terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Bolo de Tâmaras e Frutos secos



Bom dia alegria!!

Queria que soubessem que este passou a ser um dos meus bolos preferidos...por várias razões...pelo sabor, a cor, a textura...pelo  facto de ser um bolo verdadeiramente delicioso...

...pela sua simplicidade que depois de sair do forno se transforma em algo sublime e que nos faz fechar os olhos em cada dentada e sentir o crocante, envolvido numa massa que se derrete lentamente...Hmmmmmmmmmmmmmm

Com um chá, um copo de leite ou simples.
Experimentem, é este o meu conselho! (de quem vos quer bem!)

Ingredientes:

1 iogurte natural (usei açucarado)
3 copos e meio de farinha com fermento
2 copos e meio de açúcar amarelo
1 copo de óleo vegetal
5 ovos
Nozes q.b.
Avelãs q.b.
(100 gr de cada, aproximadamente)
2 colheres de chá de sementes de papoila
2 colheres de café de canela
10 Tâmaras

Preparação:

Separe os ovos e bata as claras em castelo bem firme. Reserve.
Junte o iogurte e o açúcar às gemas e envolva muito bem. Vá acrescentando a farinha aos poucos, mexendo sempre. Junte o óleo e envolva tudo muito bem (eu costumo utilizar a batedeira durante pelo menos uns 7 minutos para a massa ficar bem ligada).
Acrescente a canela, as sementes de papoila e as tâmaras cortadas em pequenos pedaços. Mexa bem.

Numa frigideira anti-aderente coloque as nozes e as avelãs picadas grosseiramente. Deixe dourar durante uns minutos até libertarem os odores (hmmm e cheiram tão bem!).

Junte os frutos secos à massa. Envolva bem.
Por último envolva as claras em castelo, aos poucos e muito delicadamente, com o movimento circular, de baixo para cima (de forma a deixar a massa com algum ar).

Forre um tabuleiro (30x20) com papel vegetal e verta a massa. Decore com nozes e avelãs.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante uns 30 minutos.
Ao fim deste tempo faça o teste do palito.
Corte em cubos.




Sirva-se e delicie-se...





Bom apetite!


19 comentários:

Beth Martins disse...

Hummm.... agora salivei amiga este bolinho é fantàstico, adorei, parabens!

beijinhos

Susana disse...

Sirvo-me já desse cubinho. Simples. Até porque gosto de saborear bem sem misturar outros sabores. Gostei da receita e confesso que fiquei com vontade de experimentar.

Beijinhos

Carminha Lyra Andrade disse...

hummmmm..... que delicia!
arrasou

Tem sorteio la no blog... Passa por lá :)

Cidália disse...

Com a descrição que fizeste fiquei com água na boca!
Beijinhos

Ana Rita Marreiros disse...

Hummm é sem duvida apetitoso!!!

Bjokas
Rita

Viciante disse...

Olá!

Confesso que não gosto de tâmaras, mas este bolo tem um óptimo aspecto! parabéns!

Bjs

Sabor&Arte disse...

Este bolo deve estar ótimo uma delícia!!!
Beijos.

Luisa Alexandra disse...

O interior desse bolo está mesmo uma maravilha!

paula disse...

Esta mesmo tentador, e boa sugestao para aproveitar os frutos que restam das festas. beijinho

M. disse...

Ai que quadradinho mais lindo e apetitoso!!! Estou convencidíssima, vou fazer!!!
Beijinhos, boa semana!
Madalena

Sara Ramos disse...

Oh Sofia, então com descrição que fizeste como podemos resistir.
Depois de ver a descrição do bolo ui ui!! :D
Ficou divino, este fica-me na memória para fazer! Tenho é que comprar tamaras.
beijocas

Anónimo disse...

Isto é um luxo de bolo. Com os meus ingredientes top para execução de bolos.
beijinhos

Natércia Ramalho disse...

Sofia, esse bolo fez eu ficar de olhos em bico e eu não posso comer tanto doce desde o Natal que não faço um bolo é uma grande fineza não achas?
Um beijinho e resto de uma boa semana:))

Andréa Santana disse...

SOFIA MINHA DOCE E QUERIDA AMIGA,
ESTE BOLO ME FEZ SALIVAR, IMAGINO O SABOR E O AROMA DESTA DELÍCIA, FICOU LINDO!
QUANTO A SUA PERGUNTA, A RECEITA SÓ VÃO 3 OVOS MESMO, AS VEZES FAÇO COM DOIS E COLOCO UMA COLHER DE AMIDO DE MILHO MAS QUANDO UTILIZO 3 OVOS INTEIROS COMO NA RECEITA DE HOJE O COCO DÁ A CONSISTÊNCIA.
OBRIGADA POR SEU CARINHO E COM SEUS COMENTÁRIOS FICO MUITO FELIZ COM A SUA VISITA AO MEU BLOG!

FICA COM DEUS, BJS...♥

Sofia.Lopez disse...

Muito obrigada a todas pelos vossos comentários tão simpáticos ;)

Este bolinho é uma delícia, mas para quem não aprecia as tâmaras poderão fazer mesmo sem elas, fica um bolo bem guloso na mesma :) os frutos secos ficam bastante crocantes e as sementes de papoila ajudam à festa!
Beijinhos para todas! :)

Inês Ginja disse...

Sofia, e eu que estou com apetite a esta hora!! Ninguém diria. Adorei o bolinho que tive o prazer de ver em primeira mão e vou fazer de certeza :) Adoro tâmaras com nozes e só pode ser delicioso amiga. Vou-me servir entretanto daquela fatia ali a jeito.
Um beijinho.

Josy disse...

Sofia minha doce amiga, que me enche de elogios carinhosos, e eu nem sei o que falar, diante da visão desse bolo, o que falar para uma rainha na cozinha, no capricho e ao mesmo tempo na delicadeza desse bolo. Adoro tâmaras, frutos secos, e amiga, digo-lhe sinceramente, esse bolo só pode ter ficado delicioso, e vou colocar em prática, se achar as tâmaras, pois é um pouco dificil encontrá-la e eu adoro tâmaras. Queria seu uma feiticeira e roubar essa fatia que está a olhar a judiar de mim rsrsrs. Amei, amei,amei...bjocas

Gina acasadagigis disse...

Gostei muito da sugestão, o bolo parece-me delicioso, bjs

MissB disse...

Hummmm que bolo maravilhoso! Deve ter um gostinho fantástico, adorei!

Beijinhos