sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Fotografias das férias - parte I

Partilho aqui com vocês algumas das fotos que tirei nas minhas férias...



Paisagens lindas...



Um mar fantástico...


Grande Praia... :))



Um sol maravilhoso...

 



Segurei o pôr-do-sol... :)


Foram uns dias fantásticos... o verdadeiro "dolce fare niente"...

Espero que tenham gostado...

Tenham uma óptima 6ª feira!! :)

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Esparguete Integral com Legumes e... Mar



Olá, bom dia!

Depois de umas férias, o ritmo é o desafio...vocês sabem bem do que falo. Andamos meio "perdidas" nos primeiros dias, ainda a lembrar aqueles dias em que só o facto de não cumprir horários nos deu felicidade...eu ainda ando assim...lol

Esta refeição foi feita durante esses dias, onde o tempo para preparar e comer é mais nosso amigo... e é mais uma experiência a repetir pois reúne os ingredientes que mais gosto, legumes e massas...neste caso esparguete integral que mais uma vez me deliciou. As courgettes que utilizei eram pequenas, mais ainda do que as que costumo utilizar, pareciam "courgette bébé" e foi uma bela surpresa pois são muito mais saborosas!

Ingredientes:
...serve 2

Esparguete integral q.b.
2 latas de atum ao natural
6 tiras de delícias do mar
1 courgette pequena
1 tomate maduro
Alho francês sem a rama
1 cubo caldo knorr de marisco
4 colheres de sopa de leite
Azeite q.b.
Coentros q.b.
Sal e pimenta

Preparação:

Coloque o esparguete a cozer em água e sal durante 7m. Escorra e reserve.
Num wok ou frigideira coloque a refogar em azeite o alho francês cortado em rodelas e a courgette em pequenas tiras.
Deixe cozinhar durante 7 a 10 minutos em lume baixo e junte o tomate, sem a pele, aos bocados. Quando vir que está bem desfeito, junte o atum e envolva bem. Deixe apurar uns 5 m.
Corte as delícias do mar em pequenos pedaços e envolva bem.
Num recipiente à parte coloque o cubo de marisco partido em pedacinhos e o leite. Leve ao microondas apenas o tempo necessário para que o leite amorne e derreta o cubo. Mexa bem e junte ao preparado.
Envolva tudo muito bem. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Sirva em cima do esparguete e polvilhe com coentros picados.















Nota: Pode acrescentar umas folhas de mangericão na água de cozer o esparguete.

Bom apetite!!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Estou de volta...


Olá a todas!

Quero agradecer a todas vossas pelos vossos comentários, pela vossa amizade e carinho, fico muito feliz de saber que apesar da ausência vocês não se esqueceram de mim :)

As férias foram mesmo muito boas, o tempo foi um grande amigo...esteve muito calorzinho e sol! A praia foi o destino de quase todos os dias... para quem andou "chorosa" porque já não voltava a calçar os chinelos, agora não tenho mesmo razões de queixa! :) Deu para passear, descansar, banhos de mar e de sol... agora só para o ano!
É também bom regressar, apesar de muito coisa ficar acumulada no trabalho, é muito bom ter um emprego para onde voltar no fim de uns dias ausente..nos dias que correm é muito bom mesmo!

Não vos deixo nenhuma sugestão hoje porque o tempo tem sido mesmo muito escasso, tanto no trabalho como em casa...tenho a casa em obras e o ritmo altera-se completamente...apenas vos vim dar um olá e dizer-vos que tive saudades vossas e das vossas delícias... Vou tentar aos pouco voltar ao ritmo normal, visitar-vos e pôr a conversa em dia :))...já reparei também que houve alguns problemas com o blogger...como estive ausente nem me apercebi, mas espero que não seja nada de grave...

Beijinhos :)





Esta foi uma das que regressou comigo...



Depois coloco mais umas fotos das férias ...

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

E aqui vou eu, toda contente...!!




Beijinhos para todas!

... e...


 Sim, porque eu vou... mas volto...!  he he he

"Croque Monsieur" de Espinafres, Bacon e Fiambre de Perú




Olá, bom dia!

Ontem andei a dar umas "voltinhas" na net e encontrei esta bela e deliciosa sugestão no Panelaterapia. Para quem ainda não conhece, sugiro uma espreitadela a este blog e às imensas receitinhas deliciosas que lá se encontram... Quando vi esta sugestão fique tal maneira deliciada que  pensei...tenho de fazer! Adoptei-a e adaptei-a...
...esta sugestão é muito versátil e eu fiz conforme o que tinha em casa e o que me apetecia no momento... mas pode ser feita com outros ingredientes. Optei por não dar uma fritura no bacon, para não o tornar mais calórico, mas é uma boa ideia...talvez para a próxima. Podem comer mesmo como refeição, acompanhada de uma bela sopinha (foi o que eu fiz..) ou ao lanche...

O nome que a Tatiana deu a esta receita é "Sanduba Gratinado"... depois de algumas pesquisas na net, cheguei à conclusão que a origem do nome era "Croque Monsieur" lol ...se não for, digam-me... é que não sabia mesmo o que lhe chamar... enfim, o nome aqui nem é o que mais quero salientar...o sabor, esse sim, vale bem a pena!! :)

Um detalhe bastante importante...em 20m está pronto...

Espero que gostem...


Ingredientes:

Pão de forma sem côdea (6 fatias)
150 gr de espinafres (usei congelados)
Queijo creme com ervas (usei Philadelphia)
8 fatias de fiambre de perú
8 fatias de bacon
200 gr de mistura 4 queijos para gratinar (usei Président)
Alho em pó q.b.
Pimenta preta q.b.
1 fio de azeite
Margarina q.b.

Preparação:

Unte um tabuleiro refractário com um pouco de margarina. Coloque por cima as fatias de pão de forma sem a côdea de preferência (eu usei normais e cortei a côdea).


De seguida barre as fatias com um pouco de queijo creme de ervas e coloque por cima as fatias de fiambre de perú...


Numa frigideira antiaderente, coloque um fio de azeite a aquecer e os espinafres a saltear. Tempere com uma pitada de alho em pó e pimenta preta moída. Deixe saltear bem e depois junte 2 colheres de sopa cheias de queijo creme. Envolva tudo muito bem. Retire e espalhe por cima da camada de fiambre...




Coloque por cima dos espinafres o bacon. Barre mais 6 fatias de pão e coloque-as com o queijo virado para baixo. Por cima polvilhe com queijo para gratinar...


Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante uns 10m ou até o queijo gratinar...



Retire do forno, corte em quadrados, sirva e delicie-se...!!



Bom apetite!!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Alheira com Ovo estrelado e Batata doce



Gosto muito de alheira, é o meu enchido preferido (ao lado do chouriço....tipo empate). A mãe do meu namorado todos os anos faz uma boa quantidade delas...o melhor de tudo é que ela faz como alguém de Mirandela lhe ensinou... :)) Geralmente asso-as no forno, mas fritas também são muito boas, pena é fazerem menos bem... hehehe

Esta  de hoje não é caseira :( ...mas quando a vi no supermercado com a etiqueta de produto gastronómico português típco de Trás-os-Montes... não hesitei! Trouxe uma comigo.

Vou fritá-la...pensei eu...mas eu não sei o truque para ela não rebentar! ..hummm...não faz mal, faço na mesma... O que vou fazer para acompanhar? ...um ovo estrelado, claro!! ...e umas batatinhas fritas hehe... mas quando fui buscá-las, reparei numas batatas doces que tinha comprado recentemente e lembrei-me que também podiam juntar-se ao petisco... e assim foi!

Ingredientes:
Serve 1...

1 Alheira
1 ovo
1 batata doce pequena
1/2 cebola
Azeite q.b.
2 hastes de tomilho
Sal q.b.

Preparação:

Comece por descascar a batata e corte-a em rodelas bem fininhas.
Numa frigideira anti-aderente, coloque 2 colheres de azeite e a cebola cortada em meias luas a refogar um pouco. Junte a batata e tempere com uma pitada de sal e as hastes de tomilho...é como se fossem "refogadas"... Vá virando e deixando fritar em lume médio. Retire e reserve.


Na mesma frigideira, acrescente um pouco mais de azeite (se achar necessário) e frite o ovo.

Coloque 2 colheres de sopa a aquecer numa outra frigideira anti-aderente. Quando aquecer, coloque a alheira [eu furei-a, não sei se era este o truque, mas descobri que não porque ela rebentou na mesma... se houver alguém que saiba qual é, por favor diga-me :)...].
Frite bem dos dois lados. Retire e reserve em papel absorvente.

Servi com um pepino às rodelas com umas pedrinhas de sal.



Foi a 1ª vez que comi batata doce e amei o sabor...o tomilho deu-lhe um gostinho bastante saboroso e com a alheira... foram o par perfeito!
A alheira, coitadinha, toda esfarrapada... mas nem assim perdeu o sabor... :)


Bom apetite!!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Para relaxar...

video


Este é, sem dúvida, um dos meus vídeos preferidos...

Porquê?... Pela simplicidade dele...pelo facto de tudo na natureza seguir o seu rumo sempre, por mais que para nós, humanos, hajam dias dificeis, dias menos bons, dias melhores...qualquer que seja a situação, tudo continua e tudo segue o seu caminho, nada à nossa volta fica parado...e isso dá-me ânimo...!
Nada se resolve ficando parado, a ver os outros viver e nós não...naqueles dias em que tudo parece ser impossível... aquelas pequenas questões que no fundo não merecem o tempo que perdemos com elas... aquelas pequenas coisas que enchem as nossas vidas e que são apenas problemas porque nós os deixámos ser... é bom sabermos que a vida continua... por mais que seja difícil, é bom ter paz...conseguir pensar que amanhã será melhor, que viver um dia de cada vez nos dá essa paz...Que quem nos deu a vida, também nos dá tudo isto... o sol nasce igualmente para todos, a cada dia... e temos tanta coisa para agradecer e valorizar...

...este vídeo emociona-me, acho que a música é linda... e a grande beleza que é poder ver tudo o que nos rodeia...porque por vezes não há tempo para viver a qualidade da vida que está sempre ao nosso alcance...quando damos por nós já passaram horas, dias, meses...

Este vídeo ajuda-me a relaxar, ajuda-me a valorizar, a sentir-me bem por estar viva, a sentir-me bem comigo própria e por poder ter a possibilidade de poder ser feliz...ajuda-me principalmente a parar para pensar...e ver...que linda é toda a criação, tudo o que nos rodeia...a vida é linda! :)

...Espero que gostem de ver, ou rever, como eu... :)

Um beijinho para todas!

Podem ver também aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=KkY3JGDqMT8

Salada de Atum com Legumes e Feijão Branco



Olá, bom dia! :)

Mais uma refeição bem simples e práctica! Prepara-se em 15 minutos e é muito saborosa. Reúne bastantes nutrientes e satisfaz qualquer barriguinha que quer comer mas não tem muito tempo... um bem tão precioso que escasseia nos dias de hoje... mas mesmo que ele seja escasso, não podemos deixar que ele nos tire o prazer de comer bem, é tudo uma questão de equilibrio! :)

Espero que gostem...


Ingredientes:

2 latas de atum
Alho francês (parte branca)
1 courgette pequena
1/2 pimento vermelho
4/5 folhas pequenas de couve lombarda
1 lata de feijão branco (pequena)
Sal, pimenta preta e alho em pó q.b.
Azeite q.b.

Preparação:

Escorra o atum e reserve.
Lave e prepare os legumes, cortando o alho francês e a couve lombarda em juliana fina, a courgette em meias luas pequenas e o pimento em cubos pequenos.
Coloque num wok, ou frigideira, 2 colheres de sopa de azeite e comece por refogar o alho francês. Junte a courgette e deixe cozinhar um pouco. Entretanto, acrescente a couve lombarda e o pimento. Tempere com sal, pimenta preta moída e alho em pó e mexa tudo muito bem.
Por fim, junte ao preparado o atum e o feijão branco, previamente lavado. Envolva tudo muito bem, deixe cozinhar mais uns minutos e está pronto.

Bom apetite!!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Hambúrguer de Perú panado com cogumelos salteados



Olá, bom dia! :)

O Verão afinal ainda anda por aí...e eu toda contente, pois já vim trabalhar com os chinelos nos pés!! :)
Nem vou fazer muito alarido, não vá ele começar a fugir... mas o céu azul, o sol a brilhar e o cheirinho a Verão ainda se sente no ar... fico logo mais animada!


Hoje trago uma refeição bem simples e práctica...os meus almoços durante a semana têm mesmo de ser assim... Muito fácil de fazer e bem saborosa, espero que gostem!

Ingredientes:
Serve 1...

1 hambúrguer de perú
1 gema
Pão ralado alho&salsa (usei Espiga)
1 lata pequena de cogumelos laminados
1/2 cebola
Sal & pimenta preta
Molho inglês q.b.
Azeite q.b.

Preparação:

Tempere a gosto o hambúrguer com sal e pimenta preta moída. Reserve.
Parta o ovo e separe a gema para um prato. Noutro prato coloque um pouco do pão ralado.
Coloque uma colher de azeite a aquecer numa frigideira anti-aderente. Passe o hambúrguer na gema e depois no pão ralado e coloque a fritar. Vire e deixe fritar. Quando vir que está pronto, retire e coloque em papel absorvente.

No wok coloque duas colheres de azeite, a 1/2 cebola em meias luas e deixe fritar uma pouco. Junte os cogumelos, muito bem escorridos, e salteie. Junte umas gostas de molho inglês e uma pitada de pimenta preta moída.

Pode acompanhar com uma salada de alface e pimento vermelho.



Bom apetite!!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Bolo de Iogurte e Amendoim



Olá!

Espero que tenham tido um bom fim de semana! Hoje começa a contagem decrescente para as minhas tão desejadas férias... :))


Ontem lembrei-me de fazer um bolinho...tinha lá uns iogurtes gregos e pensei em fazer um bolo de iogurte...mas lembrei-me de variar um pouco e fazer com mais alguma coisinha...

...Aproveitei que ainda tenho cá a família e dei-lhes o que fazer.... porque o tempo era bem escasso e queria comer o bolo depois de jantar, pedi-lhes uma mãozinha..foi mais as duas...enfim, no total 6 mãos a descascar e outras 2 a pôr a mão na massa!
Descascaram-me os amendoins para fazer este belo bolo! Foram uns amores...! ;) O mais engraçado era ouvir a conversa... alguém comia mais do que descascava... heheheh!!

Ainda pensei que fosse sair mais um dos meus bolos raquíticos e desastrados, mas acho que me começo a desenrascar melhor...como tinha pressa, foi ao forno num tabuleiro para cozer mais rápido, secalhar por isto também sobrevive bonito até ao fim, fica mais composto (digo eu!)... :)

Ingredientes:

1 iogurte grego natural açucarado
4 ovos
1 copo de farinha (bem cheio)
1 copo de farinha Maisena (bem cheio)
2 copos de açúcar
1/2 copo de óleo
1 colher de chá de raspa de limão
1 colher de chá cheia de fermento
12 colheres de sopa de amendoim triturado

Nota: As medidas referem-se ao copo do iogurte

Preparação:

Comece por separar os ovos. No recipiente das gemas junte o iogurte e o açúcar. Mexa bem até fica uniforme. Junte as farinhas aos poucos e mexa bem com uma vara de arames para que não se formem grumos. Junte a raspa do limão, o óleo e o fermento e mexa até ficar tudo bem misturado, se achar necessário pode bater com a batedeira uns 5 minutos.
Triture o amendoim, mas não muito para que ainda fiquem alguns pedacinhos. Junte ao preparado e envolva bem. (Juntei umas 10 colheres de amendoim e reservei um pouco para polvilhar o bolo).
Bata as claras em castelo firme. Aos poucos, envolva bem as claras, mexendo sempre devagar e de baixo para cima.
Unte um tabuleiro e polvilhe com farinha. Coloque a massa e polvilhe-a com um pouco de amendoim triturado.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 30m. Ao fim deste tempo faça o teste do palito.
Cortei em cubos para arrefecer mais depressa...




Ficou um bolo delicioso e muito fofinho...foi uma bela surpresa!! 




Bom apetite!!

E tenham uma boa semana!!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Algo reconfortante...

 Ontem, como a maioria reparou, choveu intensamente na maioria do território português, as nuvens  negras encheram os céus e desabafaram com a terra...deitaram cá para baixo o que lá estava a mais... quem está de férias, de certeza não achou muita piada...quem está a trabalhar, como eu, só queria que as horas passassem para ir depressa para casa...era mesmo um dia em que apetecia muito estar em casa, longe da tempestade. E foi assim, cheguei a casa, calcei umas meias e umas pantufas...tinha os pés fresquitos (ainda de chinelos..), e pensei...o que é que me sabia mesmo, mesmo bem agora...?... Sopas de leite!!

...Sim, sopas de leite!
Não sei se alguém conhece, ou se alguém é  como eu, muito apreciadora... mas foi isso mesmo que eu fiz! Tenho a certeza que a geração de 70 e 80 conhece bem...
Com a ajuda da linda curiosidade do meu sobrinho, que ficou bastante intrigado quando me disse..."sopas de leite?" ele, com os seus pequenos, mas "grandes" 5 anitos, pensou, nunca ouvi falar em sopa que levasse leite...lol mas claro, foi logo ver o que era... e eu, tipo programa de culinária, a explicar o passo a passo...
... Esta sugestão é muito simples, mas de grande importância para mim, porque me leva à minha infância... aos pequenos-almoços em família, quando ia para a escola e ainda era de noite... pois quando me levantava  só se ouvia chover...lembra-me que só a minha mãe as faz mesmo no ponto...ou seja, é aquele "miminho" reconfortante...as sopas de leite dão-me, além de um momento de conforto bem quentinho, um delicioso sabor único cheio de boas memórias :)

Abra um pão e barre com um pouquinho de manteiga... agora desfaça-o em bocados grosseiros e coloque dentro de uma taça (tipo de cereais)...Coloque por cima leite quente a gosto. Ponha 1 colher de sopa com café (tipo Brasa ou Pensal) e um pouco de açúcar a gosto. Leve a aquecer mais um pouco no microondas...e está pronto... fez as minhas delícias, de meias nos pés, bem quentinha no sofá a ouvir chover...! Quem não molhava o pão no leite quando era criança?...É isto, mas come-se à colher :)






Salada mista com Cogumelos salteados e croutons de sésamo


Olá! :)

Alguém viu por aí o Sol?...não?... É que aqui há 2 dias que ele não aparece e já estou a ficar um pouquinho preocupada....ainda queria voltar a pôr os chinelos nos pés... enfim, vou esperar para ver, pode ser que ele volte!

Uma saladinha...mais uma refeição rápida para o meu almoço que me encheu as medidas....muito simples, práctica e saborosa. Ideal para quando há pouco tempo e vontade de algo leve...

Ingredientes:
Para 1...

1/2 Pepino
1 tomate
1 cenoura
1/2 cebola
1 dente de alho
1 lata de cogumelos laminados
Azeite q.b.
pão q.b.
Sementes de sésamo
Sal e pimenta preta q.b.
Oregãos q.b.

Preparação:

Rale a cenoura, corte o tomate, o pepino e a cebola. Coloque tudo num recipiente próprio e tempere a salada com um pouco de sal fino e oregãos a gosto. Reserve.



Lave e escorra os cogumelos. Num wok, ou frigideira, coloque um fio de azeite e o alho picado a aquecer. Junte o pão em pequenos cubos (tipo croutons) e as sementes de sésamo. Deixe fritar um pouco, mexendo sempre e tenha cuidado para  não deixar o alho queimar. Retire-os com a ajuda de uma escumadeira e reserve-os em papel absorvente.
Junte os cogumelos no mesmo azeite e deixe saltear durante uns 2 a 3 minutos, mexendo sempre.
Volte a juntar os croutons, apenas para poder envolver tudo bem.



Coloque os cogumelos e os croutons por cima da salada, aproveite o azeite para a regar e polvilhe com um pouco de pimenta preta moída no momento.


Bom apetite!!


..Bom fim de semana!! :)

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Peixe-espada preto grelhado



Olá, bom dia!! :)

Sei que, em criança, uma das minhas "grandes virtudes infantis" era comer bem e rápido...poucas eram as coisas que eu não gostava, e muitas dessas coisas, hoje até já gosto (...menos fígado e partes interiores)...pior mesmo era para adormecer, mas isso já são outras andanças... no mínimo 1h30 para me conseguirem adormecer... bolas! Para mim dormir era perder momentos de diversão e brincadeira... era como se fosse tempo muito mal aproveitado...hoje em dia, dava tudo para dormir mais um pouquinho de manhã...enfim...

Gosto muito de peixe, seja ele assado, cozido, frito ou grelhado...mas acho que há sempre aquele peixe que é mesmo bom só de uma maneira...o peixe-espada preto, para mim, é indicado para grelhar. Já o branco, acho-o mais indicado para fritar... e com um belo arrozinho de tomate, que maravilha...!

Esta minha sugestão de hoje é bem simples e saborosa e pode ter vários acompanhamentos... desta vez foi servido com batatinhas cozidas com pele (tornam-se muito mais saborosas e mantêm mais valor nutritivo) e uma bela saladinha de tomate e pimento verde (ainda das sacadas de pimento...)


Ingredientes:
Para 4...

4 postas de peixe-espada preto
Sal grosso q.b.
Óleo ou azeite para untar o peixe

4 ou 5  batatas por pessoa (pequenas de preferência)

Para a salada:
5 tomates
1 pimento verde
1 cebola

Preparação:

Tempere um pouco antes o peixe com algumas pedras de sal grosso e reserve.
Quando for altura de grelhar pincele a grelha com um pouco de óleo para o peixe não se agarrar à grelha. É importante que a grelha esteja bem quente. Vire o peixe apenas quando já estiver practicamente feito, para evitar que fique moído.

Lave muito bem as batatas, corte-as ao meio e coloque-as numa panela a cozer em água e sal. Depois de cozidas, escorra a água e reserve.

Lave bem os tomates e o pimento e corte-os para um recipiente. Junte a cebola cortada em meias luas e tempere. Eu temperei assim...



...Sal grosso, azeite, um pouquinho de vinagre de cidra, umas gotas de sumo de limão, 1 folha de mangericão picada, cebolinho picado e umas folhas de oregãos...fica muito boa!!









Já no prato, regue o peixe e as batatas com um fio de azeite...


Bom apetite!!