Páginas

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Lombo de porco salteado com Espargos



A vida está em constante mudança, mesmo quando os dias nos parecem iguais, há sempre algo que muda...tanto em nós, como no mundo que nos rodeia, nas pessoas com quem convivemos, em tudo o que vemos, tudo o que sentimos...e isto é bom. 
É bom poder reparar nestas mudanças, mesmo pequeninas, mesmo que nos queiram passar despercebidas...é bom poder reparar nelas. 
Temos em nós esta sensibilidade, de reparar, de apreciar, observar e meditar. Sobre tudo o que nos afecta, tudo o que nos toca. 
Temos o poder de guardar, arrumar e utilizar muitas coisas que vamos vivendo, absorvendo e saboreando...todos os dias.
É bom saber onde podemos ir buscá-las e saber que estão sempre ao nosso dispor, porque elas são nossas..ninguém nos tira aquilo que já vivemos e ninguém nos pode negar esse prazer...mas, como já se disse, tudo muda, nada se repete e nada se consegue sem andar em frente.  
Para trás fica muita coisa...pessoas, lugares, paisagens, cheiros, sabores...mas só fisicamente, porque eu trouxe tudo comigo, na minha mente, na minha memória e, principalmente, no meu coração...

Agora sim, estou aqui para vos trazer um pouco de mim...escrevo-vos de outro país e noutro estado civil. Eu e o meu marido saímos do nosso lindo país e viemos tentar uma vida nova bem longe de casa...

Espero que vocês estejam tod@s bem! :) O tempo para vir aqui vai ser pouco...mas passarei por cá sempre que puder...saibam também que, mesmo ausente, não me esqueci de vocês, nem das vossas sugestões deliciosas! Um grande obrigada a todas as que por aqui passaram neste momento de ausência e as minhas sinceras desculpas não ter vindo mais cedo para vos agradecer...

Deixo aqui uma sugestão que me deliciou, não só pelos habituais legumes (mudei de país, mas os meus legumes continuam comigo, claro! ihih), mas principalmente pela estreia deste grande senhor que é o espargo...gostei muito deste legume que nunca tinha entrado em minha casa (parece impossível, mas é verdade, verdadinha! )

Uma entre muitas das receitas que foram feitas em Portugal...e que serão as próximas a ficar aqui no meu cantinho culinário...
Aqui fica...espero que gostem!


Ingredientes:
Serve 2...

300 gr de Lacinhos tricolor (ou outra massa a gosto)
Naco de lombo (200 gr +ou-)
8 Espargos
1 Alho francês (parte branca e um pouco da parte verde)
8 Cogumelos frescos
Pimento vermelho a gosto
Coentros frescos
Sementes de sésamo a gosto
Sal 
Pimenta preta fresca
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola branca 
3 dentes de alho
Pitada de colorau
2 colheres vinho branco

Preparação:

Se possível, tempere a carne no dia anterior com alho, sal, vinho branco e uma pitada de colorau. Deixe marinar até ao momento de preparação.

Coza a massa em água e sal durante 12 minutos. 
Depois de cozida, retire e escorra bem a água.
Reserve.

Coloque o azeite a aquecer num wok e salteie a cebola cortada em meias luas juntamente com o alho francês, cortado em rodelas finas (aproveitei também um pouco da parte verde, a mais próxima da parte branca).
Junte os legumes, começando pelos cogumelos frescos laminados e deixe saltear; depois de alguns minutos, os espargos cortados em pedaços e, um pouco depois, o pimento vermelho. Tempere tudo com um pouco de sal e pimenta preta fresca.
Junte finalmente a carne, cortada em pequenos cubos, e deixe fritar durante 15 minutos, mexendo constantemente para que frite bem.
Tempere tudo com um pouco de sal 

Quando vir que a carne está bem frita, junte os lacinhos e deixe saltear durante 3-4 minutos. Envolva bem a massa com os legumes e a carne.
Polvilhe com sementes de sésamo e coentros picados a seu gosto.






Uma refeição simples, cheia de cor e muito sabor...!!



Bom apetite!



Espargos

Os espargos são plantas perenes que pertencem à família Liliaceae. Embora tenham sido já catalogadas cerca de 300 variedades de espargos, apenas 20 são comestíveis.

Os espargos, lanças carnudas cobertas com cabeças compactas, são muitas vezes considerados como um legume de luxo, prezado pelo sabor suculento e textura tenra. São colhidos na Primavera, quando atingem os 6 a 8 centímetros de altura. Embora a variedade mais comum seja o espargo de cor verde, existem outras duas variedades que são comestíveis. O espargo branco, de todos o mais delicado e tenro, é cultivado debaixo da terra para inibir o desenvolvimento de clorofila, e por conseguinte, criar a sua distintiva coloração branca. Geralmente, os espargos brancos são encontrados enlatados, embora seja possível comprá-los frescos em algumas lojas gourmet, a um preço mais exigente já que a produção é mais trabalhosa.

Existe ainda uma outra variedade de espargos comestíveis, o espargo de cor roxa. São muito mais pequenos que a variedade verde ou branca (normalmente apenas 2 a 3 centímetros de altura) e apresenta um sabor a fruta. A cor púrpura deste tipo de espargo é conferida pelas antocianinas, um tipo de fitonutriente benéfico para a saúde. Com o cozimento prolongado, a cor roxa poderá desaparecer.


Texto retirado daqui




Até breve ;)

Sofia