Hoje sugiro uma refeição típica portuguesa... A nossa variedade gastronómica é fantástica!! Acho-me uma pessoa feliz por viver num país onde temos uma gastronomia bastante rica, variada e deliciosa! Talvez seja por isso que adquirimos o nosso gosto por cozinha, não acham? :) Ah e por falar nisto...já votaram nas 7 maravilhas da gastronomia?? Vão ao site e votem! Eu já o fiz, foi mesmo muito dificil, com tanta coisa deliciosa, mas já está! :)
Como ultimamente tenho tido lá em casa "resmas" feijão verde e eu tentei aproveitá-lo de várias maneiras.
Usei em sopa de feijão-verde, cozido, sopa de feijão-verde, cozido, sopa de feijão verde...lol até que resolvi experimentar uma receitinha muito conhecida mas que eu nunca tinha provado... É muito fácil de fazer e gostei mesmo muito da experiência, ficou uma refeição bastante saborosa. Como nunca tinha feito, inspirei-me numa receita dest blog, que está cheiinho de receitinhas deliciosas, e fiz umas pequenas alterações consoante o que tinha em casa.
Espero que gostem,...nós gostámos muito! :)
Ingredientes:
1/2 kg de feijão-verde
Para o polme:
2 ovos
100 gr de farinha
1 colher de sopa de ketchup (acrescento meu opcional)
1 colher de chá de molho inglês (acrescento meu opcional)
Sal q. b.
Pimenta preta q.b.
Óleo para fritar
Para o arroz:
Arroz agulha (2 copos)
Água (6 copos)
1/2 pimento vermelho
2 tomates maduros
2 dentes de alho
1 cebola pequena
Sal q.b.
Cebolinho picado q.b.
Preparação:
Lave bem o feijão e corte ao meio no sentido longitudinal. Leve a cozer em água e sal e deixe ferver durante uns 5 m. Retire, escorra bem e reserve.
Faça o polme misturando num recipiente os ovos, a farinha, o ketchup, o molho inglês e tempere com uma pitada de sal fino e pimenta preta moída na hora. Misture tudo muito bem.
Coloque o óleo a aquecer. Passe o feijão-verde pelo polme, junte em montinhos 3 ou 4 feijões e frite. Vá virando e quando vir que está pronto, retire e coloque numa travessa ou prato com papel absorvente para retirar o excesso de óleo.
Para o arroz, pique a cebola e o alho e refogue em azeite. Quando estiver translúcida, junte o tomate e o
pimento cortados em cubinhos. Refogue mais um pouco, baixe o lume, tempere e deixe apurar. Junte a água. Quando ferver junte o arroz e mexa até perder a goma, em lume baixo. Deixe cozer uns 12 m, aproximadamente.
Ao servir polvilhe com cebolinho picado.
Bom apetite!!
Gosto tanto de peixinhos da horta :)
ResponderEliminarBeijinho'
gosto muito dos 2, tantos dos peixinhos da horta que faz lembrar a infancia dos meus pais, pois na minha não comiamos isto, embora eu agora faça e gosto.
ResponderEliminarpara os meus pais e para outros da geração deles este prato representava miséria, o que é engraçado, a nossa geração voltar a fazer e como prato principal.
bjs
São uma delicia!!!
ResponderEliminarBjs.
bem portuga :) e das minhas preferidas
ResponderEliminarbjs
Paula
Uma refeição bem a meu gosto!
ResponderEliminarSofia
ResponderEliminarAdoro peixinhos da horta, o marido então nem se fala...passa o tempo a pedir-me que faça, tenho de lhe fazer a vontade!
Engraçado, andamos em sintonia...o meu almoço também foi um delicioso arroz de tomate e pimentos vermelhos, igualito ao teu...eheh...acompanhei com pataniscas, muito bommm!!
Beijinhos
Juliana, eu também fiquei fã!! :) Beijinhos
ResponderEliminarAna, é bem verdade! Receitas antigas estão a voltar às nossas mesas, até a sopa de urtigas (nunca provei) hoje em dia é muito vista... :) Beijinhos
Felismina, Paula e Luísa, Obrigada pela vossa simpatia :) Beijinhos grandes
Sandra, eu não resisto a estes peixinhos, vou repetir sem dúvida!! Que belo almocinho o teu! Eu gosto muito deste arroz e vai bem com tudo! :)
Beijinhos grandes querida
ficaram muito bons amiga também fiz no sábado e ficaram deliciosos....bjokinhass
ResponderEliminarSofia,
ResponderEliminarUma refeição bastante agradável , bjs
ADORO PEIXINHO DA HORTA E JÁ NÃO COMO HÁ MUITO TEMPO.
ResponderEliminarJÁ ME SERVIA.
BJS
Belinha, Gina e São, Obrigada :)
ResponderEliminarBeijinhos
Vânia, Bem-vinda ao meu cantinho:)É verdade, temos de continuar a trasmitir os nossos valores culinários às gerações seguintes, a riqueza gastronómica portuguesa é enorme e deliciosa :)
Volta sempre que puderes, fico à tua espera :) Beijinhos
Sofia a primeira vez que comi peixinhos da horta foi num restaurante, em casa nunca experimentei mas um dia destes vou-me aventurar :)
ResponderEliminarGostei dessa tua refeição adoro arroz de tomate e feijão também :)
Beijinho
Obrigada Moni! :) Aventura-te que vale a pena! :)
ResponderEliminarBeijinhos
Olá mais uma vez!
ResponderEliminarAdorei a sugestão! E gostei tanto que fiquei mesmo cheia de vontade de fazer, nem sei se não irei fazer hoje em vez do que estava programado!
depois conto!
Bjs