segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Chá de Canela

Imagem retirada daqui


A canela é a minha especiaria preferida...coloco em quase tudo...gosto dela porque o aroma é maravilhoso... a cor e o sabor também....enfim, se sabe bem e faz bem, então não pode faltar em nossa casa...conheçam um pouco melhor esta especiaria...


Muito apreciada como condimento, a canela (ou canela de ceilão – Cinnamomum verum) tem várias propriedades medicinais, entre elas, inibe a falta de apetite, melhora perturbações digestivas como as cólicas mais leves, melhora a flatulência (gases) e dá uma sensação de plenitude gástrica. 


Chá de Canela
  • 0,5 a 2 g (de uma a quatro colheres de café) de cascas de canela
  • 150 mL (uma xícara de chá) de água


Modo de Preparo:

É necessário fazer uma decocção com a casca da canela para extrair os princípios ativos. Neste caso, ferva a casca da canela em água por cinco a dez minutos.


Posologia:

Beber uma chávena de chá de duas a seis vezes ao dia.




Cuidados

  • Gestantes não devem ingerir o chá de canela – abortivo
  • Podem ocorrer reacções alérgicas na pele.

Informação retirada daqui




Benefícios...


A árvore da canela é a que oferece este maravilhoso condimento, que é usado em sobremesas, comidas e doces. É muito conhecido o chá de canela, que no México é consumido em grande quantidade. Além disso, também serve como ingrediente para molhos e seu uso é muito estendido no continente asiático. Mas falemos um pouco a respeito dos beneficios da canela na medicina.
Os benefícios da canela encontram uma área de ação perfeita na prevenção e tratamento de doenças. Por exemplo, ela é altamente efetiva tanto em gripes ou doenças da pele como o acne. No referido à primeira, existe um remédio caseiro com canela: um copo de água morna com canela e um pouquinho de pimenta e mel. O acne pode tratar-se aplicando um pouco de canela junto com suco de limão nas áreas afetadas da pele.
Também os usos medicinais da canela são úteis para problemas digestivos; estimulando a digestão e removendo flatulências. Além disso, aplica-se para tratar o mal hálito como refrescante bucal.
As pesquisas científicas tem demostrado que a canela pode diminuir o colesterol e ajudar às pessoas que padeçam diabete Tipo 2. Prevê infecções e ajuda com a dor da artrite, a leucemia e serve como anticoagulante.
Existem três tipos de compostos que estão por trás das propriedades medicinais da canela. O primeiro é o acetato de cinamilo, álcool de cinamilo e cinnamaldehyde (que é o composto da canela que lhe dá o seu cheiro e o seu sabor). E finalmente, é importante destacar a composição mineral da canela, que consiste em fibra, ferro, cálcio e manganésio.

Texto retirado daqui



Propriedades...

Imagem retirada da net
A canela estimula o sistema gastrointestinal, circulatório e respiratório, tendo acção revigorante sobre o organismo. Sempre foi utilizada para combater vários problemas gastro-intestinais como flatulência, perda de apetite, diarreia, parasitas e espasmos intestinais.
Aquece o organismo, sendo muito útil para tratar gripes, constipações e febres, é antibacteriana das vias respiratórias, ajudando a aliviar alguns tipos de asma, afrodísiaco, antiespasmódico, muito aconselhado no tratamento de dores menstruais, dores de cabeça, vómitos, mau hálito, pés e mãos frias.
É ainda antifúngico, sendo recomendada no tratamento da candidíase. Investigações recentes comprovaram que a canela ajuda a baixar o açúcar no sangue sendo recomendada em alguns casos de diabetes tipo 2. Na Índia era recomendado como anti-conceptivo feminino. O óleo essencial tem propriedades anti-fúngicas e anestésicas, sendo eficaz em massagens diluído num óleo base para dores reumáticas, arterite e dores musculares.

Texto retirado daqui 

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Massa Espiral à Camponesa


Esta foi daquelas refeições que era para ser uma coisa e, devido a motivos de força maior, teve de se tornar outra...era para ser um arroz com legumes e teve de ser feito com massa...quando a iniciei pensava que teria arroz em casa, mas não tinha que chegue (sabem que com as obras lá em casa não é fácil ter tudo em dia como queria)...tinha lá esta bela massa espiral que tanto gosto...e foi assim...ainda tive receio pois só dei conta do lapso quando já estava tudo pronto para receber o arroz...mas acreditem no que vos digo...há coisas que mudam mas nem por isso se tornam piores, pelo contrário, muito melhores!!
Na nossa vida passamos todos os dias por esta e aquela situação que nos levam a agir e a reagir...por vezes queremos uma coisa, e ela não se realiza da forma que idealizámos, ficamos por vezes arrasados, tristes ou sem rumo... no dia a dia, não se trata de ter arroz ou massa, eu sei, trata-se de olhar além e ver com clareza, pois por vezes uma solução bem melhor está mesmo à nossa frente e nem demos por ela...

Ingredientes:
...Serve 2

500gr massa espiral
1 courgette pequena (sem casca)
1 cenoura
1 alho francês (sem rama)
1 cebola
2 dentes de alho
80 gr de chouriço (ou na quantidade desejada)
5 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 colher de chá de oregãos
Sal e pimenta preta


Preparação:

Lave e corte os legumes em finas rodelas. Reserve.
Num tacho coloque o azeite a aquecer e a cebola e o alho picados. Deixe refogar em lume médio.
Quando a cebola estiver transparente, junte a courgette, a cenoura e o alho francês. Deixe cozinhar uns 12 minutos, mexendo de vez em quando. Depois de vir que está bem apurado, junte o chouriço em pedacinhos e deixe fritar só um pouquinho.
De seguida junte a água, apenas na quantidade necessária para cozer a massar, ou seja o necessário para a cobrir, não mais que isso.
Quando ferver junte a massa, deixe cozer uns 7-8 minutos (mais ou menos) até ver que está "al dente". Talvez seja necessário mexê-la de vez em quando e se vir que é necessário, coloque mais água, mas só o suficiente para ela não estar a cozer em seco.
Um pouco antes de a apagar junte o sal, pimenta preta moída no momento e oregãos.
O molho terá de ficar consistente e não "aguado".
Sirva para um recipiente mas sem escorrer a massa.





Deliciem-se...simples...ou a acompanhar o que mais gostarem...!!

Bom apetite!


Nota: Queria que soubessem que a dificuldade em publicar foi imensa, há uma semana que não consigo publicar, nem editar...realmente o problema do blogger continua...hoje como é 6ªfeira, secalhar resolveu dar uma folguinha aqui ao meu blog...não sei, mas quero que saibam que vos tenho visitado conforme posso, e continuarei a fazê-lo...aqui no meu blog as postagens serão mediante o que for possível...Peço desculpas, mas não está fácil...


Desejo-vos uma excelente fim de semana, sejam felizes e aproveitem da melhor forma...este friozinho é bem bom para ficar em casa, no relax...no quentinho...já só apetece é meiinhas nos pés e a bela da mantinha  por cima...a lareira acesa...o chá quentinho...enfim, disfrutem do que esta linda estação tem de melhor...

...e não se esqueçam que o horário de Verão vai de férias e vem o de Inverno...na noite de sábado, toca a atrasar o relógio uma hora...dormir bem essa hora extra e preparem-se para ver os dias a "minguar", como se diz nas aldeias...é altura da apanha da azeitona, de assar umas castanhas, de provar a "água pé" e de comer umas belas comidinhas reconfortantes...estamos no Outono.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Arroz de Cenoura e Milho



Arroz...é simples, saboroso e super versátil...muitas são as possibilidades para o acompanhar e sinceramente não me lembro agora de nenhuma que não me agrade.

A minha sugestão de hoje é simples, simples... Foi feito para acompanhar carne, mas pode acompanhar com o que quiser, pode ser até para uma salada fria com mais alguma coisinha... ou até só, sem mais nada.

Ingredientes:

2 copos de arroz
4 copos de água quente (a quantidade de água equivale ao dobro da quantidade do arroz)
2 colheres de sopa bem cheias de azeite

1 cenoura
1 lata de milho doce
Sal
1 cubo caldo Knorr galinha (ou legumes)

Preparação:

O verdadeiro arroz frito é feito com 1 dente de alho picado e uma cebola picada que se refoga no azeite. Eu gosto muito dele assim e foi a 1ª coisa que aprendi a fazer na cozinha! Saía sempre muito bem e nunca me deixou ficar mal...eram um sucesso lol mas também era o único..o resto ui ui... lol

Com a chegada de uma criança (linda!!) à família - o meu sobrinho - que como qualquer criança normal, tem as suas "esquisitices"...cebola? alho? nada lhe passa para dentro...lá se vê ele a fazer a separação dentro da boca como se fosse tudo automático e pptthhhee...1º põe na mão...investiga......hmmm...... o que é isto???!!...depois, muito decidido, põe no prato e diz..eu não gosto de cebola....!! lol

Resumindo e concluindo...começámos a fazer o arroz frito sem mais nada...e não é que é muito bom?!! Como devemos evitar os refogados (e eu sou "viciada" em refogar...) tento pelo menos no arroz não refogar e só dar uma leve fritadela no arroz...

Enfim, chega de conversa...é muito simples...

Coloque a aquecer num tachinho o azeite e um pouco depois junte os 2 copos de arroz (ou na quantidade pretendida). Mexa e deixe fritar. Coloque a cenoura cortada em pequenos pedaços e misture. Deixe fritar mais um pouco. Quando estiver no ponto pretendido (os bagos do arroz pouco transparentes, quase brancos) junte os 4 copos de água (previamente aquecida) e mexa de vez em quando até ferver. Tempere com um pouco de sal e coloque o cubo de caldo Knorr.
Quando ferver baixe o lume para o mínimo, num bico do fogão mais pequeno, e não mexa mais. Deixe cozer uns 10-12m e apague.

Lave e escorra muito bem o milho.
Num recipiente misture o arroz e o milho.

Bom apetite!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mousse de Lima


Bom dia!! :)

Esta sobremesa  tem uma história engraçada...eu andava a ver se a fazia há já algum tempo, mas queria aproveitar a visita da família para que provassem e aprovassem :)...entretanto soube que os meus pais vinham cá e disse à minha mãe no dia anterior que tinha pensado em experimentar esta receita...quando ela me responde por telefone.. que engraçado, ia sugerir exactamente o mesmo, até já comprei as limas e tudo! eheh
Ela tinha visto a receita num programa de televisão em que uma apresentadora do telejornal da sic, a Clara de Sousa, fez esta delíciosa sobremesa em directo...é muito práctica e simples. Um obrigada à excelente jornalista por revelar que tem uns belos dotes culinários e por partilhá-los connosco...
E foi assim...cumplicidade de mãe e filha funciona mesmo à distância!!

A fotografia não é das melhores...aliás, foi mesmo o que deu para tirar poque já só me lembrei no fim e mesmo a tempo antes de acabar...peço desculpa por isso, mas na altura que a fiz nem pensava em ter um blog...dá para ver que é linda como a neve e sabe mesmo tão bem...! O sabor da lima contrasta com o doce e fica uma maravilha...! Experimentem...

Ingredientes:

1 lata de leite condensado (usei light)
4 limas (sumarentas)
2 pacotes de natas

Preparação:

Coloque numa taça o leite condensado. Esprema o sumo das limas e junte ao leite. Envolva tudo muito bem.
Bata bem as natas e quando elas levantarem, junte ao leite condensado e envolva tudo muito bem.
Por cima coloque um pouco de raspa de lima e leve ao frigorífico pelo menos 2 horas.




Bom apetite!!


Móni aqui está um docinho... hehe ;)

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Bacalhau assado na brasa com Batatas a Murro


Olá a todas!!

Hoje a sugestão é um dos meus pratos preferidos. Porque leva bacalhau e porque é mesmo muito bom...mas as batatas são a verdadeira perdição deste prato...bem assadinhas são de comer e chorar por mais e mais e...e ficar deliciado com um sabor crocante e único... e o cheiro que sai do forno...enfim, não dá bem para explicar, só mesmo provando!
Num domingo, com a família reunida, eu e a minha mãe decidimos fazer esta refeição..ela tratou do bacalhau, foi ela que o assou na brasa, e eu das batatas e cebolas...
Acho que todos conhecem mas é sempre bom relembrar...

Ingredientes:
Serve 6...

6 postas médias de bacalhau demolhado
Batatas pequenas q.b. (fiz o tabuleiro do forno quase completo)
Depende do tamanho, mas pode assar 4 a 5 batatas pequenas por pessoa...
1 cebola por pessoa
Sal grosso q.b.
Azeite q.b.
8 dentes de alho
Azeitonas pretas a gosto

Preparação:

Lave muito bem as batatas, em várias águas, e coloque-as no tabuleiro do forno. Salpique com uma boa dose de sal grosso. Vire-as e volte a salpicar com o sal.
Lave também as cebolas, retire só a casca exterior, que estiver a sair, e coloque-as num tabuleiro pequeno.

Leve as batatas a assar no forno, pré aquecido a 180º, com pelo menos uma hora de antecedência.
Depois de 30m, vire-as para assarem uniformente. Coloque agora o tabuleiro com as cebolas. Se forem muito grandes pode ser um pouco antes, para assarem melhor.

Grelhe o bacalhau numa brasa forte, mas constante, e coloque-o na grelha quando esta estiver mesmo bem quente e com a pele para baixo. Entretanto vire-o e deixe grelhar bem, mas sem deixar queimar. Quando vir que está feito retire e reserve.

Já com o bacalhau assado e as batatas prontas, corte os dentes de alho para um tachinho e junte o azeite a gosto (o suficiente para todos, mais ou menos umas 8 a 10 colheres de sopa de azeite).
Coloque-o a aquecer e deixe ficar até o azeite ferver, mas sem queimar o alho. Neste entretanto, desfaça o bacalhau em lascas grandes para um recipiente/malga/tabuleiro que vai à mesa. Depois regue-o com algum azeite aquecido.
Ao servir as batatas dê um valente murro mesmo forte na batata, elas vão fazer barulho ao rebentar, mas faz parte do entretenimento deste prato...e regue-as com o restante azeite aquecido...já a cebola não precisa de a agredir, é só descascar e colocar no prato!

Sirva o bacalhau em azeite quente ao lado das batatas e junte umas azeitonas a gosto...





Nota: Se peferir também pode servir a posta de bacalhau inteira e regue tudo´com o azeite quente, já no prato...



Bom apetite!!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Legumes salteados com atum

Olá, bom dia!! :)

Espero que tenham tido um bom fim de semana e que estejam tudo bem com vocês! Lá em casa as obras continuam, mas já estiveram mais longe do fim... :)) Hoje sugiro um pratinho que eu fiz para mais um almoço a solo e que se faz num abrir e piscar de olhos...




E pensam vocês...beeem...mas ela e os legumes são inseparáveis...a resposta é sim! Para que não restem dúvidas, somos mesmo bons amigos, eles fazem-me bem e eu trato-os bem, é assim uma amizade que já dura há uns anitos e cada vez está mais intensa, não há dia que não os coma, e se houver, assim que haja oportunidade, compenso logo, não vão eles pensar que eu estou chateada... enfim, as amizades são mesmo assim, nem sempre podemos, mas não fica esquecido... passemos à sugestão de hoje!



Ingredientes:

1 Alho francês (sem a rama)
1 Courgette (sem casca)
1 tomate maduro (pode usar em lata)
1 lata pequena de ervilhas e cenouras baby
2 colheres de sopa de grão cozido
1 lata de atum
2 folhas de mangericão
Molho de soja q.b.
Sal&pimenta preta q.b.
Azeite q.b.
Sementes de sésamo q.b.

Preparação:

No wok ou frigideira, coloque a aquecer 4 colheres de azeite. Junte o alho francês e a courgette cortados e deixe assim por uns minutos, em lume baixo. Junte o tomate sem a pele e envolva. Escorra a lata de ervilhas & cenouras, lave o grão e junte ao refogado. Deixe apurar.
Escorra o atum e envolva-o bem no preparado.
Tempere com uma pitada de sal e pimenta preta moída no momento e umas gotas de molho de soja.

Polvilhe tudo com o mangericão picado e as sementes de sésamo.


Bom apetite e tenham uma excelente semana!!







...e como alguém já disse...rir é o melhor remédio! ;)



Imagem retirada da net


sábado, 15 de outubro de 2011

1 música e 1000 lembranças...


video


Esta música é LINDA e faz-me lembrar uma das melhores fases da minha vida :)...altura em que eu sonhava e tudo era possível, energia inesgotável, ideias a fervilhar a todo o momento, sempre com alegria e entusiasmo, garra e força de viver...a inocência de acreditar... viver sem preocupações nenhumas... apenas aprender, brincar e comer aquilo que já estava na mesa...esta música chama-me para um tempo em que era realmente feliz apenas porque nada me passava na cabeça senão voar em sonhos e ideias...era mesmo tão bom pensar: quando eu crescer vou ser... vou fazer... vou ali...aqui...e sempre a acreditar que sim! Ser criança é das melhores coisas que existe e sem dúvida na altura nem damos o verdadeiro valor...É por isso que admiro o olhar, os sonhos e o viver tranquilo de uma criança, que tem todo o direito de ser "apenas" aquilo que é...criança!
Há músicas, momentos e sentimentos que nunca podem desaparecer... :)

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Azeitonas temperadas e uns conselhos...

Eu sou assim....não consigo comer só uma azeitona, é mesmo impossível resistir...e se estiverem temperadas é a dobrar! Quando vou a um restaurante e me colocam umas belas azeitoninhas à frente, bem temperadas...o melhor é tirarem-me a malguita da frente, senão devoro-as e não tenho dó nem piedade...lol

E porque não é preciso ir comer fora para comer umas belas azeitonas bem temperadas, aqui fica uma sugestão bem práctica e simples...fi-las quando vi no blog da querida Sarinha...cheguei a casa e não resisti...

Ingredientes:

Azeitonas pretas q.b. (das boas...)
2 ou 3 dentes de alho
Coentros picados q.b.
Azeite

Preparação:

Coloque dentro de um recipiente as azeitonas depois de lhes dar um pequeno golpe.
Regue as azeitonas com um bom fio de azeite, junte o alho e coentros bem picadinhos e envolva tudo muito bem.


Deixe repousar uns minutos (o ideal seria pelo menos 30m) para tomar o gosto e está pronto...



...E agora que já têm umas belas azeitonas para petiscar...podem relaxar e ler estas sugestões/conselhos que encontrei aqui num livrinho que mandei vir da DECO Pro Teste, há já algum tempo (era grátis lol) e até tem umas dicas engraçadas...
Estas que vos mostro hoje dão imenso jeito a nós, mulheres...são sobre o nosso carro...é uma boa forma de aprofundarmos os nossos belos conhecimentos sobre estes "bichinhos" tão complexos, mas que até nos levam a todo o lado (é preciso é não avariarem)...

Imagem retirada da net


Não falo da  mecânica ...para isso teria mesmo de ser um curso intensivo e com aulas presenciais a sério...lol... são as dicas de poupança no automóvel!! Aqui vai...


"Uma boa forma de diminuir os custos com o automóvel consiste em reduzir o consumo de combustível. Para isso:
  • Respeitar a periocidade das manutenções previstas pelo fabricante é um hábito essencial. Circular com problemas nos injectores ou nas velas pode elevar o consumo em 10 a 20%. Também é importante mudar o filtro do ar com a regularidade necessária, pois a mínima obstrução faz com que o consumo de combustivel aumente 2,5 a 10%;

  • Verifique regularmente a pressão dos pneus. Os automóveis cujos pneus tenham uma pressão de 0,5 bar inferior à normal têm um acréscimo de consumo de 2 a 3%;

  • Limitar o uso de ar condicionado permite uma poupança de cerca de 30% na cidade e de 15 a 20% na auto-estrada;

  • Evite circular com excesso de peso na viatura. Com o porta-bagagens cheio, o consumo pode aumentar cerca de 40%;

  • O uso de porta-bagagens no tejadilho e outros dispositivos idênticos também aumenta bastante o consumo de combustível. Levar bicicletas no tejadilho pode elevar o consum em mais de 30%;

  • A chamada condução agressiva, as acelerações repentinas e o excesso de velocidade aumentam as médias de consumo do automóvel. Circule com suavidade, sem ultrapassar os limites de velocidade. Consoante o seu tipo de condução, pode conseguir reduzir o consumo de combustível até 50%.
Fonte: Guia práctico do Low Cost - Deco Pro Teste


Imagem retirada da net



Bom fim de semana!! :)

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Omolete com Cenoura e Sementes de Girassol



Olá, bom dia! :)

Esta sugestão é muito simples, super rápida e bem leve...mais uma sugestão que se faz num abrir e fechar de olhos e que não despreza o "bem comer"!
Gostei do resultado...a cor conquistou-me e o sabor deliciou-me...o crocante das sementes também ;)
Espero que gostem!

Ingredientes:
...Serve 1

3 ovos
1 cenoura
Sementes de Girassol a gosto
3 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de molho inglês
Sal e pimenta moída na hora
1/2 cebola
1 fio de azeite

Preparação:

Parta para um recipiente os 3 ovos.
Acrescente a cenoura ralada (ralei na parte mais larga do ralador) e as sementes de girassol na quantidade desejada.
Junte o leite e tempere com o molho inglês, o sal e a pimenta a gosto (eu ponho bastante, gosto muito do sabor da pimenta).
Misture tudo muito bem.

Numa frigideira antiaderente coloque um fio de azeite e deixe aquecer bem. Coloque a cebola cortada em meias luas e deixe fritar um pouco.  Junte o preparado e deixe em lume baixo uns minutos. Pode levantar um pouco a omolete para verificar se já está feita e se achar que está no ponto, vire-a e deixe novamente cozinhar durante alguns minutos, até ficar bem feita.

Acompanhei com uma bela salada de tomate, cenoura ralada e milho, regada com um fio de azeite e com oregãos.


As minhas omoletes nunca ficam lá muito "jolies"...desmancham-se sempre hehe



Bom apetite!!

Tenham uma excelente 5ª feira! :)


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Salada rápida de Frango - Aproveitamento


Olá, bom dia!!

Tinha frango assado no churrasco para aproveitar... Então lembrei-me de fazer esta saladinha que foi um sucesso! As temperaturas pedem saladas e nada como uma mistura de última hora para ajudar o frango a servir de refeição! :) ... e que bem que sabe este calorzinho...eu sei que já é altura de começar a assar castanhas, mas temos tantos dias sem sol pela frente que quero aproveitar bem estes dias de céu azul...o sol dá-me ânimo e alegra-me o dia, por isso ando mais feliz com estes dias de Verão no Outono ... :)))

Ingredientes:

Frango de churrasco desfiado q.b. (aproveitamento)
1 lata de feijão branco
1 lata de salsichas cocktail
1 cebola pequena
3 tomates (pouco maduros)
Broa de milho q.b.
Azeite e vinagre de sidra para temperar
Orégãos q.b.

Preparação:

É assim tipo vipte vupte...mesmo muito rápida! :)

Desfie o frango para um recipiente de saladas.
Retire as salsichas da lata e coloque-as só a amornar no microondas (eu faço assim pois não as consigo comer directamente da lata...é para matar os conservantes...lol)
Lave o feijão e junte ao frango.
Corte uma boa fatia de broa e desfaça-a com as mãos em migalhas.
Junte as salsichas cortadas ao meio.
Lave e corte os tomates em pedacinhos.
Corte a cebola em meias luas.
Tempere com um poquinho de sal grosso, um bom fio de azeite e um pouco de vinagre de cidra.
Polvilhe com os orégãos.

Mexa tudo muito bem e já está... é uma verdadeira delícia!! 



De um aproveitamento surge uma receita a repetir, sem dúvida! :)

Bom apetite! :)

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Costeletas com Coentros



Pois bem, a cozinha está encerradíssima para obras...custa tanto...buááá ...mas no fim compensa!!  ...no fim compensa, no fim compensa, no fim compensa.....

Hã?...ah! pois, e então... fui às receitinhas que fiz durante as férias.
Foram feitas numa cozinha que não era a minha, mas claro que levei o essencial ...(houve quem dissesse que levei a "casa" atrás...quem? eu?...naaaaa...!)
Tentei ao máximo fazer uns pratinhos bem saborosos pois mesmo de férias temos de comer bem e nada como comer em casa, pois assim poupam-se uns euritos!!
A sugestão de hoje foi num dos dias em que chegámos da praia para almoçar e a carne já estava temperada e o arroz foi só aquecer..muito rápido!...mas o que gostava de salientar neste prato é mesmo o SABOR! Ficaram umas costeletas maravilhosas... e de uma refeição bem simples, ficou uma receita para repetir... aqui fica...

Ingrededientes:
Serve 2...

2 costeletas (eram do lombo mais para os lados do cachaço!)
4 ou 5 dentes de alho
Moínho 5 pimentas
Sal q.b.
Sumo de 1 limão
Molhinho de coentros
Azeite q.b.

Preparação:

Deixei a carne temperada de um dia para o outro com sal grosso q.b., os alhos laminados, 5 pimentas q.b. e sumo de 1 limão. Vai ficar a marinar no sumo e assim a carne vai ficar ainda mais tenrinha.

No próprio dia, deite numa frigideira grande e antiaderente um bom fio de azeite e deixe aquecer. Coloque as costeletas a fritar em lume médio/alto. Deixe sair o suco da carne e coloque um pouco da marinada. Pique os coentros a gosto (eu coloquei o equivalente a 4 colheres de sopa) por cima das costoletas.
Deixe fritar, vá virando e deixe desaparacer o sumo da marinada. Reduza o lume e tape. Deixe tostar muito bem a carne, conforme o gosto.
Sirva com arroz branco.

Uma bela refeição com sabor a dias fantásticos...



Bom apetite!!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Esparguete picante à Bolonhesa


Olá, bom dia!

Mais uma semana que começa e um mês que quase vai a meio...os dias passam mesmo a correr e a vida não espera por nós...então só resta aproveitar o melhor que ela nos oferece...!
Para já, para já...pode ser esta bela refeição que nos soube tão bem num dia de férias, perto da praia  :)  ...ai...ai...

Decidi experimentar o Milaneza Sabores e optei pelo "Spaghetti Piccante"...
Posso dizer-vos que é muito bom e realmente tem um leve gostinho que "pica na língua" heheh
Gostámos muito e recomendo! Venham os próximos...

Ingredientes:
Serve 2...

250 gr esparguete picante
500 gr de carne de vitela picada
1 cenoura
1/2 pimento vermelho
200 gr de cogumelos laminados
5 colheres de sopa de polpa de tomate (+/-)
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 folha de louro
Oregãos q.b.
Sal q.b.
5 pimentas moídas na hora

Preparação:

Corte a cenoura em meias rodelas finas e o pimento em tiras finas. Lave e escorra os cogumelos.

Numa frigideira grande coloque a refogar em azeite a cebola e o alho picados e a folha de louro. Quando vir que a cebola está transparente junte a carne picada. Vá mexendo para que ela vá cozinhando uniformemente.
Quando vir que toda ela mudou de cor, junte a cenoura, o pimento e os cogumelos. Mexa e envolva tudo muito bem. Deixe em lume baixo uns 10 minutos e vá mexendo. Ao fim deste tempo junte a polpa de tomate e volte a mexer tudo cuidadosamente para que fique bem envolvido. Tempere com sal, a pimenta e oregãos a gosto.
Deixe apurar mais uns 10 a 15 minutos.
Neste tempo ponha o esparguete a cozer em água e sal. Bastam 7 minutos para ficar "al dente". No fim desse tempo escorra-o e reserve.
Retifique os temperos do preparado de carne se achar necessário e se estiver um pouco seco, junte um pouquinho de água a gosto.
Sirva a bolonhesa em cima do esparguete e coloque mais oregãos se quiser...








Bom apetite!!

Tenham uma óptima semana! :)

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Arroz de Peixe


Bom dia!! :)


Era feriado e 3 à mesa...e eu pensei: porque não um arrozinho de peixe?
E foi assim...todos concordaram com a ideia e saiu este belo e saboroso arroz malandrinho...que eu tanto gosto e não me importo nada que ele seja assim... :)

Ingredientes:

2 postas grandes de perca
6 tiras de delícias do mar
1/2 pimento verde (pequeno)
3 tomates médios maduros
200 gr de ervilhas
1 cebola média
3 dentes de alho
3 copos de arroz agulha para 9 de água
1 cubo Knorr de peixe
1 colher café de açafrão
1 malagueta seca
Sal e 5 pimentas q.b.
5 colheres de azeite

Preparação:

Limpe as escamas e as espinhas do peixe, corte em pedaços e reserve.
Num tacho faça um bom refogado com o azeite, a cebola e o alho. Deixe alourar bem, sem deixar queimar. Pele o tomate e junte aos pedacinhos ao refogado, mexa bem e deixe apurar. Junte o pimento em pequenas tiras e volte a mexer. Reduza a chama e deixe uns minutos até ficar o tomate ficar reduzido.
Junte os pedaços de peixe, envolva e deixe ganhar sabor.
Junte a água. Para ficar malandrinho coloque na proporção de 3 copos de água para 1 de arroz.
Tempere com o cubo de peixe, um pouco de sal e pimentas, o açafrão, a malagueta e junte as ervilhas.
Quando a água ferver, junte os 3 copos de arroz. Envolva tudo muito bem e retifique os temperos se achar necessário.
Após alguns minutos, junte as delícias do mar cortadas em pedaços.

Deixe em lume baixo durante uns 12 a 15 minutos e apague.
Sirva de imediato...



Bom apetite!!

Tenham um óptimo fim de semana!!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Novo blog: Dream'Box

Olá a todas!!

Gostava muito de partilhar convosco a minha nova aquisição que chegou pelo correio...lá dentro vinham estas duas lindas, lindas prendinhas feitas com tanto amor...Não sei se já visitaram o Dream' Box, o novo blog da Sarinha, mas se ainda não o fizeram, espreitem, é um cantinho tão cheio de ternura, entrega e coisas lindas que vale mesmo a pena!!

Aqui ficam umas fotos da encomenda que fiz e que estou muito feliz por a ter recebido... Muito obrigada Sarinha pela tua entrega, amizade, simpatia e carinho...muita força e continua, pois tens mãos e coração de ouro...







Novo nome e endereço do blog: Amor às Colheradas




quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Bifes de Perú recheados com Delícias do Mar



Olá, bom dia!!

Fiz estes bifes num dia em que o tempo era escasso...mais um almoço dos dias sem muito tempo... e posso dizer que se faz com bastante facilidade e saiu um belo e delicioso prato...provem e comprovem :)

Ingredientes:

2 bifes de perú (de preferência fininhos)
2 colheres de chá de mostarda antiga em grão (usei da marca continente)
2 colheres de chá de massa de alho e sal (usei para temperar mais depressa)
4 tiras de delícias do mar
Palitos (usei 3 por cada bife)
Azeite q.b.

Para acompanhar:

2 courgettes
1 pimento vermelho


Preparação:

Comece por temperar os bifes...barre cada bife com a pasta de alho e depois com a mostarda em grão. Deixe repousar uns minutos (pelo menos 10m).
Coloque umas tirinhas finas de courgette e 2 delícias do mar por cada bife e enrole-os. Feche bem com a ajuda dos palitos.

Coloque umas 4 colheres de azeite num wok ou frigideira e coloque a courgette e o pimento cortados em pedaços. Deixe refogar uns 7m e coloque os bifes por cima dos legumes a fritar. Deixe ficar para ganhar sabor e vá virando.
Quando vir que os legumes estão no ponto pretendido, retire-os com uma escumadeira para um prato e reserve. Mantenha os bifes a fritar em lume baixo e  deixe ficar mais um pouco, para que fiquem bem passados por dentro.







Bom apetite!!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Bacalhau assado no forno com crosta de broa e coentros



Olá, bom dia! :)

Para quem gosta de bacalhau (eu, eu!!) e de coentros (eu, eu!!) aqui está uma refeição ideal...

Num dos belos dias de férias, fiz este bacalhau que resultou numa deliciosa refeição...é mesmo daquelas em que pensamos...tenho de voltar a fazer!! É bastante simples e prática, é só picar tudinho, barrar em cima do bacalhau e levar ao forno... experimentem, é uma delícia!


Ingredientes:

2 postas de bacalhau demolhado
6 a 8 batatas pequenas
2 cebolas pequenas
Azeite q.b.

Para a crosta:

Broa de milho q.b.
3 dentes de alho
1/2 cebola
Coentros a gosto

Preparação:

Lave muito bem as batatas e corte-as ao meio. Coza-as em água e sal durante uns 10m. Reserve.

Junte na picadora a broa em bocados, o alho, a cebola e os coentros e pique tudo muito bem.
Num tabuleiro refractário coloque um fio de azeite no fundo, por cima o bacalhau e cubra-o bem com a broa picada.(Reserve um pouco para colocar por cima das batatas quando as levar ao forno) e regue com mais um pouco de azeite.

Leve ao forno pré-aquecido a 180º. Tenha atenção para não ligar logo o grill para que a crosta não fique queimada (pode colocar uma folha de alumínio para proteger).

Quando as batatas estiverem cozidas, coloque-as num tabuleiro com a broa e coentros ralados e leve-as ao forno para as tostar, assim como as cebolas bem lavadas e sem a casca exterior.
Vá mexendo as batatas para que toste uniformemente.

Ao fim de 30º minutos passe o bacalhau para a parte superior do forno para tostar a crosta de broa.



Regue as batatas com o azeite que fica no tabuleiro...




Bom apetite!!

... e amanhã aproveitem bem o dia da melhor forma...tenham um bom feriado! :)

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Pizza do Mar


Olá, bom dia!! :)

Espero que tenham tido óptimo fim de semana...é bom aproveitar este calorzinho misturado já com um ventinho (quente...) e umas folhas que vão caindo no chão... :)) O ritmo normal já está definitivamente instalado, apesar de ainda fazer uns " ai...ai"...quando me lembro das férias lol ...mas tudo voltou à normalidade...tudo menos as obras lá em casa...agora vai ser a cozinha a próxima a sofrer alterações...vai ser complicado cozinhar durante uns dias...enfim, é como acampar, mas em casa... lol ...no fim tudo compensa :))


...E como não há 2 sem 3...(ou há?...) fica aqui a 3ª pizza da noite de pizzas...! Depois desta, e mais esta, ainda houve espaço para esta bela pizza que vos sugiro hoje...  Só de lembrar já estou com vontade de voltar a fazer e de saborear...!

...eramos 4 à mesa.

Ingredientes:

Massa para pizza (peço 4 bolas +/-)
5 colheres de molho de tomate para pizza
1 cebola pequena
8 barras de delícias do mar
1 embalagem pequena de miolo de camarão
1 lata pequena de cogumelos laminados
1 lata de atum ao natural
Milho doce a gosto
200gr de queijo mozzarella ralado
Oregãos q.b.
Azeitonas pretas q.b.

Preparação:

Polvilhe a bancada de trabalho com alguma farinha e com o rolo de cozinha estenda a massa. Deixe-a com a espessura pretendida.
Coloque-a no tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal.
Espalhe por cima da massa o molho de tomate para pizza. Corte a cebola em meias luas e distribua uniformemente. Escorra o atum e espalhe pela pizza. Coloque por cima todos os restantes ingredientes, cortados e colocados a gosto. Polvilhe com o queijo ralado, oregãos a gosto e azeitonas pretas.

Leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 30 m, aproximadamente.


Dica: Escorra muito bem a água dos alimentos para que não se liberte no forno e a massa fique mal cozida, pode até esturricar... (já me aconteceu...lol)

Bom apetite!!






sábado, 1 de outubro de 2011

Fotografias das férias - parte II

Aqui ficam mais umas fotos que tenho muito gosto em partilhar com vocês... agradeço a todas o vosso carinho e amizade... aqui fica mais um pouquinho de mim para vocês. Espero que gostem e tenham um óptimo fim de semana :)


Praia da Adraga...Sintra








Azenhas do Mar...Sintra

 




Ericeira




Mais um pôr-do-sol...





Um dos mais bonitos que já vi...o sol tem 4 cores..!