Tudo começou há uns meses atrás, em Maio, quando preparei a terra e os semeei...
Depois de umas semanas vieram os rebentinhos...
E foram crescendo, crescendo...todos os dias...apenas com água e sol...e muito carinho!
Veio a flor...
E, finalmente...o fruto!
Depois foi só colher...
...e trazer para a mesa!
Deliciosos e 100% biológicos
Mesmo sem um quintal ou uma horta, podem tê-los na cozinha, junto à janela, em vasos. Aproveitem as latas grandes de feijão/grão, pacotes de leite vazios...enfim, o que quiserem.
Foi uma experiência mesmo enriquecedora que me deixou muito feliz.
Enchi a minha cozinha de tomates cereja, usei-os em quase tudo...sopas, assados no forno, salteados com legumes, saladas...
Vocês vão vê-los por aqui...ah vão pois! :)
Mais um pouco da minha horta...
Tomate
O tomate é o fruto da planta Lycopersicon Lycopersicum é um membro da famíliaSolanaceae. O nome que foi dado a este legume nas várias línguas do mundo reflecte alguma da história e mistério que a envolve. Lycopersicon significa “pêssego lobo” em latim e remete para a antiga crença que, tal como o logo, este legume era perigoso. Em francês é chamado “pomme d’amour” que significa “maçã de amor”, uma vez que se acreditava ter propriedades afrodisíacas, e na Itália é chamada “pomodoro” que significa “maçã dourada”, devido ao facto das primeiras espécies que os italianos conheceram terem sido de cor amarela.
Independentemente do seu nome, o tomate é um alimento extremamente popular e muito versátil, podendo ser encontrado numa multiplicidade de formas, cores e tamanhos. Existem tomates cereja, tomates em cacho, tomates em forma de pêra, tomates amarelos, vermelhos, roxos, laranja e verdes, entre outros.
Apenas os frutos do tomateiro podem ser comidos, já que as folhas contêm alcalóides tóxicos que são prejudiciais ao organismo. Os tomates têm segmentos carnudos no seu interior preenchidos com sementes e rodeados por uma matriz aquosa.
Embora os tomates sejam frutos no sentido botânico do termo, não têm a mesma doçura das outras frutas. Ao invés, esta doçura é substituída no tomate por um ligeiro sabor amargo e ácido. Os tomates são preparados e cozinhados como outros legumes, e é por isso que são categorizados dessa forma.
Informação retirada daqui
Propriedades do tomate cereja
O tomate-cereja possui as mesmas propriedades dos demais tomates. A única diferença está no seu sabor mais adocicado e menos ácido. Por conter licopeno e ser rico em vitaminas A e B, minerais, fósforo, potássio, cálcio, ácido fólico e frutose, o tomate é um alimento muito saudável e nutritivo. É mais indicado consumir o tomate quando estiver bem maduro, pois contém mais nutrientes concentrados.
Benefícios:
Ajuda no tratamento de câncer de próstata;
Fortalece o sistema imunológico;
Neutraliza o ácido no organismo;
Reduz os níveis de colesterol.
Especialistas britânicos das universidades de Manchester e Newcastle constataram que o tomate pode ajudar a prevenir efeitos nocivos do sol.
Durante três meses, os participantes da investigação fizeram duas refeições diárias à base de massa de tomate. Ao final, tiveram a proteção contra os raios solares ultravioleta aumentada em 33%. Além disso, apresentaram maiores níveis de procolágeno, uma molécula que dá estrutura à pele, mantendo-a firme e bonita por mais tempo.
Sumo de tomate é bom para quem pratica corrida
O tomate está repleto de vitaminas e minerais, mas a mais famosa de suas propriedades regeneradoras é atribuída ao licopeno. Ao contrário de outros, o licopeno não é afetado durante o processamento dos alimentos — o que significa que os produtos industrializados à base de tomate conservam muito dos benefícios da fruta fresca.
Com um copo de suco de tomate você garante que seus minerais se mantenham em nível seguro ao correr. Uma corrida longa pode reduzir ameaçadoramente os níveis de minerais do organismo, em especial o sódio — e mais ainda quando se bebe muita água.
Uma porção de suco de tomate industrializado repõe os líquidos e o sódio.
oi Sofia lindo seus tomatinhos cerejas,eu tenho uma pequena horta onde tenho sempre uns tomatinhos frescos bjs Rosinha
ResponderEliminarSofia querida, que recompensa maravilhosa pelo seu carinho e cuidados.
ResponderEliminarSão lindos e saborosos.
Nada como preparar uma refeição com ingredientes fresquinhos e melhor ainda cultivados por nós mesmos.
Um beijo e uma ótima semana
Oiii Sofia, que lindos os cherry's... e dao imenso.. todos os anos congelo um montao deles, e faço conservas... eu adoro quando a terra nos dá o que tratamos com todo o carinho, ate as coisas sabem melhor!!!
ResponderEliminarBeijocas
reportagem fabulosa...
ResponderEliminartambém tenho o privilégio de comer algumas coisinhas da minha horta... e tal como tu tenho tomates cereja, entre outras coisas.
Beijinhos
Olá Sofia!
ResponderEliminarQue coisa boa...
Plantarmos e comermos o que é nosso.
Costumo dizer que quem tem uma horta, tem tudo! E sinto-me muito grata por poder ter um terreno e cultivar tanta coisa, que depois sabe tão bem, é deliciosa, biológica.
Tudo tratado com carinho.
E nota-se bem, cresceram tantos!!
E estão tão lindos :)
Adoro cherrys assados e em saladas.
Aguardo o que vem por aí, com o teu toque.
Um beijinho amiga.
São fotogénicos e são modelos que se mantêm quietos!
ResponderEliminarEstou a brincar, adoro, e assim biológicos têm tanto sabor! Confesso que fiquei surpreendida na primeira vez que comi os biológicos. Sbem ainda mais a tomate! Têm um sabor incomparável aos que se compram nos hipermercados!
Eu como estes tomatinhos como se fossem mesmo cerejas, difícil é parar e se forem caseiros como os teus ainda melhor, são lindos.
ResponderEliminarBeijocas
Olá Sofia,
ResponderEliminarOs tomates são tão lindos e deram bem, também já tive, é um grande prazer colher, prepara e comer os ingredientes da nossa horta.
Beijo,
Vânia
Que lindo parabéns pela horta beijos
ResponderEliminarUm fruto lindo e delicioso!
ResponderEliminarBjs.
Olá Sofia, é como dizes, um orgulho e satisfação, poder retirar os produtos da terra, é uma relação de carinho diária, que resulta numa enorme satisfação!
ResponderEliminarGostei muito da tua cultura;)
Beijinhos grandes.
Sofia adoro esses tomatinhos, e assim colhidos em casa são mais gostosos ainda.
ResponderEliminarbjs
ADORO TOMATES OS MEUS PREFERIDOS SÃO O CORAÇÃO DE BOI,MAS TAMBÉM GOSTO DESSES.
ResponderEliminarÉ UMA MARAVILHA COLHERMOS DA NOSSA HORTA.
OS TEUS ESTÃO LINDOS.
BJS
Olá minha amiga querida, tudo bem?
ResponderEliminarPor aqui td ótimo graças a Deus!
Que coisa mais linda os seus tomatinhos, uma benção tê-los no quintal, sua mãos são abençoadas por isso ficaram lindos.
Eu amo tomates cerejas!
Tenha uma semana repleta de bençãos!
bjs ♥
Oi Sofia,
ResponderEliminarUma postagem perfeita !Todo o crescimento dos seus tomatinhos! Eu também tenho a sorte de te-los em casa. E que saborosos são!
Bj,
Lylia
Oiii Sofia, que lindo oseu tomates hein?!
ResponderEliminarMenina, meu sonho é ter uma horta sabia?? só que eu não tenho espaço, e ai fico só imaginando.
Bjuuuu!!!!
Sofia minha amiga que saudades de vc. Que belezinhas seus tomatinhos, já tentei plantar mas vieram uns bicharocos e acabaram com os pobrezinhos antes de dar flores. Meu sonho é ter uma plantação de tomatinhos, abobrinhas, e ervas, mas nada dá certo aqui e olha que deixo tomando sol, cuido com carinho mas nada vence esses bichinhos indesejaveis. Lindos seus tomatinhos, fresquinhos e deliciosos. E como são benéficos a nossa saúde né? Adorei o post. Beijinhos
ResponderEliminarThis tomates looks delicious! Fresh and healthy! Great blog!
ResponderEliminarMuito obrigada a todos pelos vossos comentários. É um enorme prazer partilhar convosco os frutos da minha hortinha!
ResponderEliminarEsta colheita foi a primeira de muitas, renderam bastante e são irresistíveis...quando os vou regar vou depenicando daqui e dali...mesmo como as cerejas :)
É muito bom ver que, hoje em dia, a maioria das pessoas opta por produtos caseiros e biológicos, nada como vê-los crescer, colher e saboreá-los à nossa mesa :)
Beijinhos para todos e tenham uma óptima semana
Sofia
Sem dúvida lindos e fotogénicos...
ResponderEliminarUm trabalho compensador...hehehhe....
Que venham então as sugestões...
Obrigado por partilhares...
Beijinhos e boa semana...
Que lindos!!!
ResponderEliminarEste ano também experimentei plantar ervas aromáticas em vasos e estão lindas... bem verdinhas e deliciosas por isso sei bem o que sentes rssr
Espero então pelas tuas receitas com esse fruto maravilhoso, devem ter ficado mais ricas ainda :D
Bjokas doces
Amiga, parabéns, a colheita foi especial, vou tentar aqui na minha cozinha, depois te conto...
ResponderEliminarMaravilhosos os tomatinhos.
Bjssssssssss
Também tenho colhido dos meus e nem os semeei, de ano para ano lá aparecem eles :)
ResponderEliminarNossa que lindosss
ResponderEliminarAdorei....
www.fazergourmet.com.br
Espero vc
https://www.facebook.com/pages/Fazer-Gourmet-por-Carminha-Andrade/152858698081184
Amo tomates, da horta de casa melhor ainda!!! os seus estão lindos!!
ResponderEliminarbeijinhos
Tudo o que comemos que seja da nossa horta nada tem a ver com o que compramos nas superfícies comerciais. O sabor é muito mais puro, sem pesticidas nem outras coisas que nem devemos imaginar!
ResponderEliminarContinua a semear!
Que lindo! Eu tambem tambem plantei no meu quintal e ja estou começando a colher, eles
ResponderEliminarestão deliciosos, bjs.
Que lindos amiga, que maravilhas tens tu na tua horta! Esses tomatinhos são autênticas preciosidades e assim biológicos têm um sabor que não se compara a quaisquer outros que se possam comprar, são docinhos e carnudos e muito muito deliciosos!! Para além da alegria que deve ser vê-los a rebentar assim no jardim, depois de tratados com muito amor e carinho poder finalmente colhê-los e saboreá-los! Ai que eu também quero!! Também me têm chegado à minha cozinha, mas são-me oferecidos, vindos do quintal do meu tio:))
ResponderEliminarAdoro a foto do cacho de vários tons, ficou tão linda!!
Ai tantas coisinhas boas que esses tomatinhos prometem!!:D
E gostei de aprender um pouco mais, especialmente da tradução francesa e italiana, lindas:))
Beijinho grande e um abraçómetro:D
Adoro tomates e este ano também me aventurei com uma pequena "horta" mas não me aventurei ainda nos tomates. para o ano, lá terá de ser...
ResponderEliminarBeijinhos,
Lia.