Este bolo traz, em cada fatia, a certeza de um novo encontro...com uma textura macia e delicada, é um bolo que nos conquista com o seu aroma deliciosamente perfumado e que nos pede, com jeitinho, espaço para mais uma fatia depois da primeira...
Foi feito num dia de sol e calor, dias que ainda estão bem presentes na memória, apesar da chuvinha que já nos veio dar um ar da sua graça...e eu gosto do cheiro da terra molhada, da vontade que dá de vestir algo mais reconfortante e de ver chover...
Esta cumplicidade do chocolate e da alfarroba é realmente deslumbrante. O sabor combina na perfeição e conseguiu perfumar a cozinha de uma forma mesmo provocadora...acompanhem com uma bola de gelado, ainda morno...fica delicioso!
A receita original é de um bolo de chocolate e veio de um blog que gosto imenso de visitar e ao qual sugiro a vossa visita, falo do blog Mesa para 4. Como não tinha chocolate suficiente em casa, juntei um pouco de farinha de alfarroba...aqui fica a receita:
Ingredientes:
4 ovos
2 chávenas mal cheias de açúcar
200 gr de manteiga derretida
2 chávenas bem cheias de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 chávena mal cheia de leite
100 gr de chocolate em pó
2 colheres de sopa de farinha de alfarroba
1/2 colher de chá de baunilha em pó
1 pitada de sal
Capacidade da chávena: 250ml.
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Junte a farinha, o fermento, o chocolate em pó, a farinha de alfarroba, o sal e a baunilha.
Mexa bem e reserve.
Bata bem o açúcar com a manteiga (já arrefecida). Junte os ovos inteiros e bata muito bem até ficar um creme. Eu bati com a batedeira durante 5m minutos em velocidade média.
Junte metade da mistura das farinhas.
Envolva bem e junte a chávena de leite. Mexa até incorporar e por fim junte o resto das farinhas até tudo estar bem envolvido.
Coloque numa forma de chaminé previamente untada e enfarinhada.
Leve ao forno durante 45 a 50 minutos.
Ao fim de 40 minutos faça o teste do palito, antes disso não abra o forno.
Bom apetite!
Todos os anos, por esta altura, as andorinhas reúnem-se às centenas, cobrindo todos os fios de electricidade que passam na aldeia...juntam-se ali para dizer um último adeus antes de partirem...dizem adeus ao calor e aos dias longos e, juntas, se despedem desta forma realmente fascinante...todos os anos me emociono com este momento. Sei que o calor está para ir embora e que virão os dias mais frescos, as primeiras chuvas e o aroma das vindimas está a chegar....uma nova estação que nos cumprimenta e que traz consigo deliciosos encantos.
Este ano consegui tirar uma foto mas é apenas uma pequenina amostra deste fenómeno maravilhoso...e destas despedidas, eu gosto...
Tenham uma óptima semana! :)