A vida está em constante mudança, mesmo quando os dias nos parecem iguais, há sempre algo que muda...tanto em nós, como no mundo que nos rodeia, nas pessoas com quem convivemos, em tudo o que vemos, tudo o que sentimos...e isto é bom.
É bom poder reparar nestas mudanças, mesmo pequeninas, mesmo que nos queiram passar despercebidas...é bom poder reparar nelas.
Temos em nós esta sensibilidade, de reparar, de apreciar, observar e meditar. Sobre tudo o que nos afecta, tudo o que nos toca.
Temos o poder de guardar, arrumar e utilizar muitas coisas que vamos vivendo, absorvendo e saboreando...todos os dias.
É bom saber onde podemos ir buscá-las e saber que estão sempre ao nosso dispor, porque elas são nossas..ninguém nos tira aquilo que já vivemos e ninguém nos pode negar esse prazer...mas, como já se disse, tudo muda, nada se repete e nada se consegue sem andar em frente.
É bom saber onde podemos ir buscá-las e saber que estão sempre ao nosso dispor, porque elas são nossas..ninguém nos tira aquilo que já vivemos e ninguém nos pode negar esse prazer...mas, como já se disse, tudo muda, nada se repete e nada se consegue sem andar em frente.
Para trás fica muita coisa...pessoas, lugares, paisagens, cheiros, sabores...mas só fisicamente, porque eu trouxe tudo comigo, na minha mente, na minha memória e, principalmente, no meu coração...
Agora sim, estou aqui para vos trazer um pouco de mim...escrevo-vos de outro país e noutro estado civil. Eu e o meu marido saímos do nosso lindo país e viemos tentar uma vida nova bem longe de casa...
Espero que vocês estejam tod@s bem! :) O tempo para vir aqui vai ser pouco...mas passarei por cá sempre que puder...saibam também que, mesmo ausente, não me esqueci de vocês, nem das vossas sugestões deliciosas! Um grande obrigada a todas as que por aqui passaram neste momento de ausência e as minhas sinceras desculpas não ter vindo mais cedo para vos agradecer...
Deixo aqui uma sugestão que me deliciou, não só pelos habituais legumes (mudei de país, mas os meus legumes continuam comigo, claro! ihih), mas principalmente pela estreia deste grande senhor que é o espargo...gostei muito deste legume que nunca tinha entrado em minha casa (parece impossível, mas é verdade, verdadinha! )
Uma entre muitas das receitas que foram feitas em Portugal...e que serão as próximas a ficar aqui no meu cantinho culinário...
Aqui fica...espero que gostem!
Ingredientes:
Serve 2...
300 gr de Lacinhos tricolor (ou outra massa a gosto)
Naco de lombo (200 gr +ou-)
8 Espargos
1 Alho francês (parte branca e um pouco da parte verde)
8 Cogumelos frescos
Pimento vermelho a gosto
Coentros frescos
Sementes de sésamo a gosto
Sal
Pimenta preta fresca
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola branca
3 dentes de alho
Pitada de colorau
2 colheres vinho branco
Preparação:
Se possível, tempere a carne no dia anterior com alho, sal, vinho branco e uma pitada de colorau. Deixe marinar até ao momento de preparação.
Coza a massa em água e sal durante 12 minutos.
Depois de cozida, retire e escorra bem a água.
Reserve.
Coloque o azeite a aquecer num wok e salteie a cebola cortada em meias luas juntamente com o alho francês, cortado em rodelas finas (aproveitei também um pouco da parte verde, a mais próxima da parte branca).
Junte os legumes, começando pelos cogumelos frescos laminados e deixe saltear; depois de alguns minutos, os espargos cortados em pedaços e, um pouco depois, o pimento vermelho. Tempere tudo com um pouco de sal e pimenta preta fresca.
Junte finalmente a carne, cortada em pequenos cubos, e deixe fritar durante 15 minutos, mexendo constantemente para que frite bem.
Tempere tudo com um pouco de sal
Quando vir que a carne está bem frita, junte os lacinhos e deixe saltear durante 3-4 minutos. Envolva bem a massa com os legumes e a carne.
Polvilhe com sementes de sésamo e coentros picados a seu gosto.
Uma refeição simples, cheia de cor e muito sabor...!!
Bom apetite!
Espargos
Os espargos são plantas perenes que pertencem à família Liliaceae. Embora tenham sido já catalogadas cerca de 300 variedades de espargos, apenas 20 são comestíveis.
Os espargos, lanças carnudas cobertas com cabeças compactas, são muitas vezes considerados como um legume de luxo, prezado pelo sabor suculento e textura tenra. São colhidos na Primavera, quando atingem os 6 a 8 centímetros de altura. Embora a variedade mais comum seja o espargo de cor verde, existem outras duas variedades que são comestíveis. O espargo branco, de todos o mais delicado e tenro, é cultivado debaixo da terra para inibir o desenvolvimento de clorofila, e por conseguinte, criar a sua distintiva coloração branca. Geralmente, os espargos brancos são encontrados enlatados, embora seja possível comprá-los frescos em algumas lojas gourmet, a um preço mais exigente já que a produção é mais trabalhosa.
Existe ainda uma outra variedade de espargos comestíveis, o espargo de cor roxa. São muito mais pequenos que a variedade verde ou branca (normalmente apenas 2 a 3 centímetros de altura) e apresenta um sabor a fruta. A cor púrpura deste tipo de espargo é conferida pelas antocianinas, um tipo de fitonutriente benéfico para a saúde. Com o cozimento prolongado, a cor roxa poderá desaparecer.
Texto retirado daqui
Até breve ;)
Sofia
Têm um aspecto lindo o prato!
ResponderEliminarBela sugestão!*
Muito boa sorte, nesta tua nova vida, que tudo corra como tu desejas.
ResponderEliminarObrigada pela partilha deste prato delicioso.
Beijocas
O importante é que estejas bem e feliz, seja cá em Portugal ou em qualquer outro local :)
ResponderEliminarE de certeza que estás com quem amas, muitas felicidades para vocês!
Quanto aos espargos, eu adoro, uso imenso cá em casa.
Adorei a tua sugestão!
Oi Sofia,
ResponderEliminarMuito boa sorte nessa nova etapa da vida, votos que todos os sonhos se realizem.
Quanto à deliciosa refeição, gostei muito, leve requintada e com muito sabor.
Beijo, boa semana,
Vânia
Olá, boa tarde!
ResponderEliminarVim fazer-lhe uma visita e gostei muito do que vi. Já sou sua seguidora.
Aguardo uma visita sua no meu recanto de Receitas de Sedução.
Beijinhos;
Aurea Sá
Sofia, querida, que bom ver-te por aqui.
ResponderEliminarNem vais acreditar se eu te disser que hoje estava a fazer a minha visita aos blogues no Google Reader e pensei no que seria feito de ti. Fico feliz em saber que estás de boas mudanças. Mudar pode ser muito bom. Espero que no teu novo cantinho sejas muito feliz e que voltes aqui mais vezes, nem que seja só para dizer que estás feliz. Claro, que podes sempre trazer uma das tuas deliciosas comidinhas para partilharmos entre dois dedos de conversa.
Um beijinho muito grande Sofia e muitas felicidades, mesmo muitas.
Carla
Uma vez me disseram que mudanças são para uma evolução, sempre! Basta estarmos atentos para o que o momento requer de nós para melhorar. Desejo que assim seja para vocês. O prato está muito bonito. Sugestão gostosa! Beijos, Paula
ResponderEliminarMinha belezura, fico feliz ao saber de ti, ao ver-te bem, e cheia de força e garra para enfrentar a tua nova vida a dois ;)))
ResponderEliminarA receita: maravilhosa!!!
Beijinhos e uma excelente semana!
Madalena
Sofia, espero que esteja tudo bem contigo, pareces-me triste!!
ResponderEliminarA tua receita de massa está perfeita, tal como eu gosto :D
Bjks
Olá minha doce e querida amiga, bom demais saber notícias suas! Saudades!
ResponderEliminarAs mudanças fazem parte da nossa vida, e estar com quem a gente ama e feliz é o que importa, não é?
Desejo que vc seja muito feliz e realizada nessa nova etapa da sua vida, que Deus abençoe o seu lar e o seu casamento.
Adorei o seu prato, as fotos e a receitas ficaram tentadoras, vc arrasa sempre com seu bom gosto!
Beijão da sua amiga que te gosta muito!
Andréa
O que importa é estarmos felizes :)
ResponderEliminarBom prato.
beijinho
Olá minha querida,que bom saber que te encontras bem e feliz, onde, não tem a minima importância, o que é importante é ouvirmos o nosso coração e tentarmos ser felizes.
ResponderEliminarGostei da tua sugestão, sou uma fã de espargos verdes, adoro!
Que tudo corra como desejares, vai dando noticias. Um grande abraço!
Que bom saber que estas bem , como se costuma dizer quem muda deus ajuda.
ResponderEliminarDesejo tudo de bom nesta nova etapa da tua vida.
Adorei a sugestão ,simples e bem ao meu gosto.
bjs
Sofia minha doce amiga, que saudades de ti, não sabes como fiquei feliz de ver seu comemtário em meu blog, que bom encontrar vc bem e feliz. Faço sinceros votos que vc seja feliz em qualquer lugar, ao lado de quem amas e é amada. Não importa o lugar, onde estiver, e o que deixou para tras ficará pra sempre dentro de ti, isso ninguém vai tirar de vc. Fico muito feliz que vc está bem.
ResponderEliminarE como sempre trouxe uma delicia rica e colorida. Eu adoro aspargos, sempre utilizo assim frescos ou em conserva, gosto das duas maneiras, seu prato ficou lindo, saboroso sem dúvida nenhuma. Obrigada por passar no meu cantinho, fiquei feliz demais. Bjos querida Sofia
Por isso é que não via nenhuma receita tua faz tanto tempo! Isso é que são grandes mudanças!!!! Estado civil e país, tudo ao mesmo tempo, é realmente muita coisa! Espero que corra tudo bem e que nos vás dando notícias do sítio onde agora estás. E claro, que continues a partilhar as tuas inventuras :)
ResponderEliminarOu querida Sofia estava com tantas saudades tuas, do teu espaço, das tuas sempre apetitosas inventuras, dos teus textos encantadores!
ResponderEliminarCurioso, estou a pensar na mudança também (não no estado civil :p mas no país)!
Espero que esteja tudo bem onde quer que estejas, que venhas mais vezes pq acho que o mundo dos blogs de cozinha sente a tua falta e que sejas feliz :)
Um grande beijinho e até breve!
oi Sofia,felicidades em sua nova etapa de vida,e essa sua receita e divina bjs Rosinha
ResponderEliminarOlá sofia.
ResponderEliminarDesejo-te muita sorte e que tudo te corra sempre bem.
Como sempre trazes uma ótima sugestão. Vai dando noticias.
Um beijinho grande!
Querida amiga Sofia,
ResponderEliminarnem imaginas como estou feliz por te ler, por te ver aqui :)
Sei que estás feliz, sinto!!
Os tempos são de mudança, nem sempre tudo corre como queremos. Mas cabe a nós seguir um novo rumo e transformar a nossa vida dando novos objectivos e criando novos sonhos.
Estás com quem amas, mesmo que por cá tenham ficado tantos outros amores de família e amigos, lugares, passeios.
Mas estás a seguir o teu rumo, e o que importa é que estejas com ele, e que sejam felizes! Parabéns uma vez mais.
Estava cheia de saudades tuas!!!
Da tua cozinha, dos teus pratos assim coloridos, cheios de ti. Eu adoro espargos, fizeste bem em provar :)
Tudo de bom para ti! Para ambos!
Beijinhos de cá, com carinho.
pois o importante é ande nos nos sentimos bem e somos felizes pois eu ja o fiz a 30anos e nao me arrependo a nao ser de sertas coisas mas quando posso vou até la como no verao ou Natal desejo-te tudo de bom que seijas mt feliz adorei o teu partinho pois aqui ha mtos gosto mt bjs e felicidades
ResponderEliminarSofia! BOA SORTE!!!
ResponderEliminarE obrigada pela bela receita ;)
Felicidades ;)
Beijinhos
Tanocas
adorei o prato mas ainda mais gostei de saber que estás bem :) mudar é bom :) é necessário :)e o importante é estarmos felizes :)
ResponderEliminarum beijinho grande e votos de um futuro muito risonho :)
eu vou continuar a vir aqui saber das novidades e ver as receitinhas :) beijinhos***
Olá,
ResponderEliminarGostei do que aqui vi e por aqui fiquei.
Kiss, Susy
http://tertuliadasusy.blogspot.pt
http://www.facebook.com/tertuliadasusy
Amiga,
ResponderEliminartenha um ótimo fds e um feliz carnaval!
bjs
Muito obrigada a todas pelo vosso carinho e pela força que me deixam em cada comentário!
ResponderEliminarFico muito feliz em vos ler e é sempre uma enorme alegria saber que estão aí desse lado :)
Um grande beijinho para todas e mais uma vez, obrigada!
Até breve :)
Sofia
Confesso que já tinha saudades tuas... ;)
ResponderEliminarEspero que esta nova etapa te traga muitos e bons momentos... muitas e deliciosas surpresas....
Que todos os projectos se realizem...
As mudanças a dois têm um sabor mais reconfortante...
Boa sorte...
E a sugestão... fantástica e deliciosa... mesmo ao meu gosto..
Obrigado por partilhares...
Beijinhos e boa semana...
Que aspecto tão delicioso!!! colorido e certamente cheio de sabor.
ResponderEliminarMuitas felicidades nesta nova fase da vida!... Que sejam dias feitos de coisas boas e positivas;)
Babette
Olá Sofia! Que bom ter noticias tuas. Desejo-vos tudo de bom para esta nova fase!
ResponderEliminarQuanto a tua sugestão 5*.
Beijinhos :)
Desejo-te muita sorte no novo pais onde estas. Nao sei se e o mesmo que o meu...mas se for e precisares de ajuda ou de alguma coisa manda mail. Adorei esta tua receita, so pode...so uma fa de massas incondicional e de espargos tambem.
ResponderEliminarBeijinhos
Que aspecto delicioso! Muitas felicidades :)
ResponderEliminarEspero que consigas participar na festa de aniversário do blog: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=596115510414173&set=a.605290732829984.152838.227131920645869&type=1&theater
Primeiro parabéns pelo casamento kida :)...
ResponderEliminarEstando feliz não interessa onde estás, mas não te esqueças de nós :)
Sê feliz querida, e tudo de bom!!!
Adorei o teu pratinho, como sempre aliás :)
beijinhos amiga
Querida Sofia! Que saudades! Mas ainda bem que a ausência é por um bom motivo. Por vezes temos que arriscar e tenho a certeza que vos vai correr tudo bem!
ResponderEliminarBeijnhos e até breve!
Que maravilha, fiquei com água na boca, e agora para o meu almoço entrava que era uma maravilha,
ResponderEliminarembora nem sempre deixe aqui o meu comentário, mas estou sempre e ver as suas novidades bjs
Muitas felicidades no teu futuro, que possas sempre sorrir perante a vida, mesmo tendo algumas pedras para desviar.
ResponderEliminarBeijinhos
Olá Sofia...
ResponderEliminarGostava de falar contigo.... Quem sabe se não estamos perto...
Escreve-me ok? Obrigado...
Beijinhos e boa sorte...
vidragoantunes@gmail.com
Esta excelente receta la haré el próximo lunes a mi marido le encanta se ve muy delicioso,abrazos y abrazos.
ResponderEliminarUHmmmm lombo + aspargos + massa...
ResponderEliminarNão tem como ficar ruim!!
Cara ótima esse prato!
Bj
Nossa! Melhor impossível... Huuuuuuummmmmmmmm!!!
ResponderEliminarBeijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
http://decolherpracolher.blogspot.com
Olá Sofia!
ResponderEliminarQue bom estares de volta ao teu blog... e a todos nós e obrigada pela partilha desta massa deliciosa.
Que sejas muito feliz nesse novo lugar com a companhia que amas.
Beijinhos
Olá Sofia!
ResponderEliminarQue bom estares de volta ao teu blog... e a todos nós e obrigada pela partilha desta massa deliciosa.
Que sejas muito feliz nesse novo lugar com a companhia que amas.
Beijinhos
Olá Sofia!
ResponderEliminarQue bom estares de volta ao teu blog... e a todos nós e obrigada pela partilha desta massa deliciosa.
Que sejas muito feliz nesse novo lugar com a companhia que amas.
Beijinhos
Amiguinha saudades de vc, tudo bem por aí!
ResponderEliminarBjs
Bom dia. Adorei seu blog, fiquei triste de ver que ja nao publica nada a tanto tempo:(
ResponderEliminarBeijinhos
Sonhosnacozinha.blogspot.com
Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
ResponderEliminarreparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
decerto que virei aqui mais vezes.
Sou António Batalha.
Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.
bonita receta, espero que estés muy bien... yo también estoy a punto de cambiar hasta de país, un besito!
ResponderEliminarQue aspecto tão apetitoso!
ResponderEliminarBeijinhos
Ana
Estive a ler as suas receitas e tem pratos fabulosos, e um aspecto bom,
ResponderEliminarconfio em si, e vou tentar adaptar algumas à cozinha.
Quero dar-lhe os parabéns pelo blog pois é muito bom.
Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais esteja à
vontade decerto que irei seguir também o seu blog.
Que haja paz e saúde no seu lar.
Com votos de saúde e grandes vitórias para sua vida.
Sou António Batalha.
adoro massa, e essa está cheia de cor adorei, e já agora boa sorte ;)
ResponderEliminarUm prato lindo demais, adoro massas,
ResponderEliminaradorei conhecer seu blog e ja estou seguindo, se quiser conhecer o meu e seguir ficaria muito feliz.
http://ornague.blogspot.com.br/
Tudo de bom nesse novo país. Por acaso tambem nunca comprei nem comi espargos.
ResponderEliminarPinta
Não tenho hábito de fazer comentários, mas não resisti a essa delícia e não me contive. Parabéns pela visível dedicação ao seu blog. Estou certa que deve está ajudando muita gente a se nutrir melhor. Beijinhos
ResponderEliminarhttp://onjango.com/beleza/sobrancelha-de-rena-1635.html/
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarEste comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminar