Descobri o cardamomo.
Para muitos não é nenhuma novidade, mas para mim foi uma descoberta deliciosa...um ingrediente novo na minha cozinha com uma fragância irresistível e maravilhosa!
A manga é um dos meus frutos preferidos. O seu sabor tropical transporta-me para um sítio quente, à beira-mar, debaixo de uma palmeira e com os pés na areia...respiro fundo, fecho os olhos e vejo a praia, ouço as ondas e sinto o calor que me toca numa brisa leve e tranquila... ai quem me dera...!!
Vi esta receita no canal 24kitchen, num dos programas sobre comida indiana e na altura soube logo que teria de experimentar. Era feita com uma pitada de cominhos em pó, mas graças a uma grande amiga que, tal como eu, é apaixonada pela culinária, surgiu esta belíssima ideia de um nova parceria com este batido maravilhoso...o cardamomo! Para mim foi mesmo uma estreia em grande!
Obrigada I., combina mesmo na perfeição!!
Bem sei que a Primavera anda meia envergonhada, mas acreditem que com este Lassi facilmente se sente o aroma de dias quentes, tranquilos e de dolce fare niente...
Experimentem...
Ingredientes:
1 manga bem madura
1 iogurte grego natural (usei açucarado)
150 ml de leite
1/2 colher de café de cardamomo em pó
Preparação:
Num copo alto, colocar a manga sem casca e cortada em pedaços.
Juntar o iogurte, o leite e o cardamomo.
Triturar tudo muito bem com a varinha mágica ou também pode utilizar o liquidificador.
Beber fresco!
Informação Nutricional
A manga é rica em vitaminas A e C, contendo ainda fitoquímicos com propriedades que ajudam a reduzir a incidência do cancro. Entre estes está a luteína. A luteína está concentrada numa região específica do olho (o macular), pelo que uma dose elevada pode proteger contra processos degenerativos deste órgão. Estudos epidemiológicos indicam que o cancro do estômago é menos frequente nas pessoas cuja dieta é rica em vitamina C. Também a capacidade antioxidante da vitamina C pode proteger contra outros tipos de cancro e intensificar as funções imunológicas. Uma dieta rica em frutas e hortaliças, que inclui a manga, pode reduzir o risco de contrair doenças.
Pela sua riqueza em vitamina A e vitamina C, o consumo de mangas constitui uma boa medida de prevenção do escorbuto e um eficaz remédio contra as infecções da pele, mucosas e vista, normalmente devidas a carência de vitamina A. O seu teor em ferro confere à manga propriedades reconstituintes, sendo muito útil para o tratamento de anemias e de todo o tipo de doenças do sangue. O seu baixo teor em gordura, sódio e calorias, torna-a indicada em dietas de emagrecimento e hipertensão, sendo ainda um fruto de fácil digestão. Como a manga não tem tradição na Europa, existe muito pouca cultura popular sobre ela.