sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Algo reconfortante...

 Ontem, como a maioria reparou, choveu intensamente na maioria do território português, as nuvens  negras encheram os céus e desabafaram com a terra...deitaram cá para baixo o que lá estava a mais... quem está de férias, de certeza não achou muita piada...quem está a trabalhar, como eu, só queria que as horas passassem para ir depressa para casa...era mesmo um dia em que apetecia muito estar em casa, longe da tempestade. E foi assim, cheguei a casa, calcei umas meias e umas pantufas...tinha os pés fresquitos (ainda de chinelos..), e pensei...o que é que me sabia mesmo, mesmo bem agora...?... Sopas de leite!!

...Sim, sopas de leite!
Não sei se alguém conhece, ou se alguém é  como eu, muito apreciadora... mas foi isso mesmo que eu fiz! Tenho a certeza que a geração de 70 e 80 conhece bem...
Com a ajuda da linda curiosidade do meu sobrinho, que ficou bastante intrigado quando me disse..."sopas de leite?" ele, com os seus pequenos, mas "grandes" 5 anitos, pensou, nunca ouvi falar em sopa que levasse leite...lol mas claro, foi logo ver o que era... e eu, tipo programa de culinária, a explicar o passo a passo...
... Esta sugestão é muito simples, mas de grande importância para mim, porque me leva à minha infância... aos pequenos-almoços em família, quando ia para a escola e ainda era de noite... pois quando me levantava  só se ouvia chover...lembra-me que só a minha mãe as faz mesmo no ponto...ou seja, é aquele "miminho" reconfortante...as sopas de leite dão-me, além de um momento de conforto bem quentinho, um delicioso sabor único cheio de boas memórias :)

Abra um pão e barre com um pouquinho de manteiga... agora desfaça-o em bocados grosseiros e coloque dentro de uma taça (tipo de cereais)...Coloque por cima leite quente a gosto. Ponha 1 colher de sopa com café (tipo Brasa ou Pensal) e um pouco de açúcar a gosto. Leve a aquecer mais um pouco no microondas...e está pronto... fez as minhas delícias, de meias nos pés, bem quentinha no sofá a ouvir chover...! Quem não molhava o pão no leite quando era criança?...É isto, mas come-se à colher :)






16 comentários:

Isabel Salvador disse...

E que belas sopinhas de leite amiga, tchiiiiiiii á tanto tempo que não como....bjokinhass

Ana Rita Marreiros disse...

Ena pá as lembranças boas que eu tenho de uma taça com esse paozinho quentinho!!!Incrivel que foi mesmo comida de criança pk nunca mais comi!!!

Bjoka
Rita

Receitas para a Felicidade disse...

Adoro sopinhas de leite amiga e fazia as minhas delicias em miúda mas em vez do café coloco canela e sabem tãoooo bem hummmm,

beijokas e bom fim de semana!

Anónimo disse...

Bem vinda ao clube, também sou do tempo das sopas de leite com café... e que bem que elas me sabiam. Na zona onde cresci eram chamadas de "migas" .O café era comprado ao peso e moído na hora na loja. Fazia-se na cafeteira e era colocada uma brasa lá dentro para o pó assentar. Bem bom. Há tempos fiz para partilhar com as princesas da casa mas não apreciaram muito. Boa lembrança Sofia :)

paty disse...

Hummmm, que coisa boa e comi tantas vezes tal como tu disseste antes de ir para escola, tantas recordações me traz estas sopinhas,bons tempos...Deste uma boa sugestão e um dia destes vou fazer de certeza :))
Beijinhos amiga e bom fim de semana!

Dulce Caldeira disse...

Que bela recordação, apesar de nunca as ter comido, não suportava o leite quente nem morno, a unica maneira de as comer era com Tofina ou Brasa, claro eram sopas de café e não de leite, leite só gostava dele bem fresco quer fosse Verão ou Inverno.
Beijocas e bom fim de semana.

Lina disse...

Olá, Sofia!Gostei muito da tua descrição, senti-me também reconfortada, embora não goste de leite, vejo muitas vezes o meu marido a fazer estas sopinhas!Belas lembranças!
Beijinhos

Anónimo disse...

Desconhecia, mas deve ser bom, como papas.
Beijinhos

Sofia.Lopez disse...

Belinha, obrigada amiga, tens de voltar a fazer, heheh :) Beijinho!

Rita, eu continuo a comer, mesmo por isso, traz boas lembranças e sabem muito bem...!Tens de fazer e recordar... :) Beijinho!

Mariana, que óptima a tua sugestão amiga, com canela deve ser maravihoso,da próxima vou experimentar assim..costumo por canela, mas nos corn flakes...
Beijinho!

Fraldinha, já tinha ouvido falar nessa técnica da brasa, mas nunca vi ninguém fazer...belas relíquias estas :) As princesas secalhar apreciam mais o Nesquik hehe tenta, pode ser que gostem...Beijinho!

Paty, é tão bom relembrar...o tempo voa e voltar atrás em pensamento e sabores sabe tão bem...! Beijinho grande amiga

Duxa, a minha mãe faz como tu dizes, só com café! e faz com broa de milho...o leite frio sabe bem, mas só no Verão :) Beijinho!

Lina, fico feliz que tenhas gostado e que te tenha trazido boas lembranças... tenta só com café, como a Duxa sugeriu, pode ser que possas fazer companhia ao marido nas belas sopas... :) Beijinho!

Tixa, o pão fica demolhado no leite e depois forma "tipo" umas papas...é muito bom, experimenta :) Beijinho

Élia disse...

Olá, tmb adoro sopas de leite, mas com o pão sem manteiga e com nesquik,hum.
Obrigado por seguir o meu blog ainda não conhecia o teu, mas gostei e vou seguir tmb.
Bom fim de semana, bjs

Sofia.Lopez disse...

Élia,
Obrigada pela tua visita e simpatia :) Gostei da tua versão, com Nesquik fica bem de certeza :)
beijinhos e bom fim de semana!

Andréa Santana disse...

OLÁ QUERIDA SOFIA!
NÃO CONHECIA ESTA RECEITA, MAS FOI FEITA COM TANTO CARINHO QUE ME DEU ÁGUA NA BOCA!

BEIJINHOS.......

Ana disse...

Os pratos que nos fazem lembrar ganham um sabor ainda mais especial :)

Beijinhos

Sofia.Lopez disse...

Andréa e Ana, obrigada ;) tudo o que é feito com carinho tem outro sabor!Beijinho para as duas!

Unknown disse...

Agora fizeste-me viajar até à minha infância, pois quando era pequenita a minha mãe fazia-me estas papinhas muita vez. É muito bom, já tenho saudades de voltar a comer.


Beijinhos

Sofia.Lopez disse...

Nárwen, boas lembranças :)) Crescer é bom, mas a infância é das melhores fases da vida... :)Beijinho!