dificuldades em postar, gostaria muito em poder-te dar alguns conselhos, mas realmente daquilo que fiz no meu blogue quando tive problemas , ao que nos dizes também tu já fizeste.
Gostei muito do teu post, vejo que és uma pessoa com muito bom senso.Quanto à massa acho que se saiu lindamente, uma delicia!
Beijinhos e bom fim de semana.

DONA DE CASA TRABALHA SIM disse...

Sofia

Eu adoro massa!
Se pudesse comeria todos os dias.
Tenha um lindo e abençoado sábado.
Beijos pra você.

Silmara
www.casaefogao.blogspot.com

Raquel Alabaça disse...

Eu estive 10 anos na mesma equip com colegas super fantásticos, aí deu-se a mudança e desmancgharam a minha equipa, a equipa que eu construi do inicio. Fomos separados e mudamos de direcçao, acredita que foi dificil, mas desde essa altura que encaro a mudança muito melhor. E hoje reconheço que teve aspeectos positivos, mas tenho muitas saudades daqueles 10 anos que passámos todos, pelo menos ficou a amizade.

A tu refeição ficou óptima.

bjs

Pauluxa disse...

Olá Sofia,
Vim conhecer o teu blogue e dou-te os meus parabéns, tens refeições muito saborosas e informações muito úteis. gostei mesmo.
Obrigada pelas tuas partilhas e já agora tens uns gatinhos lindo.
Beijinhos e bom fim-de-semana

Anónimo disse...

Simples e boa, como se quer e eu gosto. Beijinhos e até já

Natália Eleutério disse...

Os pratos de massa são muito vers´steis, adorei, bjs.

O Barriguinhas disse...

Gosto tanto de massa e esta está mesmo a pedir uma grafada hehehe. Bjs. Lucia

Sofia.Lopez disse...

Muito obrigada a todas pelas vossas palavras tão simpáticas!
Beijinhos para vocês :)