terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Arroz com Ervilhas e um desafio


Bom dia!

Hoje trago uma sugestão e respondo a um desafio que me foi pedido pela Viciante e pela Tixa. Não coloco o selo por motivos de spam. Ontem apanhei um valente susto pois o meu blog desapareceu da blogosfera...sim, a minha cozinha teve um "chelique" e por momentos foi parar ao espaço...mas aqui a vossa amiga não deu tréguas e foi recuperá-lo...ufffaaa! Os problemas do blogger estão a "azucrinar" o juízo das blogueiras mas acho que deve ser passageiro, pelo menos assim o espero!

Música preferida:
Tenho várias...mas uma que me acompanha e me faz sorrir...Mafalda Veiga "Cada Lugar Teu"

Sobremesa preferida:
Leite creme e todos os docinhos com natas...

O que me tira do sério:
Mentira, pessoas arrogantes e mal educadas...e outras coisas mais.

Quando estou chateada:
Nota-se bem...

Animal doméstico preferido:
Gato...ah e também a minha piriquita!

Preto ou branco:
Zebra ihih

Maior medo:
Perder quem mais amo, a minha família

Atitude quotidiana:
Viver com um sorriso nos lábios e no coração

O que é perfeito:
Só Deus

Culpa:
É um sentimento que corrói

Sete factos aleatórios sobre mim:
1- Amo a Deus e a minha família
2- Determinada
3- Amiga
4- Sincera
5- Gosto muito de passear com o meu namorado, fazer caminhadas no campo e ir à praia
6- Gosto muito de rir e de umas boas gargalhadas
7- Gosto de cozinhar e partilhar (esta já todas sabiam...eheheh) e de comer bem :)

Só para concluir o desafio...10 blogues, mas só aceitam se assim o entenderem :)



Bom vamos à receitinha...



Lindo e verdinho...este arroz com ervilhas acompanha deliciosamente qualquer prato, seja carne ou seja peixe. Ele é simplesmente um óptimo companheiro para todas as ocasiões...é arroz e basta! :)

Ingredientes:
Serve 4...

2 copos de arroz
4 copos de água quente
2 chalotas (ou cebola)
1 dente de alho
3 colheres de sopa de azeite
200 gr de ervilhas
1 cubo caldo de galinha
Sal

Preparação:

Pique as chalotas e o dente de alho e refogue em azeite durante alguns minutos, mexendo sempre.
Junte o arroz e deixe fritar, mexendo para não queimar.
Quando vir que o bago do arroz deixou de estar transparente, adiccione a água e mexa para tirar a goma ao arroz.
Tempere com sal e junte um cubo de caldo de galinha.
Quando levantar fervura não mexa mais e tape o tacho, baixe o lume para o mínimo e deixe cozer durante uns 10-12 minutos, aproximadamente.
Quando vir que a água já evaporou toda pode apagar o lume.

Se preferir pode fritar o arroz somente em azeite.

Acompanhei com pescada no forno...estava delicioso!!




Bom apetite!




"Quando a maioria das pessoas pensa em ervilhas, lembra-se delas como o alimento que “adoravam detestar” quando eram crianças, ainda que fossem extremamente divertidas de brincar no prato durante as refeições. Contudo, muitas destas crianças ao tornarem-se adultos ganham um renovado apreço por este delicioso e vibrante alimento, devido ao seu maravilhoso sabor e textura. Existem normalmente dois tipos de ervilhas que são consumidos, a ervilha-torta, sendo utilizados o grão e a vagem, e também a ervilha de debulhar, que como o nome indica, apenas permite o consumo do grão..."


Eu fui uma dessas crianças...nem as podia ver à frente! 'Tadinhas das ervilhas, nunca as quis nem sequer entendia como alguém podia gostar "daquilo"...
Mas como a maioria já sabe, os nossos gostos vão mudando, alteram-se com o tempo e na idade adulta poucos são os alimentos que ficaram mesmo na lista de "não gosto!"...


As ervilhas são muito ricas em vitaminas e minerais e trazem imensos benefícios para a nossa saúde :

Afecções Cardíacas
Transtornos do Sistema Nervoso
Gravidez e Lactação
Diabetes

Texto e informação retirados daqui


27 comentários:

Viciante disse...

Olá!

Gostei de aprender mais algumas coisas sobre ti! E também gosto muito dessa música!

Ah, e também gosto muito de arroz de ervilhas! Faço a acompanhar uma série de coisas, porque acho muito saboroso!

Que horror, nem imagino o que será se o meu blogue desaparecer da blogosfera! :) Ainda bem que aqui estás!

Bjs

Sofia.Lopez disse...

Olá Viciante! :)
Obrigada pelo convite e pelo comentário :) Arroz de ervilhas é sempre bem vindo lá em casa! :)

EM relação ao blog desaparecer...foi um grande susto! O meu conselho é guardar sempre as publicações num ficheiro no computador, eu já o faço desde o início...mas só não consigo ficar com os comentários...mesmo sabendo que "conseguia" recuperar, deu para apanhar um valente susto...
Beijinho

Sabores Autenticos disse...

Olá Sofia
Esse arroz com tão bom aspeto já dava para o meu almoço.
Beijinhos

Andréa Santana disse...

QUERIDA SOFIA,
PRIMEIRAMENTE OBRIGADA POR SE LEMBRAR DE MIM NO DESAFIO. GOSTEI MUITO DAS SUAS RESPOSTAS, DEUS VEM EM PRIMEIRO LUGAR EM TUDO, MUITO BEM RSRS.
PARA MIM TBM, DEUS, FAMÍLIA E AMIGOS NÃO PODEMOS VIVER SEM ELES.
TEM MUITOS BLOGS SUMINDO, MAIS DEPOIS VOLTAM, PODE ACONTECER COM QUALQUER UM,ISSO TÁ FICANDO MUITO CHATO, NÃO É?
AMEI A SUA RECEITA, O MEU FILHO GOSTA MUITO DE ERVILHA VOU FAZER ESTE ARROZ PARA ELE.

FICA COM DEUS! BJS..♥

Alice disse...

Olá Sofia!
Como é que o teu blog desapareceu?? Nem sabia que isso pode acontecer!
Gostei de ler o teu questionário e também sou fã de gatos:)
Esse arroz está com um aspecto delicioso, por aqui também o faço muitas vezes:)
Beijocas

Sofia.Lopez disse...

Obrigada querida!por tudo... Espero que o teu filho goste, este arroz é bem simples e delicioso:)

É verdade, a situação está complicada...só espero que passe rápido!!
Beijinho!:)

Sofia.Lopez disse...

Olá Alice :)
Pois é, fiz um refresh da página principal do blogger - o painel - e em vez de me aparecer novamente a mesma, apareceu uma mensagem a dizer que o google tinha removido o meu blog...depois segui os passos que eles referem nessa página e lá consegui reaver tudo...mesmo indo só ao link do meu blog dizia que tinha sido removido...

Obrigada pelo teu comentário e simpatia! Os gatos são animais fantásticos...
Um beijinho ;)

Sofia.Lopez disse...

Muito obrigada Lurdes :)
Beijinhos

MissB disse...

Ai adoro arroz de ervilhas, tão simples e tão saboroso! *.*

Autora do Blog disse...

Sofia,

O arroz ficou com um aspecto maravilhoso.
Gosto imenso.


Bjnho

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Sabor&Arte disse...

Está com muito bom aspecto, cá em casa gostamos muito deste arroz!
Beijos.

Anónimo disse...

Um bruto arrozinho!:)
Pois eu tirei o selinho pelos mesmos motivos.
Gostei do zebra lol
beijinhos

Mónica Silva disse...

Sofia minha querida para mim tem de ser sem ervilhas, não gosto de bolas verdes eheheheh

Beijinho

Susana Antunes disse...

Eu adoro arroz... de todas as maneiras e feitios...
Não dá para mentir... sou arrozodependente... ;)
Arroz de ervilhas... simples... colorido... saudável... e saboroso...
Perfeito...
Obrigado por partilhares...
Beijinhos e boa semana...

Natércia Ramalho disse...

Sofia obrigada por te lembrares de mim no desafio depois eu faço...gostei aliás amei a tua receita como sempre parece que tens mãos de fada.Um beijinho muito grande e um resto de semana muito maravilhosa com tudo de bom tanto como desejo para mim!!!

Dulce Caldeira disse...

Não acredito que esteja a comentar:))))
Sofia, minha linda, finalmente aos fim de muitas tentativas, parece que estou a comentar.
A imagem do teu arroz está formidável, também é dos meus referidos.
Parece que andamos em sintonia ;)
Beijocas.

Carla Sousa disse...

Tb tenho este desafio para responder. Amanhã já trato disso. Já fiquei-te a conhecer um pouquinho mais. Agora fiquei apaixonda por estas ervilhas. A foto está do melhor, até aprecia que as ervilhas estavam mesmo aqui à frente. Na minha casa come-se muito disto, por norma não junto caldo de knorr, mas deve dar um saborzinho bom. Costumo por coentros, mas eu tenho a mania de por coentros em tudo. bjs e já sei que qd te zangares comigo eu vou notar.

Inês Ginja disse...

Eu sou bastante arrozeira amiga! O meu favorito é mesmo o de grelos, mas este arroz de ervilhas é o que mais fazemos cá em casa. Ficou lindo, bem soltinho, e acompanhou bem aquela pescadinha! Isso é que não poderia acontecer, o teu blog perder-se! Ainda bem que já está tudo resolvido :)
Olha, eu não participo neste tipo de desafios, espero que compreendas (e pelo que já falamos, já sabes muitas das que seriam as minhas respostas), mas obrigado por pensares em mim. Gostei de ler os teus pensamentos.
Um beijinho (e sim, o bolinho estava fantástico!!).

regina disse...

Que belo arroz! Adoro arroz de ervilhas.
Parabéns pelo teu cantinho :)
Beijinhos

Josy disse...

Sofia querida eu em criança era exatamente como tu, odiava ervilhas. Aquelas bolinhas verdes e sem graça a rolar pelo prato, tinha raiva delas pois se não as comia era chinelada na certa kkkk. Hoje as entendo, essas pequeninas bolinhas verdes tão incompreendidas e tão deliciosas, e as como com prazer e feitas assim ao arroz, é uma gostosa refeição. Gostei. Ao seu desafio, claro que vou participar, gosto de desafios, e algumas características suas, as tenho também, é muito bom conhecer as pessoas amigas um pouquinho mais,bjos e obrigada pelo convite que aceito com o maior prazer.

Sara Ramos disse...

Olá miga! :)
Gostei de ler o teu questionário, tenho que tratar de responder ao meu. hehe. :)
O teu arrozinho está muito bonito. Sabes eu não vou muito à bola com ervilhas (excepto em alguns pratos) mas até era capaz de provar hehe.
Beijinho

Unknown disse...

Gostei de saber um pouco mais sobre ti...
O teu arroz ficou um espanto, soltinho e de aspeto delicioso!

Beijinhos

Selene disse...

Ficou lindo. Adoro a cor, dá vontade de comer.
Beijinho

Vera Ferraz disse...

Sofia, não anda fácil comentar os blogs.... às vezes desespero e desisto... Obrigada por te lembrares de mim no desafio! É engraçado, é o primeiro (o blog é novito ainda ☺)
Essa receita podia ter sido feita por mim porque adoro ervilhas!
Bjinhos

Gina acasadagigis disse...

Olá,

Realmente ontem tentei comentar mas dizia que o blogue não existia :( , ainda bem que tudo se resolveu. Gostei de conhecer um pouco mais de ti, bjs

São Ribeiro disse...

POR ACASO NÃO TENHO TIDO PROBLEMAS MAS TAMBÉM JÁ FIZ O BACKUP DO MEU BLOG NO DOMINGO.
AMANHA A VER SE RESPONDO AO TEU DESAFIO.
GOSTEI MUITO DO TEU ARROZ ,FICOU UMA DELICIA.
BJS

Xana Bértolo disse...

Que aspecto maravilhoso o teu arroz, se bem que ervilhas não é cmg, tás a ver os putos? a escolher as ervilhas do arroz?? assim sou eu... lol
Obrigado por te lembrares de mim querida, já não participo desafios há uns tempos, vou tentar responder a este :)
um beijo